Chá de Serpilho – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Serpilho – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, erva-ursa, planta-ursa e serpão. Estes são os possíveis nomes para o serpilho, por nome científico Thymus serpyllum. Trata-se de uma planta medicinal e pertencente à família Lamiaceae.

Mesmo sendo uma planta pequena, tendo em vista que seu porte não ultrapassa 20 cm de altura, é uma erva com muitas propriedades medicinais. Sendo assim, o serpilho pode ser utilizada como um remédio natural para tratar diversos problemas de saúde.

cha de serpilho beneficios

O Chá de Serpilho é indicado para complicações do sistema respiratório Mesmo sendo uma planta pequena, tendo em vista que seu porte não ultrapassa 20 cm de altura, é uma erva com muitas propriedades medicinais.

Chá de Serpilho é indicado para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório. Desta forma, pode tratar asma, bronquite, coqueluche, tosse e epistaxe. Também pode ser usada para diminuir espasmos e fadiga.

Outras ações benéficas do serpilho estão associadas à diminuição de cãibras no estômago, de distúrbios gástricos e obstipação. Sem contar no tratamento de constipação de crianças de colo e diarreia.

Propriedades Medicinais do Chá de Serpilho:

O Chá de Serpilho é indicado para complicações do sistema respiratório

  • Antibiótica;
  • Antiespasmódica;
  • Antisséptica;
  • Balsâmico;
  • Cicatrizante;
  • Digestiva;
  • Diurética;
  • Espasmolítica;
  • Estimulante;
  • Expectorante;
  • Tônica;
  • Vaso protetor;
  • Vermífuga;
  • Vulnerária.

Origem do Chá de Serpilho:

Nativo da Europa o serpilho, de nome científico Thymus serpyllum, é uma planta medicinal pertencente à família Lamiaceae, sendo também popularmente conhecida como erva-ursa, planta-ursa, serpão, serpil, falso-tomilho e timo-silvestre. Esta planta cresce na Europa, à beira dos caminhos e dos bosques, e necessita de sol para florescer corretamente.

Trata-se de uma planta aromática de pequeno porte, que não ultrapassa 20 centímetros de altura. Devido às suas propriedades medicinais, o serpilho é utilizado como um remédio natural para tosses e dores de garganta.

Benefícios do Chá de Serpilho Para Saúde:

1. Promove a Saúde Cardíaca:

O Chá de Serpilho é rico em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água. Os polifenóis poderia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer.

2. Melhora a Digestão:

O Chá de Serpilho é conhecido por melhorar a digestão e manter o seu sistema digestivo no máximo de funcionamento. O Chá de Serpilho pode estimular a produção de bile do corpo, o que, por sua vez, ajuda nossos estômagos a digerir alimentos de forma eficaz.

3. Atua Como Depurativo:

Consumir regulamente Chá de Serpilho vai nos permitir em primeiro lugar de depurar nosso organismo, pois atua no nível do fígado e da vesícula, limpando-os e ativando os demais mecanismos diuréticos, com os quais podemos regular perfeitamente nossa retenção de líquidos.

4. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Serpilho é rico em vitamina C o que torna um impulso natural maravilhoso para seu sistema de imunidade. Um sistema imunológico forte irá ajudá-lo a permanecer em geral mais saudável e manter aqueles flus irritantes e resfriados ao longo do braço, então, tome uma bebida e aproveite.

Como Usar o Chá de Serpilho:

Existem várias formas de aplicar esta decocção no tratamento dos problemas de saúde, são elas: gargarejo, Chá de Serpilho, banho geral, compressa, loção, irrigação vaginal, colutório, limpeza local, fricção capilar ou inalação.

cha de serpilho

Cuidados e Contraindicações do Chá de Serpilho:

Esta planta não pode ser usada na gravidez, no período de lactação, em crianças menores de seis anos e no caso de pessoas com alergias respiratórias. Quem possui problemas neurológicos também deve-se manter afastado da serpilho.

Além das contraindicações, é importante buscar auxílio médico. Isto porque, a planta pode causar reações adversas em algumas pessoas, sendo ideal a opinião de um especialista. Lembre-se que a automedicação pode ser tão prejudicial quanto a falta de atendimento.

Calaguala – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tagetes – Origem, Benefícios e Como Usar!