Noz de Cola – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Noz de Cola – Origem, Benefícios e Como Usar de forma que seja possível aproveitar todos os Benefícios da Noz de Cola e suas propriedades que são capazes de ajudar o corpo a funcionar corretamente. Além disso, a Noz de cola é a semente de uma árvore nativa da África, Jamaica e Brasil.

A Noz de Cola era o ingrediente principal da Coca-Cola após a cocaína ter sido proibida a noz cola utilizada como principal elemento para a perda de peso.

noz de cola

A Noz de Cola (Cola acuminata) é uma planta medicinal também conhecida como cola-medicinal, colaafricana, cola-vera, café-africano, café-do-Sudão, abata kola, ballay cornu, na fo, bese-fitaa (cola-branca), bese hene (cola-do-rei), bese koko (cola-vermelha), cola-amarga, árvore-de-cola, obi (yoruba), sandalu, dentre outros inúmeros nomes populares. Inclui a espécie Cola nitida e outros sinônimos botânicos. Ela pertence à família Sterculiaceae.

História da Noz de Cola:

Desde os tempos antigos que as nozes de cola têm um papel importante em muitas sociedades africanas. Funcionam como dote de casamento, e simbolizam a hospitalidade. Aos visitantes oferecem-se nozes de cola como prendas de boas vindas.

Hoje em dia as sementes são ainda muito usadas como tempero pelos nativos da África tropical central e ocidental, e também pelos negros da Índia ocidental e do Brasil, que introduziram as árvores nestes países. As nozes da árvore Cola acuminata são empregadas da mesma maneira que as nozes da árvore Cola nitida; provêm da árvore que cresce nos Camarões e no Congo, e embora não sejam tão grandemente apreciadas, são muito usadas com substância estimulante com cafeína.

noz de cola beneficios

Propriedades da Noz de Cola:

Dentre as propriedades responsáveis pelos Benefícios da Noz de Cola, é possível destacarmos as seguintes: antiescorbútica, anti-sifilítica, anti-séptica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, estomáquica, expectorante, hemostática, hepática, laxante, resolutiva, vulnerária.

Benefícios da Noz de Cola:

Devido à grande quantidade de cafeína, tem ação estimulante e regulariza a circulação sanguínea. Também tem efeito tônico revigorante, estimulando o sistema nervoso e os músculos, além de ser poderoso estimulante sexual e mental, agindo em casos de depressão e melancolia! É antidiarréica, pode ser usada em casos de anemia, Enxaqueca, problemas de estômago, convalescença de doenças graves e especialmente nos problemas de coração.

Os extratos da noz contêm compostos vegetais não esteroides que têm a capacidade de induzir a morte de células cancerosas da próstata e podem modular o crescimento e a função da próstata. Como trabalha no corpo como estimulante e revigorante, atuando no sistema nervoso central, e aumentando níveis de oxigênio no sangue, acaba agindo como vasodilatador e promovendo uma melhora no desempenho sexual.

Modo de Usar:

A Noz de Cola é vendida em pó e pode ser acrescentada ao café, chocolate quente ou chá, sendo a dosagem recomendada, uma colher de chá desse pó, mas, se for o caso de necessitar de muita energia, a indicação é de apenas duas colheres de chá para obter um grande efeito estimulante!

beneficios da noz de cola

Efeitos Colaterais da Noz de Cola:

Quando usada acima da quantidade recomendado e por longo período de tempo, pode causar insônia, nervosismo, inquietação, aumento da pressão arterial, irritação no estômago, náuseas e vômitos, tontura, aumento da frequência cardíaca e respiração, devido sobretudo ao seu teor de cafeína. Em doses altas, pode aumentar o risco de contração de câncer de boca e gastrointestinal.

Fiquem atentas, mulheres mais velhas e pessoas que sofrem com falta de de Vitamina D também devem atentar para as dosagens de consumo de Noz de Cola, pois a Vitamina D pode interferir no Cálcio utilizado para a construção e saúde dos ossos.

cha de pipoca japonesa

Os 10 Benefícios do Chá de Pipoca Japonesa Para Saúde

Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar!