Sacarose – O que é, Benefícios e Excesso

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Sacarose – O que é, Benefícios e Excesso que você talvez você desconheça. Além disso, a Sacarose é um composto sólido cristalino doce conhecido como açúcar de mesa. A fonte mais comum desse produto químico natural é a cana-de-açúcar. No entanto, você também pode obtê-lo de outras fontes, como beterraba e frutas. A glicose e a frutose são os dois compostos que formam a Sacarose.

Este composto sólido é um tipo de açúcar que está presente em quase tudo que comemos. É um composto natural e que nos dá energia valiosa, mas pode ser prejudicial quando consumido demais. Outros nomes mais comuns para a Sacarose são açúcar de mesa, açúcar de beterraba, açúcar refinado, açúcar de cana ou simplesmente açúcar puro.

Portanto, a Sacarose é um produto químico natural encontrado nas plantas, embora também possa ser sintetizado em um laboratório. É muito mais fácil e mais barato extrai-lo das plantas do que fazê-lo a partir do zero. A cana-de-açúcar e as beterrabas são as duas plantas que são usadas para produzir mais Sacarose ou açúcar de mesa refinado. A água quente é utilizada para extrair Sacarose. O extrato pode então ser concentrado em calda e depois cristalizado para fazer açúcar de mesa. Então, confira sobre Sacarose – O que é, Benefícios e Excesso:

Fontes de Sacarose:

As Principais Fontes de Alimentos Ricos em Sacarose são Manga, Melão, Damasco, Laranja, Nectarina, Pêssego, Abacaxi, Milho, Ervilha, Batata doce, Couve, Tomate, Cenoura, Bolachas, Bolos, Chocolate preto, Pudins, Sorvete, Creme de baunilha.

Excesso de Sacarose:

Muitos acreditam que Sacarose é sinônimo de energia. Mas este pensamento é um grande engano. O consumo excessivo da Sacarose pode resultar em malefícios para o nosso corpo:

  • Estresse;
  • Envelhecimento precoce;
  • Depressão do sistema imunológico;
  • Problema digestivos.

Os perigos citados acima, e obviamente, muitos outros que são responsáveis por estes danos, provam que o açúcar é um verdadeiro veneno ao nosso organismo, pois assim como o vício das drogas, ele ataca lentamente, proporcionando aos seus adeptos problemas que só serão percebidos no futuro, quando nada mais pode ser feito.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Abacate Para Saúde!

Hidratos de Carbono – Fontes, Benefícios e Deficiência