Os 40 Benefícios do Alho Poró Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Alho Poró São Simplesmente Excelente Para Saúde Geral do Corpo. Portanto, O Alho Poró está cada vez mais conquistando o paladar de muitos. Ele cai bem em várias receitas: pizza, risoto, patê, salada e até em preparações mais simples, como por exemplo incluir no arroz de todo dia. E o melhor de tudo isso é que ele tem propriedades bem interessantes para saúde.

Beneficios do Alho Poro

Da mesma família do alho e da cebola, o Alho Poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alisina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol.

Valor Nutricional do Alho Poró:

Tem um efeito calmante no trato digestivo, ajudando a aliviar as cólicas e gases. Estimula o apetite e melhoram a digestão, possui poucas calorias e rico em Fibras , potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitaminas B e C, além de ser nutritivo. Pode ser utilizada crua ou cozida, numa variedade enorme de pratos quentes ou frios.A industria de alimentos aproveita o Alho Poró para produção de sopas, temperos, caldos e de tantas outras formas o desidratando. Confira Já: Os 40 Benefícios do Alho Poró Para Saúde:

1. Acelera o Crescimento dos Cabelos:

Alho Poró é uma importante fonte de ferro que ajuda os folículos capilares a crescer. Ele é também fonte rica em vitamina C que promove a absorção de ferro pelo organismo. A deficiência de ferro pode causar anemia, que é uma das causas para a queda de cabelo.

2. Desintoxica a Pele:

Alho Poró é um diurético natural que elimina substâncias nocivas e hidrata a pele, fazendo com que ela fique radiante.

As folhas verdes de Alho Poró contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas. Esta combinação de vitaminas A , C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol.

3. Fortalece o Sistema Digestivo:

Além de estimular e fortalecer o estômago, rins e intestino, as fibras do Alho Poró fazem a pessoa comer devagar, resultando numa boa digestão da comida. Isso evita excessos e faz você se sentir satisfeito.

É um dos poucos alimentos que contêm prebióticos, um tipo de bactéria boa, o que é necessário para uma melhor absorção de nutrientes. Estimula a ação peristáltica e também elimina fluidos digestivos, melhorando assim a função digestiva.

4. Durante Gravidez:

O Alho Poró é muito essencial para mulheres grávidas, pois contêm ácido fólico. O consumo durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural do feto.

Esse ácido é essencial para a produção do novo DNA que é necessário para a formação de novas células. Os folatos também promovem a formação do tubo neural saudável, peso adequado e o desenvolvimento do rosto, coração, cérebro e espinha.

5. Mantém o Colesterol Saudável:

A fibra existente no Alho Poró desempenha um importante papel na redução dos níveis de colesterol porque ajuda a eliminar o excesso do corpo e reduz a produção de colesterol no fígado. Alhos-poros têm propriedades antissépticas que ajudam o organismo a combater infecções. Assim, ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL.

Alho Poro

6. Melhora a Memória:

Magnésio, fósforo e ácido fólico são nutrientes necessários para o funcionamento saudável do sistema nervoso. Alhos franceses são ricos nesses minerais, pois ajudam a melhorar a concentração, a memória e a capacidade do cérebro para processar informações.

7. Promove o Emagrecimento:

Alho-poró ajuda na perda de peso e combate a obesidade porque é pobre em caloria e gordura além de ser um inibidor de apetite natural, proporcionando uma sensação de saciedade. A presença de ambas as fibras solúveis e insolúveis regulam a atividade intestinal e reduzem o inchaço. Ele também pode ser adicionado às suas receitas para obter um sabor extra, provando-se benéfico para aqueles que querem emagrecer.

8. Melhora a Visão:

Consumir alho-poró como fonte de luteína e zeaxantina, contribui para uma visão saudável. Estes compostos quando consumidos em quantidades adequadas, nos protege de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

9. Aumenta o Desejo Sexual:

Alho-poró, juntamente com cebola, alho e aipo são há séculos conhecidos por seu efeito afrodisíaco. Faça um suco com alho-poro e aipo e veja o resultado.

10. Protege Contra Doenças Cardíacas:

O alho-poró regula a pressão arterial e previne doenças cardíacas como a arteriosclerose, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. O alho-poró se livra da homocisteína, uma molécula que pode ser muito prejudicial para a saúde cardiovascular.

11. Benefícios do Alho Poró Para Saúde da Pele:

As folhas verdes desse vegetal contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas. Esta combinação de vitaminas A, C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol.

12. O Alho Poró Promove a Saúde Digestiva:

Além de estimular e fortalecer o estômago, rins e intestino, as fibras desse vegetal fazem a pessoa comer devagar, resultando numa boa digestão da comida. Isso evita excessos de alimento no estômago e faz você se sentir satisfeito.

13. Benefícios do Alho Poró Para as Gestantes:

Esse vegetal é muito essencial para mulheres grávidas, pois contêm ácido fólico. O consumo durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural do feto.

14. Estimula a Digestão:

A inclusão diária de alho na sua dieta ajuda na eliminação de problemas digestivos. A erva ajuda no funcionamento normal dos intestinos para uma boa digestão . Mesmo o inchaço ou a irritação do canal gástrico podem ser corrigidos com alho como tratamento.

15. Controla o Diabetes:

Diabetes pode prejudicar os rins, inibir as funções do sistema nervoso, causar distúrbios cardíacos e até mesmo levar a uma visão fraca. O óleo extraído do alho pode proteger os pacientes diabéticos desses efeitos colaterais.

16. Reduz os Níveis de Colesterol:

Dos dois tipos de colesterol, colesterol LDL e colesterol HDL, o primeiro é ruim para a saúde humana. Alho, rico em compostos de alicina, impede o colesterol LDL de se oxidar. Todos aqueles que têm níveis elevados de colesterol devem incluir esta erva na dieta diária.

17. Reduz a Hipertensão Arterial:

O alho é um ingrediente à base de plantas para curar a pressão arterial elevada. Quando exposto a altos níveis de pressão, a alicina presente nele relaxa os vasos sanguíneos. Também luta contra a trombose, reduzindo a agregação plaquetária.

18. Cuidados com os Olhos:

O alho é rico em nutrientes como selênio , quercetina e vitamina C , todos os quais ajudam a tratar infecções oculares e inchaço.

19. Alivia Dor no Ouvido:

O alho é comumente usado para curar dores de ouvido, pois possui várias propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas. O seu óleo pode ser feito em casa, espremendo o suco de seus dentes e adicionando-o ao azeite . A mistura deve ser mantida à temperatura ambiente durante alguns dias, mas não deve ser guardada indefinidamente, se feita em casa.

20. Trata Problemas Intestinais:

O Alho Poró aclara a maioria dos problemas intestinais como disenteria, diarreia e colite. Seu papel na dissipação de vermes é fenomenal. Não afeta o funcionamento de organismos úteis no intestino, que ajudam na digestão, mas destroem as bactérias nocivas presentes nos intestinos.

21. Trata Feridas:

O alho pode ser colocado em feridas infectadas como um tratamento à base de plantas. Seu suco deve ser misturado com três gotas de água, em vez de usá-lo em forma bruta, pois o suco não diluído pode irritar a pele.

Alho Poro e seus beneficios

22. Previne a Acne:

A metade das pessoas no mundo sofre de formas leves a graves de acne. O alho pode ser usado, juntamente com outros ingredientes como mel , creme e açafrão , para tratar cicatrizes de acne e prevenir o desenvolvimento inicial da acne. Alho atua como um limpador e uma substância antibiótica para suavizar erupções cutâneas.

23. Controla Asma:

Alho Poró cozidos são maravilhosos como um tratamento alternativo de asma . Todas as noites antes de ir dormir , um copo de leite com 3 dentes de Alho Poró cozidos pode trazer alívio para os pacientes com asma. Os ataques de asma podem ser controlados por ter cloves de alho esmagados com vinagre de malte também.

24. Aumenta a Libido:

Alho Poró tem certas propriedades afrodisíacas, por isso pode ser utilizado como um rejuvenescedor eficaz para o sexo . Os benefícios para a saúde do alho são ainda mais conhecidos por melhorar a libido de homens e mulheres. As pessoas que abusam de atividades sexuais devem consumir alho em sua dieta ou em forma suplementar para se proteger da fadiga nervosa.

Outros Benefícios do Alho Poró Para Saúde:

  • pode prevenir câncer de esôfago
  • pode parar a progressão do câncer de pele
  • diminuir o crescimento do câncer de mama
  • retarda a progressão e trata o câncer de pulmão
  • pode suprimir o crescimento do câncer de estômago
  • reduz a progressão do câncer de fígado
  • parar a progressão do câncer de cólon
  • ajuda a prevenir câncer de bexiga
  • pode ajudar a parar a progressão do câncer de próstata
  • impede e trata condições de pele e cabelo
  • ajudar a tratar alergias
  • Protege a pele dos Raios Ultravioleta
  • tem efeitos anti-envelhecimento
  • pode ajudar a erupção cutânea
  • pode ajudar a remover cicatrizes
  • Ajuda de alho com perda de cabelo
  • melhora a saúde cardíaca e síndrome metabólica
  • reduz os níveis de colesterol
  • Alho reduz a pressão sanguínea
  • ajuda a prevenir doenças cardíacas
  • pode ajudar a prevenir a obesidade
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francysco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Os 40 Benefícios do Rambutan Para Saúde

Os 40 Benefícios do Figo Para Saúde