Tomatilho – Origem, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Tomatilho – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa fruta para saúde. Além disso, o Tomatilho (pronuncia-se “tamarijo”), de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.). É também popularmente conhecido como tomate japonês, cigomandra, tomate francês ou tomate de árvore.

Originária dos Andes, a fruta tropical é bastante semelhante ao tomate e possui uma cor que varia entre o vermelho, amarelo e laranja. A parte externa de sua polpa é carnuda e firme, já o centro da fruta possui uma textura macia e gelatinosa com pequenas sementes comestíveis.

tomatilho

Também conhecido popularmente como tomate japonês, cigomandra, tomate francês ou tomate de árvore, esta fruta pertence à família das solanáceas, a mesma da berinjela, do tomate e da batata. O centro do tomatilho é de textura macia e gelatinosa com sementinhas comestíveis; já a parte externa de sua polpa é firme e carnuda.

O tomate de árvore era cultivado pelos incas já antes da chegada dos europeus à América, e ainda é muito consumido no Peru e no Equador, além de outros países mundo afora. Conheça melhor as propriedades e os benefícios que o consumo do tomatilho pode proporcionar à sua saúde.

Valor Nutricional do Tomatilho:

Possui elevado teor de vitaminas como a pró vitamina A, vitamina B6, vitamina C e E, e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em substâncias antioxidantes e contém grande quantidade de fibras.

Origem do Tomatilho:

Pertencente à família das solanáceas a mesma do tomate, da batata e da berinjela, esta fruta era cultivada pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude, desde bastante tempo antes da chegada dos europeus à América.

Atualmente, ainda é bastante apreciado no Peru e no Equador, porém o seu cultivo disseminou-se para outros países, como a Nova Zelândia, Estados Unidos, Indonésia e sul da Índia. No Brasil, está disponível à venda mas é quase totalmente vindo de importações. Esta fruta possui propriedades muito benéficas à saúde. Confira a seguir as propriedades e os benefícios proporcionados pelo tomate de árvore.

Benefícios do Tomatilho Para Saúde:

1. Tomatilho é Fonte de Energia:

O Tomatilho contêm muitos nutrientes essenciais. Um deles é uma vitamina B especial chamada Niacina. A Niacina ajuda a quebrar o alimento e o converte em energia utilizável para o corpo. Os Tomatilhos contêm quantidades elevadas de niacina e pode sustentá-lo por um dia.

2. Ajuda na Perda de Peso:

O Tomatilho é um dos melhores alimentos para pessoas que estão em dietas. Como eles são baixos em calorias e gorduras e ricos em nutrientes, são os alimentos ideais para pessoas que querem perder peso. Como o Tomatilho é recheado de nutrientes essenciais, eles lhe ajudam a se sentir saciado.

3. Tomatilho Para Saúde dos Tecidos:

O Tomatilho têm muitos benefícios à saúde e contêm uma quantidade razoável de ácido ascórbico. O ácido ascórbico, além de ser um antioxidante eficaz, também ajuda a desenvolver Colágeno.

4. Ajuda na Saúde da Visão:

O Tomatilho está repleto de minerais importantes e compostos essenciais, como o betacaroteno e vitamina A. A presença de carotenoides pesados garante que o Estresse oxidativo em seus olhos seja reduzido e dano dos radicais livres seja eliminado. Esta redução do Estresse oxidativo pode reduzir diretamente o risco de contrair Catarata e outras infecções oculares.

5. Auxilia na Produção de Colágeno:

Ao consumir o Tomatilho de forma regular na rotina, você pode combater o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele por muito mais tempo, além de mantê-la sempre firme e jovem, já que esses nutrientes também são capazes de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e tonicidade da derma.

6. Trata as Amígdalas:

Em alguns países, como é o caso do Equador, a amígdala inflamada costuma ser tratada através do aquecimento das folhas de Tomatilho, que são colocadas posteriormente em volta do pescoço para amenizar a inflamação e as dores.

7. Tomatilho Contra o Câncer

Os antioxidantes presentes no Tomatilho, como é o caso dos flavonoides e das antocianinas, junto com a vitamina E também encontrada em altas quantidades na fruta, podem ajudar a combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores de mutações nas células e pela sua transformação em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

8. Melhora a Digestão:

O Tomatilho são ricos em Fibra dietética, que é facilmente um dos melhores digestivos. Uma alta Fibra dietética significa que é especialmente bons para a Digestão. A Fibra dietética é um agente de volume que ajuda a aliviar os problemas como inchaço, gás e constipação.

tomatilho origem

Como Usar o Tomatilho:

Ao ser consumido em sua forma natural, ou seja, crua, a fruta mantém todas as suas propriedades e os seus benefícios. De acordo com o gosto pessoal, pode-se adicionar açúcar ou sal em sua polpa. O tomatilho, com o seu sabor agridoce, também pode ser incluído ao preparar alguns alimentos.

Como saladas de frutas, sucos, molhos para carnes, sobremesas, geleias ou compotas, dentre outros. Além disso, também pode ser servido com sorvete, creme de leite, mel e açúcar, ou como salada com sal e pimenta.

Existem vários tipos dessa fruta, todos com as mesmas propriedades e benefícios, e eles são identificados facilmente através de sua coloração: os vermelhos são mais macios e doces; os amarelos possuem um sabor ácido e são um pouco mais firmes.

Os 10 Benefícios da Castanha Portuguesa Para Saúde

planta pau tenente

Os 15 Benefícios da Planta Pau Tenente Para Saúde