Os 20 Benefícios da Pinha do Brejo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Pinha do Brejo que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Pinha do Brejo ou baguaçu ou bia-guaçu vem do tupi guarani, mais a etimologia ou significado ainda não foi encontrada. Também chamada de fruta de pau, pau-pombo, magnólia branca e taça-de-passarinho.

pinha do brejoO Pinha do Brejo é o fruto de uma árvore de médio a grande porte, até 20 metros de altura, de porte esguio. Folhas simples, nervuras marcadas, de até 25 cm.

A árvore do Pinha do Brejo conta com flores amarelas de tamanho médio. Fruto de 10 cm, verde escuro, com aspecto de uma Pinha do Brejo, quando maduro se abre ainda na árvore, mostrando sementes recobertas de arilo vermelho (umas 100 por fruto).

A polpa externa e o núcleo são muito duros, como madeira. O fruto permanece na arvore depois de aberto por muito tempo.

Valor Nutricional da Pinha do Brejo:

A Semente da Pinha do Brejo é rica em vitaminas do complexo B como a vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e Vitamina C (Ácido ascórbico) e alguns dos mais importantes minerais como o cálcio, ferro e fosforo.

E ainda ajuda no combate a desnutrição, anemia, espasmos, colite cronica, caspa um poderoso fortificante do estômago e intestino. Então confira agora Os 20 Benefícios da Pinha do Brejo Para Saúde:

1. Benefícios da Pinha do Brejo Para o Controle da Diabetes:

A abundância de fibra dietética na Pinha do Brejo ajuda a retardar a absorção de açúcar e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

2. Benefícios da Pinha do Brejo Para Melhorar a Digestão:

A Pinha do Brejo é rica em cobre e fibras alimentares, o que auxilia na digestão, facilita o movimento do intestino e alivia a constipação. A polpa da Pinha do Brejo pode ser secada ao sol e esmagada em pó. O consumo do pó com água ajudará a curar diarreia.

3. Benefícios da Pinha do Brejo Para Controlar a Pressão Arterial:

A Pinha do Brejo é uma boas fontes de potássio e magnésio, que ajudam a manter os níveis de pressão arterial sob controle.

4. Benefícios da Pinha do Brejo Para Ganhar Peso:

A fruta da pinha é boa para aquelas pessoas que necessitam ganhar peso. Uma mistura de mel e creme quando consumido regularmente ajudará a ganhar o peso e as calorias necessárias. Tudo de maneira saudável.

5. Benefícios da Pinha do Brejo Para Reduzir o Colesterol:

A fruta da pinha contêm níveis elevados da niacina e de fibra dietética, que ajudam abaixar eficazmente os níveis de colesterol.

6. Benefícios da Pinha do Brejo Para Combater a Anemia:

A fruta servem como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, a fruta é uma fonte de ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

7. Combater a Artrite:

A Fruta contêm uma elevada quantidade de magnésio, ele ajuda a equilibra a água do corpo e remove os ácidos das articulação, reduzindo os sintomas do reumatismo e artrite.

8. Saúde Pele e Cabelo:

Graças aos níveis elevados de vitamina A, a fruta é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. Ela desempenha um papel na hidratação e anti-envelhecimento.

beneficio da pinha do brejo

9. Saúde dos Músculos:

O consumo regular da fruta do conde pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

10. Para a Gravidez:

A fruta ajuda a desenvolver o cérebro, sistema nervoso e sistema imunológico de um feto de forma eficaz. O consumo desta fruta também reduz o risco de aborto durante a gravidez e minimiza a extensão da dor do parto durante o nascimento.

11. Para Ganhar Peso:

A Pinha do Brejo é boa para aquelas pessoas que necessitam ganhar peso. Uma mistura de mel e creme quando consumido regularmente ajudará a ganhar o peso e as calorias necessárias. Tudo de maneira saudável.

12. Controlar a Pressão Arterial:

A fruta é uma boas fontes de potássio e magnésio, que ajudam a manter os níveis de pressão arterial sob controle.

Outros Benefícios da Pinha do Brejo:

  • As fibras presentes na fruta garantem o bom funcionamento do intestino;
  • Regula os níveis do mau colesterol (LDL);
  • Controle da pressão arterial;
  • A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Regula o ácido úrico;
  • Ao ser combinada com outros alimentos que contenham ferro, ajuda no combate à anemia;
  • A fruta do conde é indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição,
  • verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e
  • outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias.

Usos da Pinha do Brejo:

Frutifica em julho a Outubro. Os frutos são cápsulas que podem ser colhidas assim que estiverem pintados ou com marcas de rachaduras. Depois deixar no sol para abrirem. O arilo vermelho que envolve as sementes é adocicado e pode ser consumido in-natra.

O fruto depois de seco serve como ornamento. É um arvore ótima para segurar a água e evitar que as minas sequem. Os frutos atraem diversos tipos de pássaros. As flores são muito ornamentais e belas. Chupar a polpa que está presa numa pequena membrana (essa tem sabor amargo e é laxativa se engolida).

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Rícino – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 15 Benefícios do Feijão de Jacinto Para Saúde