Os 15 Benefícios do Suco de Abóbora Para Saúde

Os 15 Benefícios do Suco de Abóbora Para Saúde

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Suco de Abóbora é além de saboroso, uma ótima forma de ingerir vários nutrientes importantes para o nosso organismo. Além disso, a Abóbora, que dependendo do lugar também pode ser conhecida por moranga ou jerimum, possui em sua composição minerais como potássio, cálcio, cobre, manganês, ferro, fósforo e magnésio.

A Abóbora é um alimento bastante explorado na culinária, porém, pouca gente sabe que esse ingrediente também pode entrar na receita de sucos benéficos para à saúde. A lista é bastante extensa. Para saber todos os detalhes, fique atento ao artigo.

Benefícios do Suco de Abóbora

Só para se ter ideia, o Suco de Abóbora é rico em nutrientes, sais minerais e vitaminas. Fora isso, pela própria facilidade com que a Abóbora é encontrada, não será nenhuma dificuldade incluí-la na sua dieta diária.

Ah! É bom deixar claro que, mesmo se tratando de um ingrediente natural, o mais indicado é que o seu médico seja consultado. Isso vai garantir o uso seguro do Suco de Abóbora, independente da sua condição de saúde.

A abóbora é um dos alimentos de consumo mais antigos da população mundial. Ela tem uma série de qualidades que não se encontram em alimentos de consumo amplo como a mandioca, batata e milho.

Valor Nutricional do Suco de Abóbora:

Os benefícios do Suco de Abóbora são numerosos. Como o vegetal em si, o Abóbora contém vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e betacaroteno; minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, sacarose e matéria orgânica.

E também contém carboidratos e certos sais e proteínas vitais. Metade de uma xícara de Suco de Abóbora é recomendada diariamente, graças as suas várias propriedades medicinais e terapêuticas. Então confira agora os Benefícios do Suco de Abóbora Para Saúde:

1. Ajuda no Controle do Colesterol:

Pode ser útil tomar o Suco de Abóbora para colesterol porque a bebida possui substâncias como a pectina e os fitoesteróis, que são conhecidos por contribuírem com a diminuição do colesterol ruim.

Entretanto, se você já sabe que sofre com altos níveis de colesterol ruim, siga todo o tratamento indicado pelo médico para lidar com o problema e converse com ele a respeito do uso do Suco de Abóbora neste sentido.

2. Benefício do Suco de Abóbora Como Sedativo:

Devido as suas propriedades sedativas, o Suco de Abóbora é eficaz na cura da Insônia. Os pacientes de Insônia são aconselhados a beber um copo de Suco de Abóbora com mel.

3. Possui Efeito Laxativo:

O Suco de Abóbora fornece um efeito laxativo ao organismo, algo que pode ser útil para pessoas que sofrem com a prisão de ventre e têm dificuldade de evacuar.

4. Traz Saúde da Visão:

A coloração laranja brilhante da abóbora é creditada ao seu teor de betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no organismo. A vitamina é fundamental para a visão porque auxilia a retina a absorver e processar a luz.

O fruto também é composto de antioxidantes chamados de luteína e zeaxantina. Acredita-se que os dois ajudem a prevenir a catarata e possam desacelerar o processo de degeneração macular.

5. Benefício do Suco de Abóbora Para o Funcionamento do Rim:

Este suco é eficaz em curar úlceras e acidez. E permite funcionamento adequado do rim e sistema urinário.

Benefício do Suco de Abóbora

6. É uma Ótima Fonte de Vitamina C

Além dos benefícios em relação à saúde da pele que já apresentamos acima, a vitamina C também é importante para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção do ferro.

O colágeno que o nutriente ajuda a produzir não atua somente na formação da pele – ele também trabalha para formar a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C é necessária para a reparação e manutenção de dentes e ossos.

7. Benefício do Suco de Abóbora Para Hepatite a Viral:

As pessoas sofrendo de hepatite A viral podem se beneficiar ao beber Suco de Abóbora como parte da dieta regular. As substâncias ativas biologicamente presentes ajudam em reativar as funções hepáticas.

8. Benefício do Suco de Abóbora Para Digestão e Cura Constipação:

O Suco de Abóbora é benéfico para o sistema digestivo e é útil em curar a constipação e movimentos livres devido a sua ação laxante.

9. Promove a Saúde da Pele:

Segundo a CNN, o betacaroteno presente na abóbora pode contribuir com a proteção contra os raios ultravioletas (UV) causadores de rugas. Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, um nutriente importante para a produção de colágeno, substância que atua na formação da pele, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade do Estado do Oregon, a vitamina C presente no Suco de Abóbora também é necessária para o processo de cura de feridas.

10. Tem Efeito Antioxidante:

O Centro Médico da Universidade de Maryland também explicou que a vitamina C, a vitamina E e o betacaroteno – todos presentes na composição da fruto e do Suco de Abóbora – são dotados de ação antioxidante.

Isso é importante para combater os radicais livres, compostos maléficos que danificam o DNA e, cujo acúmulo pode contribui com o processo de envelhecimento e com doenças como câncer, doença no coração e artrite.

11. Benefício do Suco de Abóbora na Prevenção de Arteriosclerose:

Este suco de cor laranja é um grande agente de limpeza que ajuda a acabar com a antiga acumulação de depósitos arteriais, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e derrames. O teor alto de antioxidantes ajuda em prevenir arteriosclerose, endurecimento das artérias.

12. Benefício do Suco de Abóbora Para o Cabelo:

Os benefícios do Suco de Abóbora para o cabelo não podem ser ignorados. Como dito antes, este suco é uma grande fonte de Vitamina A que é extremamente benéfica para o couro cabeludo. Além disso, possui alto teor de potássio, um nutriente que ajuda em promover o crescimento dos fios. Isto faz dele eficaz para tratar a perda dos fios.

13. Fonte de Nutrientes:

A abóbora serve como fonte de diversos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo humano, como carboidratos, potássio, cobre, manganês, ferro, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 vitamina C, vitamina E e vitamina K.

14. Benefício do Suco de Abóbora Para Fígado e Rim:

O Suco de Abóbora é muito benéfico para fígado e rim. Aqueles sofrendo de pedras renais e problemas da vesícula biliar podem melhorar sua condição por beber meio copo de Suco de Abóbora, três vezes por dia, durante dez dias.

15. Ajuda no Tratamento da Diabetes:

Um estudo feito com ratos e divulgado no ano de 2009 na publicação Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry (Biociência, Biotecnologia e Bioquímica) mostrou que o Suco de Abóbora possui substâncias chamadas trigonelina e ácido nicotínico, que podem melhorar a resistência à insulina (que pode ser um sinal da diabetes do tipo 2) e desacelerar a progressão da diabetes.

Outra pesquisa de laboratório, dessa vez publicada em uma edição de 2007 do Journal of Medicinal Food (Jornal da Medicina Alimentar, tradução livre) indicou que o fruto possui alguns tipos de polifenóis que podem auxiliar a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, outro experimento com ratos, divulgado em 2005 na publicação Plant Foods for Human Nutrition (alimentos Vegetais para a Nutrição Humana, tradução livre) identificou que substâncias chamadas polissacarídeos ligado a proteínas, que estão presente na abóbora, reduziram as taxas de açúcar no sangue e melhoraram a tolerância à glicose.

Suco de Abobora

 

Receita de Suco de Abóbora

Ingredientes:

  • 100 g de casca de abóbora (pode ser qualquer abóbora com exceção da moranga);
  • Água;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

  • Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  • Bater bem e servir-se imediatamente.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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