Benefícios das Plantas

Tampala – O que é, Propriedades e Receitas!

Tampala – O que é, Propriedades e Receitas que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Tampala é uma planta herbácea e anual, cultivada na Ásia como verdura, por suas folhas comestíveis, e como ornamental no mundo todo, por sua folhagem colorida. Seu caule é ereto, ramificado, alcançando de 0,5 a 1,5 metros de altura.

tampala As folhas são lanceoladas a ovaladas, longo pecioladas e podem ser mais eretas ou pendentes de acordo com a variedade e posição.

O colorido brilhante das folhas varia muito e pode combinar o verde, rosa, roxo, vermelho, marrom e amarelo na forma de degradeés ou mesclas.

As flores são pequenas, reunidas em espigas plumosas, e sem importância ornamental na maioria das cultivares.

Propriedades da Tampala:

Toda a planta é adstringente e diurética. Uma decocção da raiz é usada com Cucurbita moschata para controlar a hemorragia após o aborto. Dizem que as sementes têm propriedades afrodisíacas, Uma decocção de plantas muito antigas é tomada internamente para melhorar a visão e fortalecer o fígado.

Forma de Cultivo da Tampala:

A planta pode ser uma ótima opção na hora de produzir maciços e boas bordaduras para jardins, quintais, pátios e varandas.

Desde que estejam em pleno sol, estas armações podem contribuir diretamente para a beleza de locais mais amplos e também de lugares menores como vasos. Por causa da sua coloração especial, ela é ótima para enfeitar ambientes de cunho tropical.

Como Plantar Tampala:

A Tampala é uma planta que se dá muito bem com o sol e por isso, deve ser cultivada sob os seus raios mais fortes. Em solo fértil, bem drenado e completamente enriquecido com matéria orgânicas a espécie pode se desenvolver sem maiores problemas.

Vale lembrar que a planta deve ser altamente irrigada frequentemente para que possa crescer e desenvolver as suas características mais marcantes. O adensamento da espécie é feito através do estímulo do beliscamento do ápice das mudas.

Já deu para perceber que a Tampala precisa de muita umidade e temperaturas altas para o seu desenvolvimento sadio. Por isso, ela é bastante adaptável aos climas tropical e subtropical, típicos da região da América do Sul.

Elas podem ser facilmente plantadas em vasos dentro de casa quando não se tornam muito invasoras. Quando cultivadas em áreas de clima temperado, elas podem ser levadas para casas de vegetação.

beneficios da tampala

É muito importante dar uma atenção especial para a Tampala em seus primeiros meses de cultivo. Elas precisarão de um tutoramento diário para evitar a sua quebra. Além disso, utilize-se sempre do método das podas para evitar que a planta se torne invasiva em canteiros, vasos e outros locais de plantação. Nas horas, as podas também podem ser feitas sem maiores problemas.

Receita de Molho de Tampala:

Ingredientes:

Um molho de Tampala bem verde. Você pode colher a partir da sua plantação de Tampalas ou comprar em feiras de verduras como bredo, caruru ou caruru de mancha, dependendo da sua região.

Como Você Vai Preparar o Molho:

  • Primeiro retire todas as folhas dos talos da Tampala e lave-as bem.
  • Faça o procedimento como se você costumeiramente lava alface, por exemplo.
  • Coloque em uma panela com água e sal e deixe cozinhar.
  • Depois de cozidas coloque todas as folhas de Tampala em uma peneira e deixe escorrer toda a água.
  • Não pressione ou esprema mesmo que de leve.
  • Enquanto as suas folhas de Tampala escorrem, coloque em uma panela o azeite e refogue a cebola, o tomate, o pimentão e o sal.
  • Depois de refogá-los bem e apresentar uma consistência de molho, acrescente o leite de coco e refogue mais um pouco.
  • Acrescente um pouco de água se acha necessário.
  • Depois de 3 minutos aproximadamente no fogo, você desliga e ainda quente, acrescenta as folhas de Tampalas escorridas.
  • Para finalizar acrescente o coentro verde em pedaços grandes para dar um sabor especial.
  • Esse molho pode ser servido com bacalhau ou qualquer peixe cozido ou frito que cai muito bem.
  • Se quiser ainda pode ousar e fazer um delicioso refogado com frango ou carne.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.