Os 40 Benefícios do Tamarindo Para Saúde

Os 40 Benefícios do Tamarindo Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Tamarindo Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia. Os árabes a denominavam de “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia”. Antigamente, o tamarindeiro e sua fruta eram considerados maléficos; as armas feitas com a madeira dessas árvores eram vistas como invulneráveis.

O tamarindeiro é uma árvore com uma copa densa e pode alcançar até 25m, sendo apreciada também como forma de ornamentação em áreas urbanas. A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, em regiões de clima tropical úmido ou árido.

O Tamarindo é uma vagem revestida por uma casca não muito grossa, porém dura e quebradiça. No interior da casca, há uma polpa avermelhada, fibrosa, com um alto teor de ácido tartárico.

A fruta demora aproximadamente, 245 dias para chegar à fase de maturação. No período em que as frutas estão amadurecidas, as sementes crescem, a polpa se encolhe e a casca se torna frágil, sendo quebrada facilmente com a mão.

Entre todos os outros frutos, o Tamarindo é o que possui o maior teor de proteínas, glicídios e elementos minerais. O Tamarindo é utilizado na fabricação de refrescos, sorvetes, pastas, doces, licores, polpas, etc., além de servir como ingrediente de temperos para alimentos. Suas sementes também são usadas como estabilizantes de sucos, outros alimentos industrializados e cola de tecidos.

No Brasil, a fruta é muito consumida nas regiões Norte e Nordeste, tendo se adaptado a essas regiões facilmente, devido ao clima que é mais quente. Então, confira Os 40 Benefícios da Tamarindo Para Saúde:

1. Previne a Anemia Ferropriva:

Por ser uma boa fonte de ferro, o Tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo. Só é preciso ter cuidado para não exagerar e não acabar ganhando doses em excesso de ferro no corpo, o que origina outra doença, a hemocromatose.

2. Melhora a Circulação Sanguínea:

O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do Tamarindo. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

3. Benefícios do Tamarindo Para Função Nervosa:

A fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina – ou vitamina B1 – que é responsável por melhorar a função nervosa.

4. Auxilia na Perda de Peso:

Podemos afirmar que um dos benefícios do Tamarindo é a perda de peso porque ele também é fonte de fibras. Esses nutrientes contribuem com a promoção da sensação de saciedade ao organismo, o que ajuda no controle do apetite, algo importante para quem desejar enxugar os quilinhos em excesso.

Além disso, o alimento contém uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA, sigla em inglês), que já foi associada ao efeito de inibição de uma enzima que colabora com o armazenamento de gordura. No entanto, ainda é preciso que mais pesquisas científicas comprovem esse indício.

5. Previne o Diabetes:

Sabe aquela enzima que a gente viu no tópico anterior que o Tamarindo pode inibir? Então, ao fazer isso, a fruta também limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

6. Tem Ação Anti-inflamatória:

Outro dos benefícios do Tamarindo é possuir uma ação anti-inflamatória, tanto que ele é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos (feitos à base de ervas) que combatem a inflamação. Portanto, podemos dizer que a fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

7. Benefícios do Tamarindo Para Prevenir Pelagra:

A pelagra é uma doença que traz consigo sintomas como diarreia, demência, artrite e insônia e que aparece devido à deficiência de niacina – vitamina B3 – que é justamente uma das vitaminas encontradas na fruta.

8. Fortalece o Cabelo e Melhora a Pele:

Já vimos que o Tamarindo é fonte de vitamina C. E esse nutriente estimula a produção de colágeno, uma proteína importante para o cabelo e a pele. Ele ainda traz a vitamina A, uma substância que ajuda a manter o cabelo hidratado.

9. Melhora o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o Tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele.

10. Benefícios do Elimina Substâncias Toxinas nos Rins:

O potássio encontrado no alimento ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

11. Combate à Insônia:

Um dos minerais presentes no alimento é o magnésio, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

12. Reparação e Construção dos Músculos:

A tiamina presente na fruta auxilia também o processo de desenvolvimento muscular. Ela ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.

E por mais que não seja uma quantidade tão expressiva – são 0,06 g por unidade e 2,8 g a cada 100 g- para quem deseja o crescimento de massa muscular, é sempre bom adicionar alimentos que contenham doses do nutriente para acompanhar uma refeição completa com maior nível proteico.

13. Fonte de ácido fólico:

Outro nutriente encontrado no alimento é o ácido fólico – também conhecido pelos nomes de folato e vitamina B9– uma componente indicado especialmente para mulheres grávidas, já que colabora com a divisão celular e o crescimento rápido na infância e durante a gestação.

A deficiência de ácido fólico no organismo das futuras mamães pode resultar no nascimento de bebês abaixo do peso, além de trazer problemas ao tubo neural – que é a estrutura que originará o cérebro e a medula espinhal da criança.

14. Benefícios do Tamarindo Para Trata os Transtornos Biliosos:

Incluir Tamarindo na sua dieta é uma maneira eficaz de curar distúrbios biliosos. Esses distúrbios são basicamente o resultado de uma produção biliar irregular e descontrolada no fígado.

15. Controla os Níveis de Colesterol:

O nível elevado de colesterol tornou-se um dos distúrbios mais comuns em pessoas entre os 25 e os 50 anos. Porém, o fruto desempenha um papel indireto, porém muito importante, no controle dos níveis de colesterol no corpo. As fibras dietéticas do Tamarindo se ligam aos sais biliares formados a partir do colesterol e diminuem sua reabsorção.

16. Funciona Como um Anti-Séptico:

o Tamarindo é uma fruta aguda e é conhecida por ter propriedades medicinais que cura feridas e ajuda a evitar que infecções se espalhem no corpo. Além disso, o fruto tem fortes propriedades antimicrobianas devido à presença de taninos, terpenoides e ácidos cítricos.

17. Benefícios do Tamarindo Para Curar Malária:

Esta fruta quente é conhecida como antiviral e antipirética. Então, consumir 2 pequenos pedaços de Tamarindo duas vezes por dia pode ajudar a manter a febre da malária sob controle.

18. Trata Inflamação:

A inflamação é uma questão séria e pode afetar alguns órgãos internos do corpo. Isso pode causar grande desconforto e até mesmo dor para alguns. Porém, o Tamarindo é um bom medicamento natural para tratar esta condição.

19. Previne o Câncer:

O câncer é uma doença assustadora. Tratar o câncer é um processo longo e doloroso, no entanto, podemos tentar e prevenir esta doença fatal. Então, consuma os Tamarindos regularmente para prevenir esta condição.

20. Benefícios do Tamarindo Para Tratar a Constipação:

A constipação é bastante comum e pode acontecer a qualquer um, jovem ou idoso, saudável ou doente. É irritante, e faz você se sentir irritado e inchado ao mesmo tempo. Entretanto, o consumo regular do fruto pode tratar esta condição.

21. Funciona Como um Agente de Limpeza:

O Tamarindo é um incrível agente de limpeza. Isto é devido ao fato de sua polpa estar cheia de propriedades antibacterianas, antivirais, bem como anti-inflamatórias. Estes ajudam a se livrar de bactérias e vírus persistentes de nosso corpo.

22. Benefícios do Tamarindo Para Tratar Pilhas:

As pilhas são sinônimas de um caminhão de dor. A pessoa não pode se mover e sentar-se livremente é definitivamente uma maldição. Felizmente, temos uma solução natural para lidar com esse problema doloroso. Essa solução é o Tamarindo! Consumar regularmente a fruta para tratar as pilhas de modo eficaz.

23. Purifica o Sangue:

Esta fruta está cheia de minerais essenciais, fibras dietéticas e vitamina C, que ajudam na purificação do sangue. Como mencionado anteriormente, os antioxidantes presentes nos Tamarindos recuperam ativamente os radicais livres, oxidando e purificando seu sangue.

24. Fornece Saúde Cardiovascular:

O Tamarindo é muito eficaz no controle dos níveis de colesterol. Ele mantém sua pressão arterial sob controle. Todos esses fatores, juntamente com a abundância de vitamina C, ajudam a diminuir o estresse no sistema cardiovascular.

25. Benefícios do Tamarindo Para Curar Úlceras Bucais:

as úlceras da boca podem ser curadas com a ajuda do fruto. Esta fruta tem um efeito de resfriamento e pode facilmente acalmar a sensação de queimação causada por estas pequenas feridas.

26. Promove Saúde Digestiva:

Todas as especiarias que residem no suporte da sua cozinha ajudam a melhorar seu sistema digestivo, e o Tamarindo não é diferente. A abundante fibra nesta fruta regula as fezes, fazendo com que ele passe suavemente pelo estômago e pelos intestinos.

27. Combate a Anemia:

O fruto, sendo uma boa fonte de ferro, ajuda a circulação sanguínea adequada em nosso corpo. Uma porção desta polpa saborosa fornece cerca de 10% da porção diária recomendada de ferro, que é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos (RBC) em nosso sangue.

28. Benefícios do Tamarindo Para Melhora a Função do Nervo:

Nós usamos ingredientes naturais para uma melhor função cognitiva desde quando eramos crianças. Você também pode usar o Tamarindo em sua cozinha para ajudar a melhorar a função do nervo.

29. Previne a Degeneração Macular:

A quantidade significativa de vitamina A encontrado no fruto, pode ajudar a prevenir a degeneração macular, entre outras doenças relacionadas aos olhos. Além disso, os Benefícios do Tamarindo são essenciais para saúde do corpo.

30. Ajuda na Circulação Sanguínea:

O Tamarindo possui uma quantidade significativa de ferro. Isso quer dizer que, o Tamarindo pode ajudar na circulação sanguínea e também ajuda a combater a anemia, como citado no tópico acima.

31. Rico em Fósforo:

A quantidade significativa de fósforo na fruta, participa de muitas funções bioquímicas das células, faz parte das membranas celulares, age na contração dos músculos, na formação de ossos e dentes.

Outros Benefícios da Tamarindo:

  • Previne Doenças Pulmonar;
  • Aliviar o Estresse;
  • Melhorar a Digestão;
  • É Rica em Antioxidantes;
  • Previne do Câncer;
  • Fonte de Vitamina C;
  • Age como Diurético;
  • É Energizante;
  • Tem Ação Revitalizante;
  • Rico em Vitamina B1 e Vitamina B2.
  • Combate Envelhecimento precoce;
  • Previne Doenças Cardiovasculares;
  • Elimina a Tosse.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios do Bilimbi Para Saúde

Benefícios do Azeite de Oliva

Os 40 Benefícios do Azeite de Oliva Para Saúde