Os 40 Benefícios da Cebola Roxa Para Saúde

Os 40 Benefícios da Cebola Roxa Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Cebola Roxa Para Saúde são diversos e bastantes nutritivos. Além disso, a cebola roxa contém muitos benefícios que auxiliam de modo geral na saúde do corpo todo. A Cebola roxa tem, como a grande maioria dos alimentos in natura, muitos benefícios e qualidades para a saúde. Com grandes quantidades de nutrientes, ela pode ser uma boa alternativa para aqueles que possuem alguma deficiência nutricional ou mesmo que apenas desejam consertar uma alimentação incorreta.

A cebola roxa têm características especiais, sabor e cheiro pungente. É usado para fazer sopa, molhos, ensopado e outros temperos alimentares. A Cebola Roxa costumava fazer salmoura com vinagre e possui muitos benefícios para a saúde do corpo.

cebola roxa e seus beneficios

Propriedades da Cebola Roxa:

A Cebola Roxa é um alimento muito utilizado como tempero que por sua vez Possui um sabor forte e ácido. A Cebola Roxa é rica em vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina C (Ácido ascórbico), Ferro, Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, sódio e silício. Além disso, A Cebola Roxa é boa fonte de flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Leia mais Sobre Os 40 Benefícios da Cebola Roxa Para Saúde.

1. Reduz o Colesterol:

A Cebola Roxa podem reduzir o impulsionamento do colesterol de forma rápida. A Cebola Roxa contém quantidades elevadas de quercetina, que tem efeito na redução do colesterol ruim, ou LDL (Lipoproteína de baixa densidade), além de aumentar o nível de boa gordura conhecida como HDL (Lipoproteína de alta densidade). A quercetina é um composto de flavonoides que é bem conhecido como um forte antioxidante.

2. Favorece a Perda de Peso:

Não se trata de dizer que cebola emagrece, mas sim que ela pode dar um empurrão para você eliminar aquela gordura indesejada. A cebola roxa contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.

3. Melhora a Circulação:

Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.

Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

Pesquisadores observaram que determinadas comunidades na Índia que nunca haviam consumido cebolas ou alho apresentavam níveis de colesterol LDL e triglicérides significativamente maiores que aquelas habituadas a consumir os dois vegetais regularmente.

4. Auxilia na Saúde do Coração:

Existe evidência que demonstrar que os compostos de enxofre da Cebola Roxa podem ter um efeito anti-coagulante e podem ajudar a prevenir a coagulação indesejada de células de plaquetas no sangue. Outra evidência mostra que compostos de enxofre da Cebola Roxa podem diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e promover a função das membranas celulares das células vermelhas do sangue.

5. Contem Propriedades Anti-inflamatório:

Os antioxidantes das Cebolas Roxas nos fornecer benefícios anti-inflamatórios, impedindo a oxidação de ácidos graxos no organismo. Tendo em níveis mais baixos de ácidos gordos oxidados no organismo produz menos moléculas de mensagens pró-inflamatórios e níveis de inflamação são mantidas sob controlo.

6. Saúde dos Ossos:

Estudos têm mostrado que o teor de cobre na Cebola Roxa aumenta a densidade óssea e podem beneficiar particularmente as mulheres que estão na menopausa e enfrentando problemas como a perda óssea. Há também evidências que o risco de fratura de quadril em mulheres durante a menopausa podem ser reduzidos por meio do consumo da Cebola Roxa.

cebola roxa beneficio

7. Combate a Prisão de Ventre:

Pesquisas indicam que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde. Ao consumir pelo menos uma cebola de tamanho médio ao longo do dia, você já estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibra. Essa quantidade já é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e impedir os episódios de prisão de ventre decorrentes do baixo consumo de fibras.

8. Controla a Glicemia:

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal. Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

9. Combate a Inflamação:

Cebola Roxa é a melhor fonte de quercetina entre outros tipos de alimentos à base de plantas. A quercetina presente na Cebola Roxa não só reduz o nível de colesterol , mas também possui um forte efeito anti-inflamatório. Ele pode reduzir a inflamação e prevenir o corpo de várias doenças causadas por inflamação.

10. Apoia o Sistema Imunológico:

O conteúdo antioxidante da Cebola Roxa pode proteger significativamente as células do corpo de qualquer dano causado pelos radicais livres. Também fortalece a função do sistema imunológico e os torna mais eficientes.

11. Desintoxique o Corpo:

A Cebola Roxa contém grande quantidade de enxofre que pode desintoxicar o corpo de compostos pesados, como mercúrio, cádmio, chumbo e etc. A Cebola Roxa também contém Vitamina C, que pode purificar o sangue removendo chumbo, cádmio e arsênico do corpo. É certo que a cebola é um dos melhores alimentos para proteger o corpo dos compostos prejudiciais.

12. Baixa a Pressão Sanguínea:

A Cebola Roxa pode prevenir a coagulação do sangue e tem o mesmo efeito que um remédio prescrito para diluição do sangue. Um grande cardiologista irá sugerir que o paciente inclua a Cebola Roxa em sua dieta, pois elas têm grandes benefícios para o mantimento do sistema cardiovascular.

13. Eleva os Níveis de Testosterona:

Quem está tentando descobrir como elevar a testosterona naturalmente acaba de encontrar mais uma aliada na cebola. Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino.

14. Controla a Glicemia:

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.

Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

15. Trata a Asma:

A cebolinha vermelha tem sido conhecida por muito tempo para tratar e curar a asma. A Cebola Roxa contêm um composto ativo que pode inibir a substância que desencadeia os espasmos musculares brônquicos e também possui efeito calmante para o relaxamento do músculo respiratório.

beneficio da cebola roxa

16. Cura Febre: 

Você já tentou esfregar Cebola Roxa em seu corpo, pescoço ou testa com quando está doente? A Cebola Roxa contêm fitoquímicos ativa que pode reduzir o efeito da febre e evitar o frio. Algumas pessoas acreditam que a Cebola Roxa podem evitar a gripe.

17. Reduz a dor derivado da Artrite:

Uma vez que contém propriedades anti-inflamatórias, a Cebola Roxa pode ser útil na redução da dor causada pela artrite reumatoide. A artrite é uma doença autoimune que ataca principalmente a articulação e causa dor severa. Consumir Cebola Roxa diariamente pode reduzir a dor da artrite inibindo a enzima dentro do corpo, que desencadeia a dor nas articulações.

18. Remove Acne e Mancha Escura na Pele:

O pigmento da Cebola Roxa, ou flavonoides e antioxidantes dentro da carne, pode reduzir a aparência da mancha escura na pele e tem sido um truque popular que é usado por muitas pessoas por muito tempo. A cebola pode prevenir a acne, pois contém efeito antibacteriano e também elimina a mancha escura causada pela cicatriz da acne.

19. Evita a Perda de Cabelo:

O suco de Cebola Roxa pode promover o crescimento do cabelo alimentando a raiz do cabelo e fornecendo o enxofre que é necessário na formação de células capilares. Este é um dos benefícios proeminentes da Cebola Roxa que tem sido praticada por muitas pessoas e também pode tratar a calvície. Basta esfregar o suco de Cebola Roxa no couro cabeludo regularmente e observar a diferença depois de algumas semanas.

20. Previne HIV:

Talvez seja um dos benefícios mais fascinantes da Cebola Roxa. Um estudo mostrou que a Cebola Roxa pode prevenir a infecção pelo HIV por inibir o processo de replicação do vírus dentro do corpo.

21. Alivia a Dor Estomacal:

Caso fique doente da barriga, você pode consumir a Cebola Roxa crua para melhorar a digestão e promover a produção de suco gástrico. A Cebola Roxa pode ser esfregada na pele do estômago para curar o problema do estômago, especialmente em crianças.

22. Trata a Retirada de Morfina:

A Cebola Roxa podem usadas para o tratamento da retirada de morfina. Estudo comprovou que a Cebola Roxa pode reduzir o efeito da retirada de morfina e ajudar a combater o vício em morfina.

23. Poder Antibacteriano:

De mãos dadas com seus compostos e contendo enxofre, o flavonóide quercetina da Cebola Roxa em assistências no fornecimento benefícios antibacterianos. Estudos mostram auxilio da Cebola Roxa na resistência às bactéria Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus (associado a cáries dentárias).

24. Melhora os Rins:

Esta dádiva da natureza estimula os rins e a excreção de urina e ajuda no tratamento de inflamações dos rins e da bexiga, bem como descongestiona a urina.

cebola roxa

25. Estimula as Funções Renais:

Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonoides causam um efeito diurético. Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

26. É Diurética:

Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola roxa  ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonóides causam um efeito diurético.

Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

27. Ajuda no Tecido Conjuntivo:

A Cebola Roxa é uma excelente fonte de enxofre e podem ser benéfico para a saúde do nosso tecido conjuntivo. O nosso tecido conjuntivo exige de enxofre para a criação de Todos os glicosaminoglicanos (a família mais importante de moléculas encontradas na substância fundamental do nosso tecido conjuntivo) são sulfatados.

A Cebola roxa é considerada Anti-Câncer e tem sido repetidamente mostrado que reduzir o risco de câncer colorretal, câncer de laringe, câncer bucal, câncer de esôfago, câncer de ovário e até mesmo quando consumido, mesmo em quantidades modestas, como 1/2 xícara de Cebola Roxa por dia.

28. Ajuda na Saúde do Cabelo:

A cebola pode também garantir um grande benefício para o couro cabeludo, garantindo redução de queda, maior crescimento dos fios, melhora da caspa e também o engrossamento dos fios, garantindo volume e vida para suas madeixas.

Para conseguir um efeito ótimo com cebola roxa para cabelos, busque colocar uma cebola no liquidificador e depois coar esse suco concentrado que você acabou de fazer. Logo, com um pincel, passe esse sumo concentrado de cebola ao longo de todo o couro cabeludo e deixe por um período de meia hora em sua cabeça. Durante essa meia hora, cubra o cabelo com um saco plástico ou um papel alumínio. Posteriormente, lave o cabelo duas vezes para que não fique com cheiro de cebola no seu cabelo.

29. Benefícios Para Pele:

A cebola roxa traz também diversos benefícios para a pele, sem contar aqueles já supracitados para quase todos os sistemas do nosso organismo. No entanto, seu aplicamento tópico no rosto pode ser remédio para o melasma e para diversos tipos de manchas que podem acabar aparecendo no seu tecido dermatológico. É uma simples receita que combina a cabelo roxa e o vinagre de maçã.

30. Bom Para Gripe e Resfriados:

Se você deseja combinar os benefícios da cebola roxa com outros alimentos para aumentar a capacidade do seu sistema imunológico contra as doenças, a combinação entre cebola roxa, alho e mel vai ser perfeita. Ótima para gripes e resfriados, a mistura do sumo de cebola roxa com alho e mel não tem o mais delicioso dos sabores, mas é uma pancada no vírus da gripe e um ânimo forte para a sua saúde.

Outros Benefícios da Cebola Roxa Para Saúde:

  • Contém Ação Antibacteriana;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Estimula Funções Renais;
  • Rica em Fibras;
  • Pouco Calórica;
  • Contém Quercetina ;
  • Acelera o Metabolismo;
  • Combate o Envelhecimento Precoce;
  • Combate os Radicais Livres;
  • Rica em Vitaminas C e B6;
  • Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares;Combate doenças respiratórias, como asma e bronquite.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

beneficios da mandioca

Os 40 Benefícios da Mandioca Para Saúde

Os 40 Benefícios da Cana de Açúcar Para Saúde