Os 22 Benefícios do Chá de Salsão Para Saúde

Os 22 Benefícios do Chá de Salsão Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Chá de Salsão não é tão consumido no Brasil, entretanto os seus benefícios são enormes, então vale a pena consumi-lo. Além disso, o Salsão também pode ser conhecido como Aipo e ele tem propriedades diuréticas e depurativas, por isso é muito indicado no processo de emagrecimento. Inclusive ele é um dos ingredientes da sopa do coração, aquele que emagrece 5kg por semana ou até mais.

O Chá de Salsão ou o suco, ajuda a drenar o liquido retido, eliminando as toxinas presentes no fígado, rins, intestino e estômago. O consumo diário da bebida, estimula um melhor funcionamento do metabolismo, fazendo com que o mesmo trabalhe além do seu normal.

Chá de Salsão

O Chá de Salsão é rico em vitaminas — principalmente a vitamina K e a vitamina C — e em minerais, como magnésio. Além do hidrato de carbono, ele é composto de 95% de água. Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo.

E o melhor de tudo: é magrinho, magrinho. Cada 100 g fornece apenas 20 calorias. O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.

Além dos benefícios do vegetal para a saúde comprovados em laboratório, há aqueles já consagrados pelo uso. Ele pode ser utilizado na forma de infusão ou suco concentrado como expectorante, anti-inflamatório e, no uso tópico, para reduzir edemas.

Valor Nutricional do Chá de Salsão:

O Chá de Salsão é um alimento muito baixo em caloria. Ele fornece apenas 10 calorias por 100ml, Além de contém 95% de água. Ele também Contém hidrato de carbono, fibra dietética, Além de poucas quantidade de gordura e de proteína.

Além disso, O  Chá de Salsão é rico em vitaminas, tais como: A vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K. É os minerais como O Cálcio, Potássio, sódio e Fósforo. Então confira agora os Benefícios do Chá de Salsão Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Salsão Contra o Câncer:

Os muitos antioxidantes e compostos do Chá de Salsão são conhecidos por ajudar a combater muitos tipos de câncer através da remoção de radicais livres no organismo. Três deles: ftalidas, flavonóides e poliacetilenos – são conhecidos para remover substâncias cancerígenas, enquanto os acetilênicos e os ácidos fenólicos bloqueiam e impedem o crescimento de células tumorais.

No Chá de Salsão existem pelo menos 8 famílias de compostos que ajudam a prevenir o câncer – o que em minha opinião são razões mais que suficientes para você ingeri-lo regularmente.

2. Tem Ação Antibacteriana:

O Chá de Salsão também possui ação antibacteriana, ajudando a tratar infecções e eliminar toxinas armazenadas no corpo. Ele também tem uma ação anti-viral que é capaz de combater doenças gastrointestinais para melhorar a saúde digestiva. Graças ao seu poderoso efeito de limpeza, recomenda-se seu consumo para estimular a remoção de toxinas apresentadas nos principais órgãos do corpo, o que pode impedir seu funcionamento correto.

3. Benefícios do Chá de Salsão Para Reduzir a Pressão Arterial:

As ftalidas presentes no Chá de Salsão, ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável. Ao relaxar os músculos ao redor das artérias, os vasos sanguíneos expandem para permitir que o sangue flua normalmente.

4. É um Anti-inflamatório Natural:

O Chá de Salsão tem poliacetileno, que ajuda a combater a inflamação. Isso proporciona alívio para aqueles que sofrem de bronquite, artrite, osteoartrite, dores musculares, reumatismo e gota. Também ajuda na renovação do tecido entre as articulações inflamadas.

5. Benefícios do Chá de Salsão Para o Ganho de Massa Muscular:

Algumas pesquisas já mostraram que o Chá de Salsão contribui com o ganho de massa muscular em homens devido ao fato de estimular os testículos a produzirem mais testosterona. O hormônio trabalha na elevação de massa magra, no aumento de força e na hipertrofia (crescimento) muscular.

Uma pesquisa realizada com ratinhos e divulgada na publicação Food and Function (Alimento e Função) no ano de 2011 indicou que a quantidade de vitamina K ingerida pode influenciar a produção de testosterona. Como o Chá de Salsão é uma boa fonte de vitamina K, a associação feita foi que incluir o alimento com frequência na dieta pode contribuir com o aumento da produção de testosterona por parte do organismo.

No entanto, como não existem estudos feitos em seres humanos que comprovam os efeitos positivos da vitamina K em relação aos níveis do hormônio, não dá para confiar exclusivamente na ingestão do nutriente para melhorar os seus níveis de testosterona, mas sim tê-lo como um auxiliador nesse sentido.

6. Atua no Processos metabólicos do corpo:

Ao incluir esta bebida na dieta, você estará contribuindo para a regulação de processos metabólicos no corpo, o que melhora a capacidade do corpo para remover o excesso de gordura.

7. Benefícios do Chá de Salsão Para a Saúde dos Rins:

Sendo um anti-séptico natural, o Chá de Salsão elimina muitas toxinas que podem interferir na função renal normal. Também previne a formação de pedras nos rins.

Benefícios do Chá de Salsão

8. Ajuda a Limpar o Organismo:

O Chá de Salsão é um diurético natural e é muito útil para prevenir e combater a prisão de ventre. Ajuda a regular os fluidos corporais, a prevenir infeções do trato urinário em mulheres, e pode até mesmo ajudar a quebrar e se livrar de pedras nos rins e vesícula.

Comendo Salsão e suas sementes e bebendo o suco e Chá de Salsão, você ajuda seu organismo a se livrar de fluidos e resíduos ácidos em excesso, tornando-se um grande purificador para uso diário. Os atletas podem beneficiar especialmente da ingestão de Chá de Salsão, uma vez que seu alto teor de minerais ajuda na hidratação após o treino e na reposição dos eletrólitos.

9. Benefícios do Chá de Salsão Para a Ajuda a Digestão:

Além de aumentar a produção de sucos gástricos e saliva, o Chá de Salsão melhora a digestão ao mesmo tempo que aumenta os movimentos intestinais naturais, por isso se torna um laxante suave.

10. Está Repleto de Vitaminas e Minerais:

Todas as variedades do Chá de Salsão contém um alto teor de vitaminas: vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C e vitamina K, que contribuem para uma pele bonita, perda de peso saudável, e ainda outros benefícios que irei explicar com mais detalhe nos pontos seguintes.

Contém ainda os muito necessários minerais de potássio, manganês, cálcio, magnésio e sódio. Juntos ajudam a fortalecer os dentes, a promover a estimulação mental e clareza, a evitar a exaustão e outras tantas doenças. Com tanta quantidade de compostos saudáveis, você deve “olhar” o Chá de Salsão como um superalimento a introduzir em sua dieta.

11. Benefícios do Chá de Salsão Para Emagrecer:

Por ser pouco calórico, podemos dizer que um dos benefícios do Chá de Salsão é a contribuição com a perda de peso. É vantajoso para quem deseja emagrecer adicionar alimentos com poucas calorias e muitos nutrientes na alimentação já que eles ajudam a suprir as necessidades do corpo se provocar o acúmulo de calorias.

Outra vantagem do Chá de Salsão em relação à perda de peso é que por ser rico em água e fibras, o vegetal ajuda a promover a sensação de saciedade no organismo. E uma vez que a pessoa está com a sensação de barriguinha cheia, ela é capaz de controlar o apetite, comer menos e assim consumir um número menor de calorias, o que é bastante importante para eliminar os quilos em excesso.

Isso sem contar que o Chá de Salsão é considerado um alimento que contém calorias negativas, ou seja, que possui uma quantidade mais baixa de calorias do que o valor calórico que o corpo gasta para digeri-lo.

12. Traz Mais Saciante Naturalmente:

O chá de aipo fornece fibras, por isso ajuda a dar saciedade. Além de ajudar você a emagrecer através de seu efeito diurético que tem sobre o corpo, a fibra proporciona uma sensação de saciedade que ajuda a estimular o trato intestinal. Portanto, este vegetal é excelente para a purificação do corpo e ideal para uma dieta saudável.

13. Benefícios do Chá de Salsão Para o Sistema Imunológico:

A quantidade de vitamina C no Chá de Salsão, juntamente com seus antioxidantes, são uma grande ajuda para impulsionar seu sistema imunológico. Ingerir Chá de Salsão regularmente pode impedir você de pegar aquele resfriado comum, e estar a salvo de outras doenças.

14. É um Diurético Natural:

O Chá de Salsão é caracterizado por ter uma ação diurética que faz o corpo trabalhar corretamente para eliminar toxinas acumuladas.

15. Benefícios do Chá de Salsão Para Redução do Colesterol:

Por estimular a secreção do ácido biliar, o verdinho também colabora com a diminuição dos níveis de colesterol no corpo. Isso porque o processo de síntese de ácido biliar é o principal mecanismo para a eliminação de colesterol do organismo.

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde da Universidade de Cingapura mostrou que ratinhos que seguiam uma dieta rica em gordura por oito semanas e consumiram extrato de Salsão registraram reduções significativas das taxas de gordura no sangue em comparação aos outros bichinhos que não ingeriram o extrato de Salsão .

O Chá de Salsão ainda possui um composto chamado butylphthalide, que além de dar o sabor e a fragrância que são típicos do verdinho, também age na diminuição do colesterol ruim.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chigado, nos Estados Unidos, e que foi divulgada pelo New York Times mostrou que a quantidade da substância que é encontra em quatro talos de Salsão pode reduzir em até 7% os níveis do colesterol ruim, também conhecido como LDL.

Outros Benefícios do Chá de Salsão:

  • Melhora a vida sexual;
  • Combate ao câncer;
  • Faz bem aos olhos;
  • Combate a úlceras;
  • Alívio do estresse;
  • Ajuda a digestão;
  • Reduz o inchaço.

Salsão

Receita do Chá de Salsão:

Ingredientes:

  • 1 colher de gengibre ralado
  • 3 talos de Salsão
  • 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Lave e pique os talos de Salsão. Leve a água ao fogo, quando levantar fervura, adicione os talos de Salsão e deixe ferver em fogo médio por 10 minutos com a panela tampada. Quando atingir os 10 minutos adicione o gengibre e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar por 15 minutos, em seguida, adicione o suco de 1 limão, misture bem e guarde-o em um recipiente seco e hermético.

O chá deve ser consumido durante o dia, o ideal é tomar uma xícara de 250ml em jejum, e outra xícara durante o lanche da tarde. O processo deve ser repetido por 15 dias seguido, depois descansa 15 dias e posteriormente se quiser, pode iniciar de novo a terapia do chá por mais 15 dias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Abóbora de Serpente – Origem, Benefícios e Como Usar!

Ipecacuanha – Origem, Benefícios e Como Usar!