Os 25 Benefícios da Stevia Para Saúde

Saiba Tudo Sobre Os 25 Benefícios da Stevia Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os 25 Benefícios da Stevia Para Saúde são bem complexos, pois, a Stevia possui nutrientes de grandes Benefícios para saúde em geral do nosso corpo. Além disso, a Stevia é uma planta da família das margaridas, uma de suas características é um gosto peculiarmente doce. Ela já era utilizada pelos índios, devido suas propriedades medicinais, e também como adoçante para comidas, eles a chamavam de “folha de mel” e ”erva de mel”.

steviaA Stevia é uma planta que tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em pesquisas feitas com a Stevia descobriu-se que em sua composição natural a Stevia chega a ser de dez a quinze vezes mais doce que o açúcar doméstico.

Já em sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural que conhecemos.

Propriedades da Stevia:

Entre seus principais benefícios, estão a redução na absorção do açúcar durante o processo da digestão. Por isso, o consumo deve ser feito por aqueles que tem problemas com diabetes, ou até mesmo estão buscando a perda de peso.

O chá, quando consumido, além dos benefícios citados acima, pode ajudar a regular as taxas de glicose no sangue, age como diurético e um calmante leve. Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo e a diminuir a ansiedade. Então, confira Os 25 Benefícios da Stevia Para Saúde:

1. Ajuda na Dieta de Calorias Controladas:

Os americanos são conhecidos por seu “apetite por doce” e podem consumir até 20 vezes o que é considerado ser uma quantidade razoável de açúcar. Isso tem sido associado como um fator que contribui para o ganho de peso.

Bem como em chá e café ou smoothies, uma pequena quantidade pode ser usada em vez de açúcar em receitas, incluindo biscoitos e bolos como uma alternativa de menor caloria.

2. Regula a Pressão Arterial:

A pressão alta pode levar a muitas doenças graves, incluindo doenças cardíacas e insuficiência renal.

O Stevioside é um composto doce presente na Stevia, e um estudo recente conduzido na China de 174 pacientes concluiu que, a pressão arterial sistólica e diastólica foi reduzida em pacientes que tomaram Stevioside 3 vezes por dia durante dois anos.

3. Trata Diabetes Tipo 2:

A diabetes tipo 2 é atualmente uma preocupação global maciça. Ela ocorre quando não é produzida insulina suficiente para o corpo funcionar adequadamente, ou se as células do corpo não reagem à insulina. A diabetes pode causar sérios problemas de saúde, incluindo perda de visão e insuficiência renal.

A Stevia foi testada em grupos de pacientes e acredita-se que ela melhorou a produção de insulina, reduzindo o açúcar no sangue em cerca de um quinto, tornando-a útil para pessoas que têm diabetes tipo 2.

4. Possui Nutrientes Essenciais:

As folhas da Stevia contêm uma quantidade surpreendente de vitaminas e minerais, incluindo o zinco, vitamina C e ferro. O corpo precisa de pequenas quantidades de vitaminas, a fim de funcionar corretamente, e o zinco e a vitamina C podem apoiar um sistema imunológico mais forte; e os benefícios dos minerais incluem a construção de ossos e dentes fortes e transformar alimentos digeridos em energia.

Muitos antioxidantes também são encontrados na folha da Stevia. Os antioxidantes podem ter muitos benefícios para a saúde, incluindo abrandar o processo de envelhecimento e desempenhar um papel na redução do risco de mal de Parkinson e Alzheimer.

5. Otima Medicina Alternativa:

Em sua forma de extrato, a Stevia tem sido utilizada por sul-americanos nativos, a fim de tratar feridas infectadas, inchaços nas pernas, e até mesmo como um tônico para tratar a depressão.

6. Ajuda na Densidade Óssea:

Foi sugerido, após testes conduzidos em galinhas, que a Stevia pode ajudar com a absorção de cálcio no corpo, levando a uma melhoria na densidade óssea.

7. Melhora Dentes e Gengivas:

A Stévia não estimula o crescimento das bactérias que contribuem para a deterioração dos dentes e cáries. Quando ela é usada como parte de um enxaguante bucal, ela pode diminuir as infecções orais e gengivite, uma vez que ela pode ajudar a combater a formação de placa nos dentes.

stevia beneficios

8. Melhora o Cabelo e Couro Cabeludo:

A Stevia concentrada pode ajudar a aliviar um couro cabeludo seco e a caspa, e ela também revive cabelos secos, finos e opacos. Ela pode ser usada como uma parte separada de uma rotina de xampu e de condicionador, ou pode ser usada para ambos os processos. (3 a 4 gotas de Stevia concentrada devem ser adicionadas ao seu xampu usual, e o chá de Stevia é recomendado como um condicionador de fortalecimento a ser enxaguado após 5 minutos).

9. Combate a Azia e Indigestão:

Certos elementos vegetais presentes na Stevia podem aliviar um estômago irritado, assim sendo, um copo do chá morno de Stevia poderia ser usado como um auxiliar contra a indigestão.

Um copo frio de chá de Stevia pode combater a azia. Este remédio é muito popular no Brasil, Paraguai e Bolívia e algumas pessoas bebem em forma de chá 3 a 4 vezes ao dia para ajudar geralmente com seu processo digestivo.

10. Melhora o Aspecto da Pele:

Como também contém antioxidantes, a Stevia também é um anti-séptico que pode ajudar com as doenças da pele, incluindo eczema, erupções cutâneas e coceira em geral. Ela pode até mesmo acalmar os lábios rachados.

Ela é suave o suficiente para ser aplicada ao rosto (quer em forma de pasta a partir das folhas ou como algumas gotas do líquido) e pode ser usada como uma alternativa mais barata para o creme anti-rugas.

11. Previne a Retenção Líquida:

Graças aos seus efeitos diuréticos, o adoçante Stevia também ajuda a prevenir e combater a retenção líquida e os “inchaços” que ela causa na barriga. Por isso, mais uma vez, este alimento é altamente recomendado para quem quer emagrecer.

12. Não Engorda:

Como você já leu no decorrer desse artigo, o adoçante Stevia não possui calorias e, por isso, é altamente recomendado para pessoas que desejam emagrecer. O motivo por ele ser mais leve que o açúcar comum é que ele é extraído de uma planta e não da cana, como o açúcar doméstico comum nas nossas cozinhas.

13. Controla os Níveis de Açúcar no Sangue:

Ao contrário do açúcar tradicional, o adoçante Stevia pode ser um grande aliado de pessoas diabéticas ou que estejam passando por uma dieta de emagrecimento. Isso porque, por não conter as mesmas propriedades que o açúcar comum, ele não aumenta os níveis de açúcar na circulação sanguínea.

14. Benefícios da Stevia Pra Saúde Oral:

A Stevia foi encontrada para reduzir a formação de bactérias na boca, tornando-se um aditivo popular para cremes dentais e enxaguatórios bucais. Também previne cáries e gengivite, que a sacarose certamente não faz!

15. Benefícios da Stevia Para ter uma Pele de Saúde:

Em uma função antibacteriana semelhante, uma vez que desempenha na boca, a Stevia foi constatada como uma aplicação tópica útil para condições de pele, tais como o eczema e dermatite. Ela inibe a propagação de bactérias e age como um esteroide nestas situações, tornando-se uma opção popular para muitas pessoas que não podem obter alívio de tais condições.

16. Benefícios da Stevia na Prevenção do Câncer:

A ampla gama de compostos antioxidantes encontrados em Stevia torná-lo um suplemento dietético ideal para a prevenção do câncer. Quercetina, kaempferol e os outros compostos glicosídeos presente na stevia ajuda a eliminar os radicais livres no organismo, impedindo-os a mutação de células saudáveis em células cancerosas. Os antioxidantes também ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro, mau funcionamento cognitivo e várias outras doenças graves, como doença cardíaca.

17. Benefícios da Stevia ela e Rica em Vitaminas:

Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A), Niacina, Riboflavina, Tiamina (vitaminas do complexo B); Apesar de alguns destes nutrientes talvez não estarem presentes em quantidades suficientes para produzir o efeito terapêutico sozinho, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.

beneficios da stevia

18. Benefícios da Stevia Combate a Candidíase:

A Candida albicans é um fungo presente no intestino de todos os seres humanos. No entanto, em algumas pessoas, esse fungo pode desenvolver-se e causar vários problemas de saúde, mesmo que na maioria das vezes não sejam graves.

O principal culpado pela candidíase é a fermentação do açúcar no intestino, e, portanto, muitas das dietas para prevenir a Candida são baseadas na remoção de sacarose a partir dos padrões de alimentação de uma pessoa.

19. Benefícios da Stevia Regula a Hipertensão:

Por gerações, as tribos nativas da América do Sul têm vindo a utilizar a estévia para adoçar suas bebidas. Além da doçura conseguida, ela também ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Hoje, os médicos prescrevem a sua utilização para ajudar a controlar a pressão arterial elevada. Numerosos testes têm mostrado que a Estevia não reduz a pressão arterial em indivíduos saudáveis, o que é bom para evitar a hipotensão.

Outros Benefícios da Stevia Para Saúde:

  • Não causa diabetes
  • Não contém calorias
  • Não altera o nível de açúcar no sangue
  • Não é tóxica
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental
  • Não contém ingredientes artificiais
  • Pode ser usada na culinária, chá, chimarrão, tereré, etc.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios da Semente de Tomate Para Saúde

Girassol Benefícios

Os 42 Benefícios do Girassol Para Saúde