Os 30 Benefícios da Pitanga Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Pitanga Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, além da casca avermelhada, a frutinha possui uma polpa adocicada e azedinha ao mesmo tempo. Pertencente à família das mirtáceas, e com o nome científico por exemplo, de Eugenia Uniflora, o benefício da pitanga é originário da árvore pitangueira.

Nome “pitanga” é de origem tupi que significa “vermelha”. A pitanga é uma fruta agridoce, a árvore que dá o fruto se chama pitangueira. Em vez de que, seu nome científico é Eugenia Uniflora, é uma fruta brasileira, nativa da Mata Atlântica.

beneficios da pitanga

Mas também muito encontrada na região amazônica, tem um sabor particular por ser azedinha porém muito saborosa e apreciada. A pitanga também é encontrada na cor amarela e preta, é rica em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, também rica em cálcio, ferro e fósforo. Seus benefícios principais são auxiliar no emagrecimento, função diurética e a manutenção da pele saudável.

A pitanga possui algumas propriedades medicinais, entre elas se encontram as funções de adstringente, antirreumática, antiviral, analgésica, diurética, vermifuga, entre outros. As folhas da pitangueira também são ricas em propriedades medicinais, agindo como calmante, laxante, anti-inflamatório, etc.

Como é rica em vitamina A por exemplo, a pitanga previne doenças como a osteoporose. Na sua composição também encontramos antocianinas e fenóis que ajudam na prevenção de doenças degenerativas e protegem o DNA de possíveis mutações que tornam as células cancerosas.

No entanto, para além de seu sabor suculento e origem, o fato é que a pitanga, apesar de pequenina. Também é bastante nutritiva, podendo ser inserida na alimentação para prevenir e tratar diversos tipos de doenças, inclusive a osteoporose e o câncer.

Benefícios da Pitanga Para Saúde:

Valor Nutricional da Pitanga:

É rica em nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de fósforo, ferro, potássio e cálcio, que são capazes de oferecer propriedades adstringentes, antivirais, antirreumáticas, analgésica, vermífugas, diuréticas, entre outras importantes para manter o corpo sempre saudável.

1. Benefício da Pitanga Para Prevenir o Câncer:

A pitanga é uma fruta rica em fenóis e antocianinas, que são nutrientes altamente eficazes na prevenção de doenças degenerativas e atuantes na proteção das nossas moléculas de DNA contra mutações que possam levar ao desenvolvimento do câncer.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

Rica em propriedades antioxidantes, esse benefício da pitanga pode ser utilizada na alimentação para combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores, dentre outros problemas, do envelhecimento precoce da pele.

3. Trata Gripes e Resfriados:

Mais uma vez, por conta das propriedades anti-inflamatórias presentes na composição da pitanga, ao consumir a fruta, você pode prevenir e tratar gripes e resfriados, bem como os seus incômodos sintomas, como febre e dor na garganta.

4. Benefício da Pitanga no Combate as Inflamações:

A pitanga também é uma fruta com ótimas propriedades anti-inflamatórias. Portanto, significa que, ao consumi-la, você pode prevenir ou tratar diversos tipos de inflamações pelo corpo, inclusive a artrite e a gota, amenizando as dores causadas pelas doenças.

5. Trata Diarreias:

Devido às suas propriedades adstringentes, a pitanga também é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas de diarreias e outros desconfortos intestinais, potencializando a saúde do trato gastrointestinal como um todo.

6. Fortalece os Ossos:

Excelente fonte de vitamina A, a pitanga também pode ser usada para ajudar na formação e manutenção dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes às fraturas e doenças, como a descalcificação, que pode levar ao desenvolvimento da osteoporose. Além disso, por conter cálcio em sua composição, consumir a fruta também pode acelerar a recuperação de lesões ósseas.

7. Protege o Coração:

Por conter vitaminas e minerais que ajudam na redução da pressão arterial, a pitanga também pode ser usada para potencializar a saúde do sistema cardiovascular. Ou seja, na prática, ao consumir a fruta, você pode proteger o coração de uma série de doenças, como hipertensão, derrames, AVC, ataques cardíacos e aterosclerose.

8. Ajuda na Perda de Peso:

Com baixo índice calórico, a pitanga também pode compor com sucesso a dieta de pessoas que querem emagrecer. Isso porque, ao consumi-la, você não precisará se preocupar em engordar e, inclusive, substituir alguns tipos de alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, por exemplo, dentro do cardápio.

9. Possui Propriedades Analgésicas:

Segundo pesquisas recentes, as folhas da pitanga ainda tem uma atividade analgésica e antitérmica, onde algumas substâncias presentes nela podem baixar temperatura corporal e assim, ajudar inclusive no combate a insônia.

10. É Rica em Vitamina C:

Ser rica em vitamina A também é um dos benefícios da pitanga, e isso faz com que a bebida feita com as folhas da pitangueira combata o envelhecimento precoce das células e também alguns casos de câncer.

pitanga

11. Diminui a Ansiedade:

Como provoca um efeito relaxante, pode ajudar as pessoas que querem emagrecer e perder medidas, pois diminuem a ansiedade e a compulsão por alimentos além de diminuir a retenção de líquidos.

12. É um Poderoso Laxante:

O chá dessa fruta ou da folha da árvore é capaz de tratar diversos problemas de saúde que afetam o organismo devido a suas ações anti-inflamatória naturais. Além disso, laxativa e calmante e sem contar com a presença de flavonoides, que atuam no fortalecimento das defesas corporais.

13. Pitanga Para os Ossos:

A fruta Pitanga é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Portanto, além de possuir minerais, como o cálcio é essencial para manter os ossos saudáveis.

14. Benefícios das Folhas de Pitanga:

As folhas de Pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais.

15. Pitanga Para Beleza Natural:

As vitaminas encontradas na Pitanga ajudam a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

16. Previne a Osteoporose:

A fruta Pitanga é rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além de possuir minerais, como o cálcio que é essencial para manter os ossos saudáveis. Dessa forma é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

17. Combate Acne e Rugas:

Além de muitos benefícios da Pitanga, ela pode também auxiliar. No combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto. Esse problema por exemplo, afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

18. Possui Propriedades Antioxidantes:

Os principais ingredientes na Pitanga por exemplo, são os antioxidantes, que são ricos em vitamina. Estes antioxidantes ajudam na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças.

19. Benefício da Pitanga Para os Pulmões:

As Pitangas ajudam a promover o bom funcionamento dos pulmões. Previne o funcionamento anormal de seus pulmões e infecção pulmonar efetivamente.

20. Pitanga Para Promover a Digestão:

O conteúdo de fibra e outros nutrientes portanto, nas cerejas do Suriname promovem a digestão suave.Comer essas cerejas ajuda a tratar diarreia e prevenir problemas gastrointestinais em grande medida.

21. Melhora o Apetite:

Ela é conhecida por exemplo por conter amplo de vitamina B complexo que ajuda a aumentar o seu apetite. Além disso, o complexo de vitamina B também melhora o funcionamento de seus vários órgãos do corpo e ajuda você.

22. Benefício da Pitanga Para a Pele:

As vitaminas encontradas nela ajudam a manter pele. Portanto, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, ela contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

23. Aumenta a Imunidade:

A abundância de antioxidantes nas Pitangas em vez de que, ajuda a neutralizar os radicais livres e previne danos nas células e nos tecidos. O conteúdo antioxidante da fruta fortalece sua imunidade, evita o estresse oxidativo. E protege seus órgãos de danos potenciais devido à atividade radical.

beneficio da pitanga

Outros Benefícios da Pitanga Para Saúde:

  • Sem contar que entre o benefício da pitanga por exemplo, estão as folhas, que podem ser usadas para o tratamento de doenças estomacais, hipertensão e diuréticos;
  • Elas também possuem ação laxativa e calmante e o flavonóide presente nela tem participação na ação anti-inflamatória, além de fortalecer a imunidade;
  • Fora que o Benefício da pitanga é conhecida como uma fonte para a beleza. Portanto, ajuda a manter as unhas, cabelo e pele sempre saudáveis;
  • Isso porque ela contém vitamina A, que colabora com a produção de colágeno, pois fica deixando a pele hidratada e tonificada;
  • O extrato da folha da pitangueira atua contra vermes. Portanto, o chá é excelente para combater doenças da próstata e também normaliza a pressão arterial;
  • As folhas da pitangueira têm uma substância chamada pitanguina, portanto, é ótima para quem tem diabetes e é calmante;
  • Auxilia na cicatrização da pele e ameniza manchas de pele.

Efeitos Colaterais da Pitanga:

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas Pesquisas consultadas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 25 Benefícios da Atemoia Para Saúde

Os 30 Benefícios do Biribá Para Saúde