Os 40 Benefícios do Aspargo Verde Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Aspargo Verde Para Saúde é de muita Importância, pois, o aspargo verde possui propriedades valiosas para saúde. Além de tudo, aspargo verde pertence à família de lírios e é avaliado para as suas propriedades terapêuticas. Ele é derivado de uma palavra grega que significa ‘ broto ‘ e existem cerca de 300 espécies diferentes em todo o mundo. O efeito medicinal de uma planta de aspargo verde estende-se desde a sua raiz para atirar e seu uso tem sido testada e comprovada em sistemas científicos, bem como indígenas da medicina como siddha, Ayurveda e Unani.

Espargos é normalmente disponível nas cores branca, verde e roxo. Espargos brancos é cultivado longe da luz solar e, portanto, é deficiente do pigmento verde, clorofila . Espargos roxo é carregado com Fitoquímicos antocianinas que proporcionam a cor única para o vegetal.

Aspargos VerdePropriedades do Aspargo Verde:

A verdura é dotada de propriedades anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes, diuréticas e drenantes. Na antiguidade, os aspargo verde também era conhecido por suas propriedades afrodisíacas.

Valor Nutricional:

Com 20 calorias a cada porção de 100 g e nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro e magnésio em sua composição, o aspargo verde já dá uma ideia de que se trata de um alimento saudável.

Mas quais exatamente são as suas propriedades? E para que serve o alimento? Vamos descobrir abaixo junto com alguns dos benefícios do aspargo Verde.Confira então, Os 40 Benefícios do Aspargo Verde Para Saúde.

1. Auxilia na Perda de Peso:

O Aspargo Verde tem pouquíssima gordura e poucas calorias – uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra. O Aspargo Verde também é ótimo para quem sofre de constipação, e estudos comprovaram que ajuda a diminuir o colesterol.

2. Funciona Como um Viagra Natural:

O Aspargo Verde é uma ótima fonte de Ácido Fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

3. Combate o Inchaço:

De todas as boas propriedades do Aspargo Verde, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases. Por ser diurético, também acaba com o inchaço relacionado à retenção de líquido.

4. Previne Infecções e Problemas Urinários:

O Aspargo Verde contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica em Aspargo Verdes pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.

5. Ajuda na Coração:

O Aspargo Verde é livre de gordura e de colesterol . Além disso, ele também é uma fonte de saponina, a saponina ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas. Isso faz com espargos seja um excelente alimento para pessoas com doenças cardíacas.

6. Fonte de Antioxidantes:

O aspargo é rico em antioxidantes, substâncias que fazem muito bem ao organismo por combaterem os radicais livres causadores de doenças degenerativas e que promovem o envelhecimento.

Entretanto, para garantir que os antioxidantes, assim como suas vitaminas, não sejam perdidos, é necessário não cozinhar demais os aspargo na hora de prepará-los.

7. Age como um Anti-inflamatório:

Os Aspargo Verde não só tem o gosto delicioso, mas também é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente. Os Aspargo Verdes contém muitos nutrientes anti-inflamatórios, tais como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que ajudam a combater a artrite, asma e doenças autoimunes.

8. Melhora o Humor:

Junto à Vitamina B12, o folato ajuda a evitar a irritabilidade. Pesquisadores identificaram que pessoas que sofrem com depressão podem apresentar baixas taxas dessas vitaminas. O aspargo verde Verde também possui bastante triptofano, um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.

9. Fonte de Vitamina E:

Este importante oxidante fortalece a imunidade do organismo e também ajuda a combater os radicais livres.

Dica de preparo: Para absorver ao máximo a vitamina E, consuma os aspargo verde acompanhados de algum óleo saudável. Você pode prepará-los grelhados com um pouco de azeite de oliva.

Aspargos Verde benefícios10. Cura Ressaca:

Um estudo publicado em 2009 no Journal of Food Science comprovou que uma porção pequena de aspargo verde no café da manhã pode curar a ressaca, pois os aminoácidos do vegetal agem no fígado e protege as células, combatendo todas as toxinas do álcool.

11. Acaba com Inchaço

De todas as boas propriedades do aspargo verde , talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases. Por ser diurético, também acaba com o inchaço relacionado à retenção de líquido.

12. Fonte de Ácido Fólico:

O ácido fólico é essencial para mulheres que querem engravidar, pois fortalece o útero. Segundo um estudo publicado em 2009, esta vitamina pode reduzir em até 50 por cento o risco de parto prematuro. A pequena quantia de quatro aspargo verde contém 22 por cento da dose diária de ácido fólico recomendada por médicos.

13. É Rico em Vitamina K:

Esta vitamina melhora a circulação sanguínea e evita a formação de coágulos, e também fortalece os ossos, pois ajuda a absorver o cálcio dos alimentos.

14. Rico em Fibras:

Outra vantagem do aspargo verde é que ele é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que ele ajude a controlar o apetite e consumir uma quantidade controlada e mais baixa de calorias seja mais fácil.

15. Rico em Vitamina do Complexo B:

Acredita-se ainda que algumas vitaminas do complexo B – presentes nos aspargo verde – trabalhem juntas para regular os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque a manutenção de taxas estáveis de glicose ajuda a evitar a elevação do apetite.

16. Contém Glutamina:

O aspargo verde possui glutationa, um poderoso antioxidante que age no nosso corpo junto aos presentes na vitamina C.

17. Previne Contra o Câncer:

Seu consumo também ajuda na luta contra o câncer na bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário entre outros, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, em conjunto, combatem a inflamação crônica e de oxidação das células que, como já é comprovado pela ciência, podem conduzir a uma grande variedade de tipos de câncer.

18. Combate o Envelhecimento Precoce:

Possui ainda ação diurética, auxiliando também no combate de radicais livres e do envelhecimento precoce. O alimento age ainda como anti-inflamatório, combatendo a artrite, asma e doenças autoimunes.

19. Previne Doenças nos Ossos:

A vitamina K, presente no alimento, é essencial para a síntese da osteocalcina, proteína que fortalece a composição dos ossos, além de impedir o acúmulo de cálcio no tecido – que causa a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

20. Combate a Constipação:

A fibra do aspargo verde estabiliza a digestão e previne a constipação, além disso é um alimento de baixa caloria.

21. Rico em Nutrientes:

Além de possuir um sabor delicioso, o aspargo verde contém nutrientes anti-inflamatórios, como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina. Esses nutrientes ajudam a combater a artrite, asma e algumas doenças autoimunes.

22. Auxilia no Sistema Digestivo:

A inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.

Aspargos Verde e seus beneficios23. Mantém o Coração Amigável:

O Espargos é livre de gordura e de colesterol . Além disso, ele também é uma fonte de saponina, a saponina ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas. Isso faz com espargos seja um excelente alimento para pessoas com doenças cardíacas.

24. Fornece Energia Pra os Músculos:

O aspargo verde , assim como alguns outros vegetais verde escuros, têm uma grande quantidade de nitratos, que são potencializam a ação das mitocôndrias, fazendo com que elas precisem de menos oxigênio para executar suas funções. Dessa forma, o aspargo verde vai ajudar seus músculos a funcionarem melhor, com menos energia.

25. Elimina os Radicais Livres:

O aspargo verde tem propriedades antioxidantes, que ajudam a retirar os radicais livres produzidos naturalmente pelo seu corpo e em grande quantidade após os treinos físicos levando a uma sensação de bem estar e combatendo o envelhecimento precoce das células.

26. Acaba com a Retenção de Líquidos:

Outra característica importante dele é ser um ótimo agente diurético. Toda a água acumulada em excesso no seu organismo é eliminada, acabando com aquela sensação de inchaço que acontece às vezes e diminuindo seu peso. Com essa água também são eliminadas todas as toxinas produzidas pelo seu organismo em suas reações orgânicas.

27. Aumenta o Metabolismo:

Além disso, ele é rico em vitaminas que ajudam no metabolismo do seu corpo e vão aumentar a sua saúde e bem estar.

28. É um Bom Laxante:

Outro dos Benefícios do Aspargo Verde para a nossa saúde está relacionado com sua capacidade para regular o trânsito intestinal devido à fibra presente em sua composição.

Evita, trata ou previne a prisão de ventre, as hemorroidas, os divertículos no cólon e a síndrome do intestino irritável. A fibra, por sua vez, tem outras propriedades como, por exemplo, contribuir para a redução do colesterol e favorecer a decomposição dos açúcares no sangue.

29. Auxilia o Desempenho Sexual:

Como vimos acima, o aspargo verde possui propriedades afrodisíacas. Seu folato e sua vitamina B6 estimulam a excitação. Além disso, a vitamina E presente no aspargo verde estimula os hormônios sexuais de homens e mulheres.

o benefícios do Aspargos Verde Outros Benefícios do Aspargo Verde Para Saúde:

  • Rico em probióticos e age fortemente no sistema digestivo;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • Também é ótimo para quem sofre de constipação;
  • Fortalece o sistema imunológico protege o corpo contra os radicais livres;
  • É uma fonte de nutrientes para o corpo e a mente;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • Previne Infecções Urinárias;
  • Estimula a Excitação Masculina;
  • Rico em vitamina E;
  • Contém Fibras;
  • Regula o Trânsito Intestinal.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Óleo de Hortelã Para Saúde

Os 26 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde