Boldo Chileno – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Boldo Chileno – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. além disso, o Boldo Chileno possui ricas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo humano. Não se engane, o Boldo Chileno não é igual ao boldo-brasileiro. Apesar de terem semelhanças de propriedades, estas são plantas distintas. A primeira pode atingir até 12 metros de altura, enquanto a conterrânea não passa dos 2 metros.

beneficios do boldo chileno

O Boldo Chileno (Peumus boldus) é uma planta medicinal também conhecida como boldo-medicinal, boldo-da-terra, boldo, boldu, boldus, boldoa, boldina, baldina e molina. Inclui os sinônimos botânicos Boldea fragrans e Peumus fragrans. Pertence a família Monimiaceae.

O Boldo Chileno é uma erva nativa da América do Sul muito usada para o tratamento de problemas de indigestão. É uma árvore perene arbustiva de crescimento lento, que produz pequenos frutos. Cada espécime possui apenas um sexo e, portanto, mudas de diferentes sexos devem ser plantadas próximas umas das outras, para estimular a reprodução.

O Boldo Chileno é encontrado nas regiões andinas do Chile e do Peru, mas também cresce selvagem em algumas regiões do Marrocos. É cultivada na Itália, Brasil e norte da África, vez que a demanda por suas folhas medicinais é muito alta.

Outras plantas, com efeitos similares (para os malestares do fígado e vesícula) também são chamadas de boldo: assim temos o boldo-baiano ou alumã (Vernonia condensata, arbusto brasileiro muito usado pelos indígenas e caboclos), boldo-rasteiro (Plectranthus ornatus), boldo-miúdo (Plectranthus neochilus) e boldo-brasileiro de jardim ou tapete de Oxalá (Plectranthus barbatus), de folhas grandes, cheirosas, usado em banhos de descarrego e, com cuidado, em chás digestivos.

Propriedades do Boldo Chileno:

O Boldo Chileno apresenta propriedades que podem ser bastantes úteis, tais como: é anestésico, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antioxidante, depurativo (daí dizerem que a planta emagrece) e sedativo.

Além de tudo isto, ajuda a clarear o cabelo, sendo indicado para problemas de fígado, cólicas, diarreias, gota, prisão de ventre, ureia e até pode ser usado em casos de ingestão de álcool em excesso. Então, confira agora detalhadamente os Benefícios do Boldo Chileno Para Saúde:

Benefícios do Boldo Chileno Para Saúde:

  • Esta é uma planta recomendada para os processos inflamatórios da visas biliares e pâncreas e, com cuidado, também para os processos de formação de cálculos biliares e hepatite.
  • O Boldo Chileno também é recomendado em banhos de imersão, para descarregar o organismo de cansaços, tanto físicos quanto mentais. Seu aroma, bastante parecido com o da hortelã, é um “elevador do astral” e o seu banho de cheiro pode ajudar a quem está estressado, triste ou deprimido.
  • O Boldo Chileno contém várias substâncias anti-helmínticas, incluindo uma chamada ascaridol, que faz com que os parasitas intestinais se desprendam do tecido ao qual estão aderidos, além de ter efeito tóxico para os vermes.
  • Favorece a eliminação adequada de líquidos pelo organismo, evitando o inchaço causado pela retenção hídrica.
  • Contém substâncias com efeitos calmante e sedativo sobre sistema nervoso. Por isso, seu chá é recomendado para combater a insônia, o estresse e a ansiedade.
  • O principal princípio ativo do Boldo Chileno se chama boldina, um alcaloide que ajuda o fígado a trabalhar melhor e, portanto, reduz os sintomas de fígado pesado como as dores de cabeça, suores frios e peso gástrico.
  • A planta Boldo Chileno estimula a produção e liberação de secreções gástricas, melhorando o processo de digestão dos alimentos.
  • Boldo Chileno evita a formação de gases durante o processo digestivo. Isso ocorre pela melhora da digestão, o que diminui os resíduos de alimentos, que ao serem fermentados por bactérias liberam gases.
  • Diminui a produção de prostaglandinas, substâncias importantes para os processos inflamatório. Em função disso, seu uso também é indicado para portadores de reumatismo e artrite.
  • O Boldo Chileno contém substâncias, como a boldina e flavonoides, que lhe conferem propriedades protetoras do fígado.
  • Como possui efeito laxante suave, pode ajudar a tratar casos de prisão de ventre.

Como Usar o Boldo Chileno:

O ideal é ingerir o Boldo Chileno sem a adição de nenhum tipo de açúcar, até mesmo o adoçante e o mel estão proibidos. Apesar do gosto amargo, é preferível tomar o chá sem açúcar, pois assim é mais fácil de preservar as propriedades medicinais dele.

Já de acordo com a quantidade ingerida, esta vai depender de qual problema você deseja tratar, veja a seguir como deve ser feita administração desse remédio:

  • Problemas Hepáticos: Uma xícara antes das refeições e outra antes de deitar;
  • Diarreia: Tomar uma xícara, pelo menos quatros vezes ao dia, em períodos curtos;
  • Controle do Ácido Úrico: Duas xícaras por dia;
  • Problemas Digestivos: Duas xícaras de chá entre os intervalos das refeições;
  • Distúrbios do Sono: Uma xícara de chá à noite, momentos antes de dormir.

Receita do Chá de Boldo Chileno:

INGREDIENTES:

  • Uma colher (de sobremesa) das folhas de Boldo Chileno;
  • Uma xícara de água filtrada.

MODO DE PREPARO:

Compre as folhas de boldo em feiras livres ou em lojas de produtos naturais na sua cidade ou até mesmo pela internet. Os efeitos benéficos do chá podem ser encontrados tanto nas folhas frescas, como nas secas. Ao adquirir a erva, primeiro comece lavando-a. Em seguida, pique com as próprias mãos as folhas em pedaços pequenos.

Enquanto você limpa o ingrediente principal, coloque a água no fogo e deixe-a ferver. Após o processo de ebulição, coloque a erva picada na xícara com a água quente e tampe o recipiente. Deixe em infusão por até 10 minutos, em seguida coe o chá e sirva.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Boldo Chileno:

Pessoas com cálculos biliares devem procurar ajuda e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado antes de se automedicarem com Boldo Chileno, vez que a erva produz um efeito tão forte sobre a vesícula biliar que pode fazer com que a mesma libere pedras rapidamente, o que possivelmente pode causar uma obstrução nos ductos biliares abaixo da vesícula ou até mesmo danificar o pâncreas.

boldo chileno

É mais bem aproveitado quando consumido em pequenas quantidades e em combinação com outras ervas, fator que ameniza seus efeitos colaterais. O Boldo Chileno demonstrou ser abortivo e causou defeitos congênitos em estudos com animais, portanto, não deve ser usado durante a gravidez ou fase de amamentação.

Os constituintes químicos presentes no Boldo Chileno podem afinar o sangue, portanto, pacientes que fazem uso de medicamentos para afinar ou que possuem doenças com tendência a diluir o sangue (tais como hemofilia ou trombocitopenia) não devem consumir o chá de Boldo Chileno. O Boldo Chileno possui efeito diurético e é contraindicado para uso a longo prazo. Doses elevadas devem ser evitadas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do cha da casca de manga

Os 10 Benefícios do Chá de Casca de Manga Para Saúde

Giesta – Origem, Benefícios e Como Usar!