Os 20 Benefícios do Chá de Hera Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Hera Para Saúde que devemos conhecer. Além disso, também conhecida como hera inglesa ou hedera helix, a hera pode prosperar em situações frias e de pouca luz. Muitas pessoas gostam da planta porque permanece verde durante todo o ano e faz uma cobertura de solo atraente para jardins decorativos. Também é popular como um ornamento, especialmente durante as temporadas de Natal e inverno.

Chá de Hera

Esta planta perene sobe ao lado de árvores e edifícios, adicionando cor onde quer que vá.

Mas na verdade não é nativo dos Estados Unidos. Por volta de 1727, colonos europeus trouxeram a planta. Agora você pode encontrar heras inglesas em todos os lugares, desde a costa leste até o Arizona e o estado de Washington. Eles crescem em áreas sombreadas em aberturas de florestas, falésias e encostas onde o solo é fértil e úmido.

O que é Chá de Hera:

O chá de hera é feito a partir de uma planta da família do ginseng – a Araliaceae. Ela é uma trepadeira que cresce até 30 metros de comprimento. As folhas são verde-escuras e as plantas maduras produzem conjuntos terminais de flores amarelo-esverdeado. Frutos são negros e carnudos. A Hera pode crescer de forma rasteira ou subir em espécies nativas em bosques e matas, muitas vezes cobrindo galhos e árvores matando-a lentamente.

Na grécia Antiga acreditava-se que a folha de hera evitava que alguém se embebedasse pela ingestão excessiva de vinho. Explicado por que o deus do vinho Baco sempre usava uma coroa de hera em torno de sua cabeça. De acordo com esta história, a folha de hera era prensada e cozida no vinho para manter a pessoa sóbria ao apreciar o sabor do vinho.

A folha de hera tem outros usos além da degustação de vinhos também como o chá de hera. E esses usos são apoiados em evidência científica. E determinam que o extrato da folha de hera tem propriedades anti-bacterianas, anti-parasitários, e propriedades analgésicas.

Há várias décadas, os cientistas descobriram altas concentrações de substâncias no chá de hera que o tornam um descongestionante potencial para resfriados. Estas substâncias são chamadas saponinas glicosídicas. Estes compostos são amargos e irritantes para a boca, provocando uma tosse que auxilia na remoção de muco dos pulmões, garganta, e outras áreas.

O chá de de hera é mais usado hoje como um tratamento para o congestionamento das vias respiratórias. Agora, confira Os Benefícios do Chá de Hera Para Saúde:

1. Desintoxica o Corpo:

Estudos iniciais mostraram uma ligação entre a função do fígado e da vesícula biliar e o uso de chá de hera; isso ajuda os sistemas de órgãos a funcionarem melhor e a liberar as toxinas do corpo de forma mais eficaz, purificando assim o sangue e reduzindo a pressão sobre esses sistemas cruciais.

2. Cuidados Com Pele:

Durante séculos, as pessoas usaram chá de hera para minimizar a dor e o potencial de infecção de feridas por queimadura na pele. Isso também funciona para qualquer ferida ou ferida aberta, pois há certas propriedades antibacterianas de seu chá, além da natureza protetora das saponinas encontradas nas folhas. Isso também pode ajudar a aliviar o desconforto e irritação da Psoríase, Eczema, Acne e outras condições relacionadas à pele.

3. Alivia o Congestionamento:

Chá de Hera

O chá de hera é comumente usado para eliminar congestão e inflamação do trato respiratório. Eles agem como um expectorante e podem quebrar o catarro e muco no sistema brônquico. Ao eliminar esses criadouros de patógenos e bactérias, você pode melhorar sua saúde geral e reduzir o tempo de cura da doença. O chá de hera também é um remédio eficaz para reações alérgicas e Asma, pois reduzem a inflamação dessas passagens.

4. Previne o Câncer:

Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, as muitas propriedades que as folhas de hera já exibiram sugerem uma atividade antioxidante [ 6 ] significativa , o que também significa que elas podem impedir a disseminação ou o desenvolvimento de câncer . Ao eliminar os radicais livres e prevenir a mutação e a apoptose, as folhas de hera podem proteger o corpo de uma ampla gama de doenças crônicas, incluindo o câncer.

5. Propriedades Antibacterianas:

Em adição às suas propriedades antibacterianas, chá de hera também tem certo anti-helmíntico e qualidades anti-parasitários, tornando-o ideal para eliminar vermes intestinais e piolhos. Se você consumi-los, você pode limpar suas entranhas, mas se você topicamente aplicar o extrato ou decocção para o cabelo, você pode se livrar desses piolhos incômodos e coceira também!

Outros Benefícios do Chá de Hera Para Saúde:

  • O chá de hera, quando componente de remédios naturais, pode ser usada para curar tosses fortes, especialmente as com catarro. Além disso, suas ações são analgésicas, expectorante, calmante, cicatrizante, hidratante e lipolítica.
  • Quando a gripe ou a Bronquite estão fortes, recomenda-se tomar ½ xícara de chá de hera para expectorar o catarro, já que suas propriedades são bronco-dilatadoras. Além disso, compressas ajudam na cicatrização de machucados.
  • E seus benefícios contemplam também a estética. Um banho com a infusão da planta garante uma pele mais macia e hidratada, porém é preciso ter cuidado para não exagerar na dose. A dica é colocar sempre mais água e evitar as partes intimas. Devido as suas ações de beleza, ela é facilmente encontrada como substância principal em produtos cosméticos, como creme contra celulites e antirrugas.
  • O uso dessa planta em excesso pode causar vômitos e diarreia, irritação gástrica e em casos mais graves, pode levar ao estado febril. O uso indevido das compressas causa dermatites.
  • Fortalece o coração e vasos sanguíneos
  • Reduz a secreção de muco vaginal em mulheres
  • gastrite foliar e enterite
  • Regula a menstruação irregular
  • Usos externos para eliminar calos e celulite
  • Ação curativa em reumatismo, gota, doenças de pele
  • Efeito curativo nas doenças do baço
  • Controla crises de asma;
  • Ajuda no controle da bronquite;
  • Diminui as celulites;
  • Ameniza a laringite;
  • Auxilia no tratamento de gota;
  • Ajuda no combate ao reumatismo;
  • Diminui os calos;
  • Trata queimaduras;
  • Acelera a cicatrização;
  • Ameniza dores;
  • Age como calmante natural.

Como Utilizar o Chá de Hera?

O chá de hera é feito com as suas folhas secas e serve apenas para uso externo, em doses pequenas e para fazer compressas.

Para preparar o chá, acrescente as folhas frescas em uma chaleira com água e espere ferver. Tampe e deixe por 10 minutos. Após este tempo, coe. Para fazer a compressa, coloque as folhas secas em água gelada, amasse-as bem e aplique com um pano umedecido.

Receita do Chá de Hera:

Chá de Hera

Ingredientes:

  • 1 litro de água.
  • 10 gramas da planta.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e adicione a planta.
  • Depois que a água estiver fervida, desligue o fogo e abafe o recipiente por cerca de dez minutos.
  • Procure consumir a três xícaras de chá diariamente.
  • Se o problema for na garganta ou boca, faça gargarejos com a bebida.

Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Os efeitos colaterais do chá de hera incluem vômitos, Diarreia, irritação gástrica e, em casos mais graves, pode levar ao estado febril. Além disso, utilizar as compressas indevidamente pode causar dermatites. Lembre-se que a orientação médica é necessária em qualquer tratamento, inclusive com remédios naturais!

A planta é contraindicada para crianças, grávidas, lactantes e para pessoas que possuem hipertireoidismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Boldo da Bahia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Queijos

Os 36 Benefícios do Queijo Para Saúde