Benefícios do Chás

Os 30 Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde

cha de arnica

Os 30 Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a arnica (Lychnophora pinaster Mart.) é uma planta originária de regiões de clima temperado, pertencente à família das Asteráceas, a mesma dos girassóis. É também popularmente conhecida como betônica, betônica-das-montanhas, tabaco das montanhas, panaceia-das-quedas, entre outros nomes.

A arnica pode ser facilmente confundida com o girassol, porém as suas folhas se diferem por possuírem uma textura aveludada e com pelos. A espécie mais conhecida da arnica é a Montana, também popularmente conhecida como arnica verdadeira, arnica das montanhas, tabaco das montanhas, dentre outros.

cha de arnica

Esta planta é largamente utilizada no tratamento caseiro de escoriações, além de ser útil no tratamento de lombrigas, mordidas de animais, no tratamento contra a flatulência e, quando utilizada na forma de tintura, como diurético.

Pode ser utilizada tanto no uso externo como no interno. No uso externo, a arnica auxilia na cicatrização de feridas, lesões desportivas, roturas de ligamentos, hematomas, contusões, golpes e fibromialgia. A planta é comumente utilizada entre os esportistas por ser útil no clareamento de hematomas, para desfazer edemas, combater roturas de ligamentos, traumatismos e diversas contusões musculares.

No uso interno, auxilia no tratamento de casos de vermes, flatulência e inchaço. O uso interno do Chá de Arnica só deve ser feito através da tintura de arnica ou de remédios homeopáticos com, sob orientação do médico homeopata, pois ela pode ser tóxica. Nunca utilize o Chá de Arnica internamente sem consultar um médico.

O Chá de Arnica é utilizado como compressa para contusões, reumatismo, dores de cabeça e para aliviar inchaços, além de ser benéfico para problemas de circulação. Também pode ser usado para fazer gargarejos para dor de garganta ou garganta inflamada.

Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde:

1. Alivia Dores e Inchaços:

Você poderá colocar o Chá de Arnica em panos limpos e fazer compressas para aliviar dores de cabeça, inchaços, contusões e outras dores no corpo.

2. Ajudar na Perda de Peso:

O Chá de Arnica tem pouquíssima gordura e poucas calorias – uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra.

3. Elimina a Atrite:

Para quem sofre com os sintomas dolorosos de artrite ou reumatismo, o Chá de Arnica pode ser uma alternativa natural efetiva aos medicamentos comumente prescritos.

4. Melhora o Humor:

O ácido fólico também é responsável para melhorar o humor, diminuindo a irritabilidade. Estudos mostraram que baixos níveis de ácido fólico e vitamina B12 podem desencadear depressão. Além disso, o Chá de Arnica é rico em triptofano, um aminoácido que também melhora o humor.

5. Combate Hemorragia:

O sangramento interno é como uma condição menor quando seus vasos sanguíneos estão quebrados, mas o sangue não está vazando porque não há ferida aberta. O Chá de Arnica contém propriedades anti-inflamatórias efetivas que podem curar os vasos sanguíneos quebrados de maneira muito eficiente.

6. É Rico em Vitamina K:

Esta vitamina melhora a circulação sanguínea e evita a formação de coágulos, e também fortalece os ossos, pois ajuda a absorver o cálcio dos alimentos.

7. Melhora a Saúde Bucal:

O chá de arnica conta com ótimas propriedades anti bacterianas, que ajudam na eliminação de bactérias e diminuição de inflamações principalmente nas gengivas. É possível tomar o chá (com indicação e dosagem médica), ou tão somente fazer o gargarejo.

8. Fonte de Ácido Fólico:

O ácido fólico é essencial para mulheres que querem engravidar, pois fortalece o útero. Segundo um estudo publicado em 2009, esta vitamina pode reduzir em até 50 por cento o risco de parto prematuro. A pequena quantia de Chá de Arnica contém 22 por cento da dose diária de ácido fólico recomendada por médicos.

9. Combate a Depressão e ao Estresse:

O Chá de Arnica desde que indicado por seu médico, tem por função, ajudar na restauração do equilíbrio emocional, trazendo sensações de paz e tranquilidade, que podem ser fundamentais para o tratamento de estresses e depressões.

10. Acaba com Inchaço:

De todas as boas propriedades do Chá de Arnica, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal e acabar com inchaço.

11. Reduz o Colesterol:

O Chá de Arnica também trás bons benefícios para o controle do colesterol, diminuindo principalmente o LDL, que é a versão ruim. A planta ajuda a inibir a lipogênese, mas não deve ser consumida em grandes quantidades diárias. (A dosagem deve ser indicada por seu médico).

12. Cura Ressaca:

Um estudo comprovou que uma porção pequena de Chá de Arnica pode curar a ressaca, pois os aminoácidos do Chá de Arnica agem no fígado e protege as células, combatendo todas as toxinas do álcool.

13. Trata Artrite:

Entre as enfermidades ligadas a dores de artrite o chá de arnica tem se mostrado um ótimo remédio. Os sintomas ligados a dores, ou reumatismos, podem ser aliviados com o consumo do chá (através de indicação médica) ou em compressas.

14. Age Como Afrodisíaco:

O Chá de Arnica é uma ótima fonte de ácido fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

15. Combate Resfriado e Bronquite:

O Chá de Arnica também tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas associados com o resfriado comum, tosse, bronquite, febre e dor de garganta.

beneficios do cha de arnica

Outros Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde:

  • Aliviar inchaços e dores de cabeça;
  • Contem antioxidantes, eles ajudam a combater os radicais livres;
  • Contém propriedades anti-bacterianas que o ajudarão a lidar com a bactéria;
  • Com alto teor de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que prejudicam a saúde;
  • As propriedades antibacterianas e antimicrobianas do O Chá de Arnica torna ótimo para a saúde bucal;
  • Tomar Chá de Arnica nos permitirá limpar as paredes de nossas artérias, limpando-nos dos depósitos de gordura;
  • Trata infecções bacterianas na boca;
  • É útil no tratamento da ansiedade e nervosismo, principalmente se estas forem acompanhados de outros sintomas do estresse;
  • Pode ser benéfico no alívio de sentimentos de depressão e sofrimento emocional;
  • Por conter vitamina se tornam um excelente anti-inflamatório que ajuda combater inflamações;
  • É usado para restaurar o equilíbrio emocional e uma sensação de tranqüilidade;
  • Está associado ao poder de suavizar e nutrir o sistema nervoso central;
  • As propriedades anti-inflamatórias do Chá de Arnica útil para o tratamento de cólicas menstruais;
  • Beber um copo de Chá de Arnica com estômago vazio é suficiente para diminuir seu colesterol;
  • Também tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas associados com o resfriado comum.

Efeitos Colaterais do Chá de Arnica:

Erupções cutâneas, se o extrato levemente diluído é usado pode causar reações cutâneas eritematosas. Além disso, hipersensibilidade a pele muito sensível pode causar dermatite ou bolhas.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.