Início » Benefícios das Plantas » Pau Ferro é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Pau Ferro é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O Pau Ferro, Caesalpinia ferrea, é uma árvore abundante nas matas dos estados que vão desde São Paulo até o Piauí. Madeira dura, de ferro, como o nome bem diz, também é conhecida como jucá, jucaina e diversos outros nomes de origem indígena. Mais do que duro e forte, o Pau Ferro é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas.

o caule do Pau Ferro era bastante usado nos tratamentos contra as úlceras, entretanto nos últimos anos vêm sendo estudadas as folhas da planta, que prometem ter o dobro de eficiência. Esse fato não deve descartar por completo os benefícios do caule, pois ele sozinho já foi bastante eficaz no tratamento do problema.

Pau Ferro é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Ainda estão sendo realizados estudos para descobrir o composto ou o grupo de substâncias que são responsáveis pelos benefícios da planta, assim como as análises do Pau-Ferro para saber se ele tem algum efeito tóxico.

Origem do Pau Ferro:

De origem brasileira, o Pau Ferro é uma planta medicinal que, recentemente, ganhou grande status ao ser comprovada como a grande inimiga das úlceras gástricas. Também chamada de Jucá, essa planta é abundante nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo.

Ceará e Alagoas, contudo, não somente nesses dois estados é possível encontrar o Pau Ferro no nordeste. A casca da planta é utilizada na receita de um xarope usado no combate da asma e da bronquite.

Benefícios do Pau Ferro Para Saúde:

1. Auxilia nas Gripes e Resfriados:

O Pau Ferro possui propriedades anti-inflamatórias, por conta disso, o chá do Pau Ferro é excelente para tratar inflamações na garganta. Além disso, também ajuda na remoção de secreções que se formam em situações de gripes e resfriados.

2. Ajuda a Combater Diarreias:

As folhas do Pau Ferro ajudam a controlar as diarreias já que apresentam propriedades antiespasmódicas. Assim, o chá diminui os movimentos peristálticos e assim, reduz o número de evacuações, controlando a perda de líquidos e de eletrólitos por meio das fezes.

3. Controla os Níveis de Açúcar:

O Pau Ferro, por regular os níveis de açúcar no sangue, não só controla o ganho de peso como também preveni os diabetes. Quando as taxas de açúcar na circulação sanguínea estão baixas, o pâncreas não precisa produzir uma grande quantidade de glicose e assim, não fica sobrecarregado.

4. O Pau Ferro Ajuda na Cicatrização:

Ainda não se sabe como, mas o Pau-Ferro ajuda na formação de colágeno, uma proteína de extrema importância para o funcionamento do corpo, especialmente na cicatrização de feridas. O colágeno ajuda na formação de um novo tecido que fechará a ulceração.

5. Melhora a Saúde dos Ossos:

O Pau Ferro possui elevadas taxas de cálcio, um mineral que ajuda na formação dos dentes e dos ossos como um todo. Assim, o consumo do chá Pau-Ferro aumenta a densidade óssea prevenindo doenças típicas da idade como a osteoporose e também fraturas que ocorrem com quedas e traumas de diversas causas.

Chá de Pau Ferro Feito com as Folhas:

Ingredientes:

  • Folhas trituradas do Pau-Ferro;
  • 1 litro de água.

Modo de Fazer:

  • Coloque duas colheres de sopa em um litro de água e leve ao fogo, deixando cozinhar por cerca de dez minutos, começando a partir do momento que levantar fervura.
  • Depois desse tempo, retire do fogo e deixe em repouso por mais dez minutos, num recipiente tampado.
  • Agora é só coar o chá e ele está pronta para uso.
  • Beba 2 ou 3 xícaras do chá de Pau-Ferro ao dia.

Malefícios do Pau Ferro:

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.