Pau Ferro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Pau Ferro – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Pau Ferro, Caesalpinia ferrea, é uma árvore abundante nas matas dos estados que vão desde São Paulo até o Piauí. Madeira dura, de ferro, como o nome bem diz, também é conhecida como jucá, jucaina e diversos outros nomes de origem indígena. Mais do que duro e forte, o Pau Ferro é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas.

o caule do Pau Ferro era bastante usado nos tratamentos contra as úlceras, entretanto nos últimos anos vêm sendo estudadas as folhas da planta, que prometem ter o dobro de eficiência. Esse fato não deve descartar por completo os benefícios do caule, pois ele sozinho já foi bastante eficaz no tratamento do problema.

Benefícios do Pau Ferro

Ainda estão sendo realizados estudos para descobrir o composto ou o grupo de substâncias que são responsáveis pelos benefícios da planta, assim como as análises do Pau-Ferro para saber se ele tem algum efeito tóxico.

Origem do Pau Ferro:

De origem brasileira, o Pau Ferro é uma planta medicinal que, recentemente, ganhou grande status ao ser comprovada como a grande inimiga das úlceras gástricas. Também chamada de Jucá, essa planta é abundante nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo.

Ceará e Alagoas, contudo, não somente nesses dois estados é possível encontrar o Pau Ferro no nordeste. A casca da planta é utilizada na receita de um xarope usado no combate da asma e da bronquite.

Benefícios do Pau Ferro:

1. Auxilia nas Gripes e Resfriados:

O Pau Ferro possui propriedades anti-inflamatórias, por conta disso, o chá do Pau Ferro é excelente para tratar inflamações na garganta. Além disso, também ajuda na remoção de secreções que se formam em situações de gripes e resfriados.

2. Ajuda a Combater Diarreias:

As folhas do Pau Ferro ajudam a controlar as diarreias já que apresentam propriedades antiespasmódicas. Assim, o chá diminui os movimentos peristálticos e assim, reduz o número de evacuações, controlando a perda de líquidos e de eletrólitos por meio das fezes.

3. Controla os Níveis de Açúcar:

O Pau Ferro, por regular os níveis de açúcar no sangue, não só controla o ganho de peso como também preveni os diabetes. Quando as taxas de açúcar na circulação sanguínea estão baixas, o pâncreas não precisa produzir uma grande quantidade de glicose e assim, não fica sobrecarregado.

4. O Pau Ferro Ajuda na Cicatrização:

Ainda não se sabe como, mas o Pau-Ferro ajuda na formação de colágeno, uma proteína de extrema importância para o funcionamento do corpo, especialmente na cicatrização de feridas. O colágeno ajuda na formação de um novo tecido que fechará a ulceração.

5. Melhora a Saúde dos Ossos:

O Pau Ferro possui elevadas taxas de cálcio, um mineral que ajuda na formação dos dentes e dos ossos como um todo. Assim, o consumo do chá Pau-Ferro aumenta a densidade óssea prevenindo doenças típicas da idade como a osteoporose e também fraturas que ocorrem com quedas e traumas de diversas causas.

Chá de Pau Ferro Feito com as Folhas:

Ingredientes:

  • Folhas trituradas do Pau-Ferro;
  • 1 litro de água.

Modo de Fazer:

  • Coloque duas colheres de sopa em um litro de água e leve ao fogo, deixando cozinhar por cerca de dez minutos, começando a partir do momento que levantar fervura.
  • Depois desse tempo, retire do fogo e deixe em repouso por mais dez minutos, num recipiente tampado.
  • Agora é só coar o chá e ele está pronta para uso.
  • Beba 2 ou 3 xícaras do chá de Pau-Ferro ao dia.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Os 10 Benefícios da Fruta Mão de Buda Para Saúde

Alho Social – Origem, Benefícios e Como Usar!