Benefícios do Chás

Chá de Groselha Negra – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de groselha preta

Chá de Groselha Negra – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, a groselha negra é uma das frutas mais nutritivas. Mas a maior parte das pessoas ainda não descobriu os benefícios da groselha negra para a saúde.

Elas contêm muito mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e também contém quantidades moderadas de caroteno (uma forma de vitamina A). As Groselhas negras contém outros antioxidantes como fenóis, incluindo as antocianinas e vitamina E.

cha de groselha preta

Em particular, chá de groselha negra é conhecida por seu alto teor em vitamina C (um poderoso antioxidante), ABL, Ômega 6 e ácidos graxos essenciais) e potássio. Têm sido demonstrado que têm o dobro do potássio das bananas, quatro vezes a vitamina C da laranja, e duas vezes os antioxidantes do mirtilo.

O chá de groselha negra contêm antocianinas, que são compostos encontrados naturalmente em frutas. Eles são muito potentes e antioxidantes e são responsáveis pela cor de groselha negra. Cerca de 300 tipoa diferentes de antocianinas foram descobertos.

As antocianinas reduz a inflamação e os efeitos da artrite no corpo. O efeito é semelhante à aspirina ou ibuprofeno, as pessoas de meia-idade e idosos estão escolhendo o sumo de groselha que é saudável sobre esses medicamentos.

Um novo produto tem conquistado novos usuários no Brasil, sobretudo graças aos seus benefícios para a saúde e sua acessibilidade. Estamos falando do chá de groselha negra, um suplemento natural que invadiu as prateleiras das lojas de produtos naturais. Se você está pensando em iniciar o consumo é interessante conhecer os seus benefícios e indicações.

Os benefícios do chá de groselha negra estão relacionados principalmente a presença de ômega 6, ou ácido gama linolênico, como ele também é conhecido. Ele também é rico em vitamina C, o que confere a esse óleo propriedades antioxidantes.

Os herbalistas tradicionais têm valorizado o chá de groselha negra pelo seu uso medicinal por muitos anos, usando chá de groselha negra como um remédio caseiro para doenças, elas podem ser um recurso útil para a diarreia, amigdalite, tosse convulsa e a doença de goma. Os fabricantes já a utilizam regularmente para dar o sabor do chá de groselha negra a medicamentos e pastilhas para a garganta, mas a quantidade por dose é normalmente insignificante.

Benefícios do Chá de Groselha Negra Para Saúde:

  • Combate certas infecções bacterianas, particularmente infecções do trato urinário;
  • Alto teor de vitamina C, e potássio, contêm o dobro da potássio encontrado na banana, 4 vezes a vitamina C nas laranjas e duas vezes os antioxidantes do mirtilo;
  • Previne a diabetes;
  • Ajuda no tratamento de doenças oculares como a miopia e a catarata;
  • Poderosa acção anti-oxidante que ajuda na prevenção de demência;
  • Ajuda a diminuir as dores causadas pelo reumatismo;
  • Aumenta o apetite;
  • Os derivados do chá de groselha negra são formulados em tratamentos para a doença de Alzheimer;
  • Ajuda no combate às doenças cardiovasculares, envelhecimento, inflamação das articulações, fadiga ocular, infecções urinárias, pedras nos rins e até cancro;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Por ser anti-bacteriano, protege o corpo contra várias infecções;
  • É um importante ingrediente de muitos tônicos capilares, melhora a pigmentação do cabelo e crescimento de pelos, pois fortalece o cabelo desde a raiz e mantém a cor e o brilho dos cabelos;
  • Melhora a pele;
  • O chá de groselha negra é usado por herbalistas para curar a diarreia, amigdalite, tosse convulsa e a doença de goma;
  • Usada para dar sabor a diversos medicamentos e pastilhas para garganta;
  • Beber chá de groselha negra é uma maneira saudável de melhorar a sua ingestão de antioxidantes e manter um estilo de vida saudável;
  • Reduz os efeitos da artrite;
  • Estimula a capacidade metabólica do corpo;
  • Limpa o sangue de toxinas, resíduos e colesterol.

Como Usar o Chá de Groselha Negra:

Dificilmente você irá encontrar a groselha negra crua no Brasil, além dela ter um gosto amargo e forte. Assim, a forma que mais tem sido adotada é o consumo de cápsulas que contêm o óleo do fruto, sendo necessários 100 gramas do alimento fresco para a retirada de 460 mg do líquido extraído de sua semente, onde se concentram os nutrientes citados acima.

Já suas folhas podem ser encontradas em farmácias ou lojas especializadas, bem como frasco com seu óleo que pode ser adicionado nas refeições, seja em sucos funcionais, saladas ou sopas. Mas atenção, pois seu uso é indicado sob orientação médica, e para pessoas a partir dos 18 anos.

Recomenda-se checar se você não é alérgico às substâncias ali contidas. Para uso cosmético há opções manipuladas ou industrializadas como cremes de tratamento e xampus e infusões como chá de groselha negra.

cha de groselha preta origem

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas da planta. Espere ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos. Procure tomar 200 ml da bebida 3 vezes ao dia.

Cuidados e Contraindicações do Chá de Groselha Negra:

Gestantes e pessoas com problemas com redução da atividade cardíaca ou renal devem evitar o consumo das folhas da groselha negra.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.