Especiarias e Temperos

Louro Indiano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

O Louro Indiano possui ricas propriedades medicinais que auxiliam e promovem a saúde do corpo humano. O Louro Indiano, de nome científico Laurus nobilis, é originário do Mediterrâneo e suas árvores podem chegar a 20 metros de altura. Suas folhas são vistosas e com um odor muito característico, sendo muito utilizadas para aromatizar refeições.

Na Grécia Antiga, os seus ramos eram utilizados para confeccionar as coroas entregues aos vencedores de competições, além de serem consagradas a Apolo. O costume destas coroas como um símbolo de vitória também foi utilizado pelos reis de Roma, na época dos Césares.

Daí vem o termo “laureado” quando alguém faz algo excepcional, fazendo referência ao ato de ser coroado com uma coroa de louros indianos. Além de ser utilizado para preparar pratos como feijão, sopas e carnes, as folhas de Louro Indiano possuem propriedades que trazem benefícios à saúde.

Valor Nutricional do Louro Indiano:

O Louro Indiano possui as propriedades: diurética, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante e expectorante. Entre os seus nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitamina B6 e vitamina C, entre outros. Então, confira agora os Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

1. Combate a Diabetes:

O Louro Indiano pode ser eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, pois provoca a redução da glicose no sangue, o colesterol e os níveis de triglicéridos. Isso vai causar uma queda nos níveis de açúcar no corpo, bem como contribuir para o funcionamento do seu coração.

Isso ocorre porque os seus antioxidantes permitem que o corpo processe a insulina de forma mais eficiente, tornando-se, assim, uma boa escolha para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

2. Benefícios do Louro Indiano Contra Dores nas Articulações:

Em caso de dor nas articulações, você pode fazer um cataplasma com as folhas do Louro Indiano em torno das articulações inflamadas para reduzir a dor e inchaço. Em caso de dor de cabeça, você pode ferver algumas folhas de louro na água por alguns minutos. Coe e beba essa mistura.

3. Combate Inflamações:

Um grande benefício do Louro Indiano são suas propriedades que auxiliam a reduzir inflamações. Dores de garganta ou dente são amenizadas por conta das suas propriedades antiinflamatórias.

4. Melhora a Digestão:

Também é conhecido por suas propriedades digestivas, auxiliando no processo de digestão e reduzindo os riscos de problemas estomacais, como flatulência, náuseas e queimação.

Experimente trocar o cafézinho depois do almoço por uma xícara de chá desta erva e perceba a diferença na digestão!

5. Benefícios do Louro Indiano Contra a Diabetes:

O cominho pode ser usando juntamente com o Louro Indiano para Reduzir o risco de diabetes melhorando seu controle de açúcar no sangue.

Você precisa de um consumo regular desta erva para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Esta maneira natural é bastante segura e livre de produtos químicos. Você pode consumi-lo 2 vezes ao dia.

6. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Louro Indiano é conhecido por manter a pele humana impecável. Grande parte da responsabilidade da pele hidratada e o retardamento de envelhecimento precoce é atribuído a esta erva, por conta dos antioxidantes presentes em suas propriedades.

7. Combate o Reumatismo:

O óleo extraído da folha de Louro Indiano tem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a dor resultante de entorses, distensões, artrite, reumatismo, bem como dores gerais.

8. Benefícios do Louro Indiano Contra Dores de Cabeça:

Massagear seus templos com óleo de Louro Indiano ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ele também estimula a circulação e promove uma sensação de bem-estar.

9. Combate Gripes e Resfriados:

Por conter propriedades antioxidantes, o chá de Louro Indiano melhora o sistema imunológico reduzindo os riscos de gripes e resfriados, a bebida também alivia os sintomas quando já estamos resfriados.

10. Combate o Mau Hálito:

Muitas vezes os cuidados com a higiene dental não bastam e o cheiro desagradável causa constrangimento. Esta erva oferece certas substâncias eficazes contra as bactérias que causam o mau hálito.

11. Favorece a Perda de Peso:

O benefício mais buscado no Louro Indiano é sem dúvida a capacidade de auxiliar na perda de peso. Isso ocorre porque a erva potencializa as atividades do estômago, reduzindo o inchaço, além de proporcionar a sensação de saciedade, influenciando positivamente na perda de peso.

12. Benefícios do Louro Indiano Contra Pedras os Rins:

As propriedades do Louro Indiano ajudam no tratamento de infecções nos rins e até mesmo pedras nos rins. Para este efeito, ferva 5 gramas folhas de louro em 200 ml de água até que 50 ml de água permaneça. Coe e beba isso duas vezes por dia.

13. Ajuda a Repelir Insetos:

O Louro Indiano é um ótimo repelente de insetos, pois contêm ácido láurico. Um prato de Louro Indiano irá repelir insetos. Um creme feito com suas folhas esmagadas e um pouco de seu óleo alivia picadas e mordidas quando aplicado topicamente.

14. Combate o Câncer:

A Louro Indiano contém ácido cafeico, quercetina, catequina e euganol, os quais possuem propriedades de químio-protetoras, que proporcionam resistência contra diferentes tipos de câncer. Elas contêm também um fitonutriente chamado partenólido, que tem mostrado conter especificamente a proliferação de células de câncer cervical.

15. Benefícios do Louro Indiano Contra o Corrimento Vaginal:

O Louro Indiano, quando Consumido por via oral, pode induzir a menstruação regular e normal. Ele também têm a propriedade de curar corrimento vaginal.

16. Melhora a Concentração:

O Louro Indiano pode ser servido a qualquer hora do dia, contudo quando consumido pela manhã, estimula o sistema nervoso ampliando a concentração e o alerta. Recomenda-se evitar ingerir a bebida a noite, pois a energia proporcionada pode causar insônia.

17. Alivia a Febre:

As propriedades desta erva são eficazes na luta contra os sintomas de resfriado, gripe e infecções. Em caso de problemas respiratórios, ferva a água e adicione 2 a 3 folhas de Louro Indiano. Deixe-a repousar durante 10 minutos. Molhe um pano nesta água morna e coloque em seu peito para aliviar a gripe, resfriado e tosse. O chá de folhas de louro é eficaz na redução da febre.

18. Combate a Hipertensão:

Por ser diurético, esta erva é uma poderosa arma contra a hipertensão, além de conter antioxidantes que auxiliam no não agravamento de doenças cardiovasculares.

19. Benefícios do Louro Indiano Contra a Fadiga:

Como dito anteriormente, por conter grandes doses de cafeína, o Louro Indiano oferece energia e disposição. A erva também acaba com a sensação de corpo e mente cansados ou fadigados.

20. Melhora a Saúde do Coração:

O ácido cafeico, o salicilato e o fitonutriente presente nesta erva podem ajudar o coração a trabalhar de forma eficaz e prevenir várias doenças que podem atacar o coração, como acidentes vasculares cerebrais, doença arterial coronária, etc.

Outros Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

  • É freqüentemente usada para ajudar a tratar insônia, estresse crônico e alterar o humor.
  • Como uma erva culinária, a folha de louro pode ajudar a controlar os níveis de glicose e níveis de colesterol em pessoas com diabetes e prevenir pedras nos rins.
  • Auxilia na boa digestão, pois estimula os movimentos peristálticos e aumenta as secreções digestivas.
  • Ajuda em infecções na pele e nos ouvidos.
  • Tomado como um chá, a folha de louro pode prevenir o crescimento e a propagação de Leucemia e causar apoptose em outras células cancerosas.
  • Combate o estresse e a ansiedade.
  • A lavagem feita a partir de suas folhas infundidas é eficaz no tratamento da caspa. O chá dessas folhas é considerado um ótimo remédio para queda de cabelo. O Louro Indiano é um tônico para o cabelo que combate eficazmente a caspa e queda de cabelo.
  • Regula o ciclo e o fluxo menstrual e alivia as cólicas.
  • Ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, para que você possa descansar adequadamente.
  • Auxilia nas inflamações do fígado.
  • Para se livrar de piolhos, ferva cerca de 50 gramas de folhas de Louro Indiano esmagadas em 400 ml de água até que 100 ml de água permaneça. Coe a água, deixe esfriar e aplique sobre as raízes do cabelo. Deixe-a por 3 a 4 horas e lave. Isto irá remover os piolhos de forma eficaz.
  • Auxilia no alívio dos efeitos indesejados da ressaca, pois, assim como o boldo, o louro possui propriedades desintoxicantes, sendo recomendado para casos de desconforto digestivo provocado pela ressaca.

Receita do Chá de Louro Indiano:

Adicione três folhas de Louro Indiano em uma xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por dez minutos. Retire as folhas e beba o chá antes das refeições para auxiliar na digestão. Se preferir, o chá pode ser adoçado. O chá pode ser tomado até quatro vezes ao dia.

Malefícios do Louro Indiano:

Tenha atenção com a quantidade ingerida, pois em excesso, o Louro Indiano pode causar sonolência e pode ser prejudicial às pessoas que possuem sensibilidade no estômago.

O seu uso é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Sair da versão mobile