Os 40 Benefícios do Chá de Coentro Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Coentro Para Saúde que muitos ignoram. Além disso, o Chá de Coentro possui muitos nutrientes que auxiliam na saúde do corpo em geral. O coentro (Coriandrum sativum) é uma hortaliça bastante utilizada na culinária brasileira, sobretudo nos estados do Nordeste. Numa primeira olhada, é possível confundir suas folhas com a da salsinha, devido à semelhança. No entanto, o cheiro e o gosto do coentro é bem diferente.

Além das folhas, também utilizamos as sementes da hortaliça como tempero. Essas sementes também servem para preparar o chá, que conta com várias propriedades medicinais. Ele é considerado como um diurético natural, além de ter função anti-inflamatória e melhorar a digestão.

cha de coentro

Propriedade do Chá de Coentro:

A erva contém muitos compostos fitoquímicos, como flavonoides antioxidantes fenólicos, óleos essenciais e quercetina, presente em muitos medicamentos tradicionais, como analgésicos, afrodisíacos, antiespasmódicos, para aliviar as flatulências, depurativos, desodorantes, digestivos, fungicidas e estimulantes estomacais. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Chá de Coentro Para Saúde:

1. Ajuda na Saúde Cardiovascular:

O Chá de Coentro é livre de colesterol, mas rico em antioxidantes , óleos essenciais, vitaminas e fibras alimentares, que ajudam na redução do LDL ou colesterol ruim, e aumentam o HDL ou níveis de colesterol bom.

Assim, é benéfico para a saúde cardiovascular. Ele também ajuda a dissolver acumulação de colesterol nas artérias, ajudando, assim, aqueles que sofrem de doenças cardíacas.

2. Reduz a Pressão Arterial:

Além da redução do colesterol LDL, um dos benefícios do Chá de Coentro é reduzir a hipertensão. A erva é uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio, manganês e ferro, bem como tem baixo teor de sódio. O excesso de potássio e baixo sódio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O ferro é vital para a produção de glóbulos vermelhos.

3. Trata Ansiedade:

Devido às suas qualidades relaxantes, o Chá de Coentro pode acalmar os nervos e, assim, aliviar a ansiedade e reduzir os efeitos prejudiciais do estresse.

4. Facilita o Sono:

Ao reduzir a ansiedade e o estresse, o Chá de Coentro ajuda a melhorar a qualidade do seu sono, pois é uma erva calmante. A insônia pode ser um sintoma associado ao estresse.

5. Ajuda na Saúde Digestiva:

As folhas usadas no Chá de Coentro oferecem alívio para problemas de indigestão, bem como para as náuseas. O seu efeito permite que o aparelho digestivo consiga produzir enzimas digestivas, bem como sucos digestivos em maior quantidade, evitando assim, a flatulência. Suas propriedades antioxidantes ajudam na promoção da função do fígado saudável.

6. Desintoxica o Corpo:

O Chá de Coentro é um desintoxicante de metais pesados. Estes metais geralmente entram no corpo através do consumo de alimentos não-orgânicos, como uso de desodorantes, tabagismo, cozinhar em recipientes de alumínio.

7. Facilita a Perda de Peso:

Sim, o coentro emagrece e contribui para a manutenção de um peso saudável em longo prazo. É claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas de coentro de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utilizar o coentro como um grande aliado do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada.

8. Controla as Taxas de Glicose:

Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea. O extrato também se mostrou capaz de reestabelecer os níveis normais de antioxidantes que havia diminuindo em razão da diabetes. Lembrando que os antioxidantes contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças graves, entre elas o câncer.

9. Diminui a Pressão Arterial:

Mais um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

10. Melhora a Digestão:

As folhas de coentro são utilizadas há séculos pelos povos asiáticos para auxiliar no tratamento de males digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso ocorre devidos às propriedades do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

11. Fornece Vitamina C:

O Chá de Coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno. Estudos indicam que somente uma pequena quantidade de folhas e sementes de coentro já é suficiente para suprir mais de 1/3 de nossas necessidades diárias de vitamina C.

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C também atua na formação de colágeno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

12. Atua como Antibacteriano e Antifúngico:

Um composto conhecido como duodecenal está presente nas folhas de coentro e é o responsável pela capacidade dessa planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Isso impede a ocorrência de intoxicação alimentar que pode ocorrer após você consumir uma maionese caseira feita com ovos, por exemplo.

Essa propriedade também torna o Chá de Coentro um ótimo enxaguante bucal, que pode ser utilizado para manter a saúde oral e fazer gargarejos, impedindo infecções de garganta e melhorando o mau hálito. Pequenas infecções causadas por fungos também podem ser combatidas com o uso regular de coentro.

13. Auxilia na Saúde do Coração:

Podemos encontrar no coentro compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Antioxidantes , vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar são alguns deles, que atuam na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

14. Tem Ação Antioxidantes:

As folhas de coentro fornecem ótimas propriedades antioxidantes , como por exemplo a quercetina, um famoso flavonoide também presente na maçã.

Os principais benefícios do Chá de Coentro por conter antioxidantes são combater os radicais livres e impedir a degeneração precoce de células sadias. Na prática, isso significa que o coentro pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e também diminuir o risco de algumas doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer, e outras condições como o câncer e o diabetes.

15. Funciona como Relaxante Muscular:

As propriedades do Chá de Coentro benéficas para o nosso corpo não param por aí. Além de fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a digestão e prevenir doenças, o coentro também atua como um relaxante muscular.

Para quem malha, o coentro pode ser uma ótima sugestão para ajudar na recuperação após treinos pesados e que deixam o corpo dolorido. O coentro irá relaxar a musculatura e facilitar a recuperação muscular, permitindo que você não se sinta tão cansado em seu próximo treino.

cha de coentro e seus beneficio16. É um Tranquilizante Natural:

Essa propriedade relaxante do coentro também o torna um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O suco de coentro, salsão e pepino tomado no final da tarde pode ser uma boa dica para repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.

17. Promove o Crescimento do Cabelo:

A aplicação do Chá de Coentro concentrado de coentro diretamente sobre o couro cabeludo contribui para o nascimento de novos fios de cabelo, pois fornece nutrientes diretamente para os folículos capilares. Faça o suco batendo um punhado de coentro no liquidificador com apenas um pouco de água, e massageie lentamente o suco sobre a cabeça.

18. Melhora a Saúde da Pele:

A grande concentração de vitaminas e antioxidantes torna o coentro um grande amigo da saúde da pele. A produção de colágeno garantida pela vitamina C mantém a firmeza e a elasticidade, evitando a tão indesejada flacidez.

Para quem tem pele oleosa, uma dica é aplicar suco de coentro sobre o rosto, deixando descansar por uma hora e enxaguando em seguida com água fria.

19. Melhora o Sono:

O Chá de Coentro melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

20. Tem Poder Anti-inflamatório:

O Chá de Coentro possui atividade anti-inflamatória que o permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Essa propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.

21. Tem Ação Diurética:

Parece que os benefícios do coentro não acabam mais! E é quase isso: o coentro é extremamente benéfico para vários aspectos da nossa saúde, inclusive a renal. Para quem tem retenção de líquidos, o suco ou Chá de Coentro servem para estimular o funcionamento dos rins, fazendo do coentro um excelente diurético natural.

22. Combate Espinhas e Cravos:

Para fazer uma limpeza de pele natural, misture 1 colher de suco de coentro concentrado com 1 colher de suco de lima. Aplique na área a ser tratada e deixe agindo por uma hora. Enxágue com água levemente morna.

23. Auxilia na Saúde dos Olhos:

Tido como um dos melhores remédios naturais para o tratamento da conjuntivite, o Chá de Coentro também atua na prevenção da coceira dos olhos e de outras infecções, graças ao seu alto teor de antioxidantes e capacidade anti-inflamatória.

24. Fortalece a Imunidade:

Rica em vitaminas, minerais e em antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, essa planta é de grande auxílio para as defesas imunológicas do organismo.

Os radicais livres são os principais vilões da saúde, já que além de provocar o desgaste e envelhecimento do corpo, eles aumentam os riscos quanto a ocorrência de tumores.

25. Combate a Insônia e Ansiedade:

Outro dos benefícios do Chá de Coentro pouco conhecidos com relação ao coentro trata-se do papel que ele exerce no combate à insônia e ansiedade.

Isso é possível graças às substâncias naturalmente relaxantes contidas nessa planta que, além de proporcionar noites revigorantes de sono, combatem o cansaço frente às atividades do dia a dia.

26. Ajuda Limpar os Rins:

As propriedades desintoxicantes desse Chá de Coentro exercem um papel essencial para a saúde dos rins, eliminando impurezas causadoras de infecções, pedras e demais doenças nesse órgão.

27. Diminui os Sintomas da TPM:

Por atuar como um regulador hormonal, o coentro contribui para diminuir os desconfortos típicos da TPM: dor de cabeça, náuseas, cólicas, mau humor etc.

28. Diminui o Colesterol Ruim (LDL):

Graças ao ácido palmítico, ácido ascórbico e ácido esteárico, o consumo de Chá de Coentro está associado à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

Com isso, naturalmente são prevenidas uma série de doenças cardiovasculares como infarto, trombose, má circulação e até mesmo AVC – Acidente Vascular Cerebral.

29. Previne e Trata a Diabetes:

Pelo fato de o Chá de Coentro ter substâncias que diminuem os níveis de glicose na corrente sanguínea, ele consiste em um dos maiores aliados na prevenção e combate ao diabetes, uma doença que afeta inúmeras pessoas pelo mundo.

30. Elimina Toxinas Nocivas do Organismo:

Por favorecer o funcionamento do fígado , outro dos benefícios desse Chá de Coentro trata-se de ele eliminar as toxinas acumuladas no corpo, fazendo com que o organismo se torne mais resistente a uma série de doenças.

31. Rejuvenesce a Pele:

Graças aos antioxidantes presentes no coentro, o Chá de Coentro dele faz um bem imenso para a pele, eliminando as toxinas que provocam cravos e espinhas e retardando os efeitos do envelhecimento, tais como ressecamento, linhas de expressão, rugas etc.

os beneficios do cha de coentroOutros Benefícios do Chá de Coentro Para Saúde:

  • O Chá de Coentro preparado com as folhas secas do coentro proporciona benefícios no tratamento da fadiga e de enxaquecas;
  • Combate a flatulência, a má digestão, a anorexia nervosa e problemas estomacais;
  • No uso externo, este chá é utilizado no combate ao reumatismo e nas dores das articulações;
  • Regula o período menstrual;
  • Também pode ser utilizado para combater enjoos, vômitos, inapetência digestiva, cólicas e gases intestinais;
  • Age no controle da diabetes;
  • As sementes do coentro também são conhecidas por reduzirem o nível de colesterol;
  • Auxilia nos casos de ansiedade, nervosismo e excesso de apetite;
  • O óleo feito a partir da semente do coentro atua no combate a dores de cabeça, inchaço, conjuntivite, reumatismo, úlceras na boca e hemorroidas.

Como Fazer o Chá de Coentro:

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água;
    2 colheres (sopa) de sementes de coentro.

MODO DE PREPARO:

  • Levar a água ao fogo e, assim que ela começar a ferver, adicionar as sementes de coentro deixando a mistura fervendo por 2 minutos;
  • Desligar o fogo, tampar o chá e deixá-lo descansando por 10 minutos;
  • Coar e beber ao longo do dia.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

No que diz respeito às contraindicações, esse Chá de Coentro não deve ser consumido por pessoas alérgicas a essa planta. Quando ingerido em excesso ou de forma inadequada, alguns dos possíveis efeitos colaterais são problemas nos rins, reações alérgicas ou intoxicação. Por esse motivo, é necessário que o uso desse chá seja de alguns dias (nunca prolongado).

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Suco de Jabuticaba Para Saúde

Os 40 Benefícios do Cheiro Verde Para Saúde