Os 17 Benefícios do Óleo da Groselha Negra Para Saúde!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo da Groselha Negra Para Saúde que você Desconhece. Alem disso, o Óleo da Groselha Negra é extraída de uma frutinha redonda e escura que recebe o nome científico de Ribes nigrum, cultivada com abundância no norte da Europa. Suas propriedades benéficas já são conhecidas desde a década de 80 – quando a groselha negra ainda era conhecida como cassis – porém foi apenas recentemente que ela passou a ser usada para consumo e para ganhos de vários benefícios.

Oleo da Groselha Negra

Em sua composição, o Óleo da Groselha Negra possui dois ácidos graxos muito importantes para o metabolismo humano: o ácido gama-linolênico (GLA) e o ácido estearidónico (STD). Ele também é rico em vitamina C, o que confere a esse óleo propriedades antioxidantes.

Groselha Negra e Sua Origem:

Ribes Nigrum é o nome científico da árvore da fruta, que quando atinge a maturidade chega a 1,5 de altura. A groselha negra é nativa do Norte Europa e uma conhecida fonte de vitamina C e antocianinas, que têm ação antioxidante e além de combater o envelhecimento precoce da pele previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Os Benefícios do Óleo da Groselha Negra estão relacionados principalmente a presença de ômega 6, ou ácido gama linolênico, como ele também é conhecido. Ele também é rico em vitamina C, o que confere a esse óleo propriedades antioxidantes. Listamos a seguir os seus principais benefícios:

1. Ajuda a Combater o Envelhecimento da Pele:

O Óleo de Groselha Negra é uma rica fonte de vitamina C. Além disso, ele contém antioxidantes naturais e de antocianina, que evitam a produção de radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce da pele

2. Combate a Celulite:

O Óleo da Groselha Negra faz muito bem para a pele e cabelo, pois sua ação antioxidante evita que os radicais livres degradem as células e as fibras de colágeno e elastina, auxiliando na firmeza da pele e no fortalecimento e hidratação dos cabelos.

Essas qualidades são muito importantes também para combater aquela odiada erupção que aparece na pele: a Detestável celulite. Isso mesmo! A composição do Óleo da Groselha Negra carrega muitas propriedades que o transformam em um anti-inflamatório natural que ajuda no combate à celulite.

3. Hidrata o Cabelo:

Óleo da Groselha Negra vem sendo indicado cada vez mais por dermatologistas em suas manipulações de cremes, shampoos, tônicos. Isso porque ele ajuda na microcirculação, melhorando o acesso dos nutrientes à raiz, o que reduz a quebra. Ela também tem uma função estrutural ao auxiliar na produção de ceramidas, o que gera uma melhora do cabelo como um todo.

4. Auxilia a Combater Inflamações:

O GLA, presente na composição do Óleo da Groselha Negra, possui alta capacidade anti-inflamatória, sendo uma excelente opção para auxiliar o tratamento de algumas doenças inflamatórias como a artrite reumatoide e dermatite atópica. Esse ácido também promove a saúde cardiovascular, ameniza os sintomas da menopausa e TPM e melhora a circulação sanguínea.

5. Ajuda a Combater Gripes e Doenças Respiratórias:

Por ser rico em Vitamina C, o Óleo da Groselha Negra ajuda a prevenir e tratar doenças como gripe e resfriados, graças aos altos índices de Vitamina C. Também ajuda a prevenir a tosse, falta de ar e sibilos (barulho provocado pela passagem de ar nas vias respiratórias estreitas).

6. Ajuda a Emagrecer:

Como dissemos antes, o Óleo da Groselha Negra também pode atuar como agente diurético e anti-inflamatório natural. Assim, o mesmo estimula a queima de gordura corporal. Claro que o óleo não faz milagres, então se você quer perder mesmo aqueles quilinhos, não esqueça de associar o uso do Óleo de Groselha Negra com hábitos saudáveis de alimentação.

Beneficios do Oleo da Groselha Negra

Veja Também Outros Benefícios do Óleo de Groselha Negra:

  • Previne o envelhecimento precoce, já que ele mantem as células mais saudáveis, graças ao
  • efeito antioxidante
  • Previne doenças cardiovasculares, já que ele melhora a circulação sanguínea
  • Previne os sintomas da TPM (tensão pré menstrual) e da menopausa
  • Previne e trata doenças como gripe e resfriados, graças ao altos índices de vitamina C
  • Ajuda a prevenir a tosse
  • Facilita a digestão dos alimentos, sendo indicado para pessoas que sofrem com prisão de
  • ventre
  • Previne e trata artrites e e doenças inflamatórias, já que ele reverte esse processo
  • Melhora a aparência da pele, deixando-a mais sedosa e evitando rugas
  • Promove uma reconstituição capilar, fortalecendo os fios e favorecendo o seu crescimento
  • Melhora a aparência da celulite

Como Usar o óleo de Groselha:

Como o óleo de groselha é vendido em cápsulas, basta você consumi-lo conforme recomenda o fabricante. Porém, geralmente são indicadas quatro cápsulas por dia, sendo duas antes do almoço e duas antes do jantar.

Ele não possui contra indicações, mas se você está grávida ou amamentando, é melhor perguntar o seu médico sobre o uso do Óleo da Groselha Negra. E se você sentir qualquer efeito negativo, suspenda o uso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 15 Benefícios do Feijão de Jacinto Para Saúde

Os 20 Benefícios da Datura Para Saúde!