Os 40 Benefícios do Cacau Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Cacau para saúde são incríveis, pois o Cacau contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Cacau são as sementes fermentadas da cacaueira, cujo nome em latão é Theobroma cacao, que significa ” Comida dos deuses”. É nativo da região amazônica e, como o significado sugere, historicamente foi considerado uma cultura muito importante na América Central e do Sul. Na verdade, seus feijões eram tão apreciados que as tribos nativas os usavam como uma forma de moeda. A árvore de Cacau tem cerca de 12 a 25 pés de altura e cresce naturalmente em climas tropicais. O fruto da árvore de Cacau é uma vagem cheia de celulose doce envolvendo um conjunto de cerca de 20-40 sementes de Cacau.

Cacau

Hoje, é produzido em todo o mundo, com cerca de quarenta por cento da colheita realizada na Costa do Marfim, juntamente com a Indonésia, Gana, Brasil, Nigéria e Camarões contribuindo para a produção global. Junto com seu papel bem estabelecido na fabricação de chocolate , os benefícios curativos e medicinais do Cacau foram apreciados desde que as antigas civilizações maia e asteca governavam.

O Cacau e chocolate são terminologias diversas. O Cacau refere-se ao componente de baixo teor de gordura dos grãos de Cacau finamente moídos. Essas feijões, conhecidas como licor de Cacau ou massa de Cacau, também contêm manteiga de Cacau, que é um não gado de leite natural em grãos de Cacau. Cerca de 50-60% de licor de Cacau consiste em manteiga de Cacau.

Valor Nutricional do Cacau:

O Cacau é rico em minerais, como ferromagnésio, cálcio,fósforo, cobre e manganês. É também uma boa fonte de selêniopotássio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares . Além disso, o conteúdo de colesterol nele é quase insignificante. Contém manteiga de Cacau, que é uma mistura de gorduras monoinsaturadas como ácido oleico e gorduras saturadas, nomeadamente ácido esteárico e ácido palmítico. Então, confira os benefícios do Cacau para saúde:

1. Trata a Asma Brônquica:

O Cacau contém xantina e teofilina, que ajuda a relaxar espasmos bronquiais e abertura brônquios constrição. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso na cura de várias alergias, inclusive a asma e falta de ar. O consumo desta fruta, portanto, ajuda no alívio da asma brônquica.

2. Ajuda a Melhora o Humor:

Esta fruta combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.

3. Contém Ação Antioxidante:

Um estudo de pesquisa comparativo tornou evidente que o Cacau exibe maior atividade antioxidante que o chá preto , o chá verde e o vinho tinto . Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres à base de oxigênio presentes no organismo.

4. Regula o Intestino:

Porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde.

5. Melhora a Saúde Cerebral:

Os cientistas sugeriram que o Cacau rico em flavonol pode auxiliar na manutenção de um cérebro saudável. As descobertas defendem que o consumo de produtos à base desta fruta aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e forneceu evidências do potencial terapêutico para curar distúrbios vasculares .

6. Acelera a Cicatrização:

Os extratos de Cacau foram confiáveis ​​para suas propriedades terapêuticas e curativas de feridas na fabricação de medicamentos naturais. Os extratos desta fruta ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no corpo. Juntamente com a medicação apropriada, também foi considerado útil na erradicação da bactéria Helicobacter pylori do corpo.

7. Combate Obesidade:

A ingestão desta fruta ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.

8. Melhora a Saúde do Coração:

É rico em flavonóides, nomeadamente, procianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células dos danos enquanto fortalecem o coração.

Também ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL benéfico. Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais, que podem levar ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência cardíaca. As placas de sangue desempenham um papel importante nas doenças cardiovasculares.

9. Benefício do Cacau Para a Estética:

O Cacau contêm Algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e as vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, a polpa desta fruta se tornou uma grande aliada da indústria da beleza.

O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promovem a hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa desta fruta realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas.

Cacau fruta

10. Trata a Constipação:

De acordo com um estudo feito em pacientes pediátricos, o consumo de produtos de Cacau ricos em fibras resultou em tempos de trânsito colônicos, retais e intestinais mais rápidos.

Outro estudo também defendeu que o consumo regular de produtos de Cacau mostrou incentivar uma melhor função intestinal por uma redução no tempo de movimento intestinal, aumentar a freqüência de movimentos intestinais e fazer uma consistência mais suave das fezes sem induzir outros efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal ou abdominal dor .

11. Evita o Estresse Oxidativo:

Os polifenóis no Cacau são antioxidantes que impedem que os radicais livres danifiquem as células. Esta fruta mostrou ter uma capacidade antioxidante maior que o chá verde e preto e o vinho tinto.

12. Reduz o Nível de Triglicerídeos:

Muitos estudos mostraram que há uma redução significativa do nível de triglicerídeos para aqueles que atualmente estão consumindo Cacau cru como parte de sua dieta diária.

13. Inibi a Catarata:

catarata é uma das condições que poderiam ser evitadas naturalmente apenas pelo consumo de Cacau. É devido às proantoquinidinas contidas no Cacau que ajudarão a inibir a formação da catarata.

14. Trata a Asma Naturalmente:

Nem todos sabem que a asma não é apenas sobre problemas respiratórios porque a asma é, na verdade, um dos efeitos da reação alérgica. Então, o que devemos fazer para tratar a asma é evitar o gatilho em todas as contas. O Cacau contém xantina e teofilina, que é valioso para curar várias alergias.

15. Trata a Deficiência de Cobre:

O Cacau amplia seus benefícios ao tratamento de deficiência de cobre em pacientes com nutrição enteral de longo prazo. Estudos de pesquisa revelaram que o feijoeiro é bastante valioso na terapia de substituição de cobre e resultou em melhorias significativas no nível de hemoglobina, contagem de leucócitos e teor de cobre em tais pacientes.

16. Trata Distúrbios Neurodegenerativos:

A presença de grandes flavonóis como epicatequina e catequina no Cacau mostrou efeitos benéficos no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

Os achados da pesquisa sugerem que esses fitoquímicos possuem qualidades sinérgicas, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo na mente. Isso ajuda a prevenir o dano das células neuronais e exerce um efeito protetor na membrana celular contra a citotoxicidade.

fruta cacau

17. Previne a Deficiência de Magnésio:

Outro benefício dos produtos de Cacau é o seu papel na prevenção dos efeitos negativos de uma deficiência de magnésio no organismo. Um estudo de pesquisa investigativa confirmou que o consumo regular de produtos de Cacau pode ser benéfico na prevenção dos efeitos adversos causados ​​devido a uma dieta que falta em magnésio por um longo período de tempo.

18. Reduz a Tosse:

A manteiga de Cacau é amplamente utilizada para tratar a tosse, em combinação com leite quente e mel. A manteiga de Cacau também pode ser esfregada no peito e de volta para reduzir a tosse.

Vários estudos mostraram que a teobromina e a cafeína, dois componentes ativos da manteiga desta fruta, são eficazes na redução da tosse.

19. Melhora a Função Renal:

Um estudo piloto em ratos mostrou que ratos com suplemento de manteiga de Cacau reduziram os níveis de creatinina e podem melhorar a função renal.

20. É fonte de Nutrientes:

Beber o suco de Cacau preparado a partir da polpa desta fruta beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente. Isso inclui vitamina Avitamina B1vitamina B2vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

21. Melhora a Saúde do Cérebro:

Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides do Cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuroprotetor.

Acredita-se que isso pode traduzir em efeitos benéficos para a aprendizagem e funções da memória. A hipótese é que a ingestão de produtos à base desta fruta (como é o caso do suco desta fruta) podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

22. Reduz Síndrome de Fadiga Crônica:

Um estudo mostrou que o consumo diário de altas concentrações de polifenóis de Cacau reduziu a síndrome da fadiga crônica, em comparação com o placebo.

23. Trata Transtornos Cerebrais:

Devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, o consumo de Cacau reduziu a produção de ROS, potencialmente protegendo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

24. Tratar Constipação Crônica:

A constipação que não é tratada adequadamente pode levar à constipação crônica e o Cacau pode ajudar a tratar esta condição, porque esta fruta exerce efeito terapêutico devido ao alto teor de fibras contidas nesta fruta.

25. Promove a Cicatrização de Feridas:

O Cacau tem propriedades terapêuticas que são eficientes para promover a cicatrização de feridas. É devido a esta fruta também é capaz de combater infecções que podem ocorrer por uma ferida, erradicando as bactérias que a causaram.

26. Reduz o Risco de Acidente Vascular Cerebral:

O acidente vascular cerebral é uma das condições causadas quando o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente devido ao distúrbio do fluxo sanguíneo. Além disso, o Cacau tem propriedades que atuam como flavonoides anti-plaquetas, o que ajudará na redução do risco de ataque de acidente vascular cerebral.

27. Combater à Depressão:

O Cacau tem efeito antidepressivo devido aos flavonóis, bem como a Ananda ida que é eficaz como intensificador de humor. O sentimento é semelhante à da euforia e é por isso que não é recomendado consumir esta fruta cru demais em uma base diária. Além disso, esta fruta também pode desencadear a liberação de endorfina, o que é bem conhecido amplamente como hormônio feliz.

28. Benefícios do Cacau Para ter uma Pele Limpa:

Desde a antiguidade, o Cacau tem sido usado como parte do tratamento da pele porque esta fruta é bom para a pele. Muitos estudos demonstraram que esta fruta poderia diminuir o efeito colateral causado por raios UV e, ao mesmo tempo, aumentar a elasticidade, certificando-se de que as células da pele são hidratadas e oxigenadas e as propriedades antioxidantes promoverão a regeneração de novas células.

cacau origem

Outros Benefícios do Cacau Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Cacau desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Eficaz na melhoria da resistência à insulina e do metabolismo da glicose . Isso, por sua vez, auxilia na regulação dos níveis de açúcar no corpo.
  • Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
  • Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  • Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  • Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  • Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  • Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  • Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  • Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  • Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.
  • Auxiliar na manutenção de um cérebro saudável.

Efeitos Colaterais:

Esta fruta é uma fonte de cafeína. No entanto, o consumo de excesso de cafeína pode levar a vários efeitos colaterais, tais como aumento da micção, insônia e batimentos cardíacos irregulares. O excesso de cafeína também pode agravar as condições de pessoas que já sofrem de transtornos de ansiedade ou diarreia. Quantidades excessivas de cafeína durante a amamentação podem resultar em irritabilidade e desconforto abdominal em lactentes.

Os 30 Benefícios do Açaí Para Saúde

Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde