Frutas

Graviola fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)
beneficio da graviola

graviola (Annona muricata) é uma fruta que tem formato de coração e cresce em regiões tropicais, em árvores que podem atingir altura de 5 a 6 metros. Portanto, ela tem uma polpa suculenta por dentro e tem o peso de 1 a 6 quilos.

Assemelha-se a uma pinha e é de cor verde escuro. Além disso, a medida que amadurece, torna-se ligeiramente macia e de cor verde claro por fora e contém pequenas sementes pretas brilhantes e veio das Antilhas. Portanto, sem tamanho específico, o fruto possui formato oval, casca verde e por dentro é branco e suculento. Seu sabor é um misto de ácido, doce e leitoso e sua safra ocorre durante o ano todo.

Típica da América Central, a graviola é uma fruta saborosa cujo consumo é muito comum no Brasil. Portanto, reproduz-se facilmente no país, e prefere climas frios e amenos, apesar de crescer em todos os tipos de solo e ser comum no Nordeste. A árvore da fruta pode alcançar até 5 metros e possui folhas verdes e flores amareladas.

Devido à sua cremosidade, apresenta várias formas de consumo e aplicações culinárias, como in natura, sucos, sorvetes, geleias, mousses, outros doces e bebidas. Portanto, a graviola é extremamente nutritiva, porém além da fruta em si, as folhas, raízes, casca e sementes têm grande tradição de uso em compostos medicinais, sendo utilizados como remédio natural para doenças como infecções, febre, problemas digestivos.

O fruto da Graviola tem uma longa história de uso terapêutico em culturas antigas, sendo atualmente utilizado na produção de remédios fitoterápicos. O chá feito com a infusão das folhas serve para reduzir o inchaço das membranas mucosas (diminui a produção de catarro) e para tratar doenças do fígado. As sementes pretas esmagadas são usadas como vermífugo.

Valor Nutricional da Graviola

Uma porção de 100g da fruta fornece cerca de 62 Kcal, aproximadamente 16g de carboidratos, predominantemente frutose, 0,8 g de proteínas, 1,9 g de fibras e não contém quantidade significativa de gorduras. Além disso, apresenta uma enorme variedade de vitaminas e minerais: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre, e vitamina C, B1, B3, B2 e B6, além de folato.

Benefícios da Graviola Para Saúde

1. Atua no Tratamento Contra Câncer:

As folhas da graviola provaram ser eficaz em matar 12 tipos de células cancerosas, impedindo assim, o câncer do cólon, mama, próstata, pulmão e do pâncreas. Ao contrário da quimioterapia, pode atacar as células cancerosas, sem quaisquer efeitos secundários, tais como náusea, perda de peso, perda de cabelo, etc.

2. Previne a Osteoporose:

A graviola contém cálcio e fósforo que são benéficos para ossos fortes e ajuda a prevenir a osteoporose.

3. Acelera o Metabolismo:

Vitamina B1 na fruta acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Portanto, ela também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

4. Alivia a Enxaqueca:

Riboflavina presente na graviola ajuda a reduzir dores de enxaqueca

5. Alivia a Dores:

As folhas da planta de graviola têm propriedades analgésicas que podem aliviar a dor. Estas folhas são mastigadas ou aplicadas em feridas abertas. Além disso, Seu suco é eficaz na cura da ferida, enquanto alivia a dor de uma lesão.

6. Combate os Radicais Livres:

Fonte rica em vitamina C e o ácido ascórbico, a graviola, aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante no combate dos radicais livres que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele.  Portanto, ao eliminar os radicais livres, os sinais de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e pigmentação, diminuem.

7. Graviola Mata os Piolhos:

Os nutrientes na fruta como aminoácidos, cálcio, hidratos de carbono, ferro, fósforo, tiamina e fibras podem inibir parasitas no corpo, como piolhos.

8. Previne Infecções do Trato Urinário:

Devido ao seu alto teor de água, a fruta é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário, uretrite e hematúria (sangue na urina). Portanto, O sumo do fruto pode ser tomado por via oral, no caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

9. Graviola Promove o Sono:

Graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Portanto, folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

10. Hidrata o Corpo:

A polpa desta fruta é quase 84% de água, que hidrata o corpo. Além disso, ele age como um diurético natural para o tratamento de edema ou retenção de água.

11. Combate a Hemorroida:

Graviola é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde, 1 xícara de água para o alívio. Portanto, em caso de diarreia infantil, as crianças devem tomar 2-3 colheres de sopa desta água.

12. Benefícios da Graviola Contra Infecções:

O ácido ascórbico na Graviola aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante na luta contra os radicais livres, mantendo assim um número de infecções e distúrbios afastada.

13. Graviola Trata o Reumatismo:

A aplicação tópica da Graviola é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.

14. Combate a Hipertensão:

A Graviola tem uma alta proporção de potássio (278mg / 100g) e sódio (14mg / 100 g), o que torna benéfico para aqueles que sofrem de hipertensão.

15. Ajuda a Combater o Câncer:

As folhas de Graviola são eficazes para matar 12 tipos de células cancerosas, prevenindo o câncer de cólon, mama, próstata, pulmão e pancreático. Portanto, ao contrário da quimioterapia, as folhas podem atacar as células cancerosas sem quaisquer efeitos colaterais como náuseas, perda de peso, perda de cabelo, etc.

16. Graviola Para o Sistema Imunológico:

Além disso, a Graviola contém substâncias que permitem que nosso corpo permaneça apto e melhore a imunidade de encontro a várias doenças.

17. Auxilia no Tratamento da Insônia:

A Graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

18. Graviola Para o Aumento de Energia:

A Graviola tem um alto teor de frutose, um açúcar simples (monossacáride). Sendo uma fonte natural de carboidratos, pode mantê-lo fresco e drenar energia. Portanto, também aumenta a resistência devido ao seu alto teor de vitamina C.

19. Acelera o Metabolismo:

A Vitamina B1 na Graviola acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Além disso, ela também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

20. Combate a Diabetes:

A Graviola é recomendada para prevenir a diabetes. É rico em fitoquímicos, conhecidos como acetogeninas. Estes fitoquímicos poderosos podem ajudar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, é rica em fibra dietética, que ajuda a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

21. Regula a a Pressão Arterial:

A Graviola contém um produto químico chamado triptofano que promove a sonolência e relaxamento. Desta forma, é benéfico para os insones. Além disso, as folhas são frequentemente utilizadas na aromaterapia e infusões para dormir. Ajuda no controle da pressão arterial e hipertensão.

22. Combate a Dor nas Costas:

Agora você pode despedir o anti-inflamatório e analgésico favorito que afasta a dor nas costas. Portanto, você pode tomar o chá de folha de Graviola para reduzir essas dores indesejadas. Certifique-se que o chá seja concentrado.

23. Auxila na Digestão:

Na América do Sul e no Caribe costumam tratar doenças como a diarreia e a disenteria com a Graviola, além disso, já que as folhas da planta supostamente ajudam a matar parasitas e vermes. O suco também é consumido com a mesma finalidade.

24. Ajuda e Previne a Depressão:

Alguns herbalistas acreditam que os alcaloides da Graviola podem reduzir os sintomas da depressão por captação cérebro, reduzindo os níveis de serotonina. A serotonina regula o humor e emoções como a felicidade e a tristeza. A investigação sobre os alcaloides indica, contudo, que esses compostos químicos podem causar efeitos adversos no sistema nervoso e, ainda, doenças como o Mal de Parkinson.

25. Sedativo Natural:

Os Sul-americanos e caribenhos usam as folhas, casca e as raízes da graviola como sedativo. A planta também é utilizada para tratar problemas de coração. Portanto, os efeitos exatos ou colaterais de tais utilizações não são conhecidos e não há registros de nenhuma pesquisa científica que apoie essas alegações.

26. Possui Propriedades Antimicrobianas:

A Graviola também pode ter propriedades antimicrobianas, que matam bactérias na pele, na vagina e no intestino. O uso em longo prazo pode levar a infecções fúngicas. As substâncias químicas presentes também foram encontradas em pessoas com Mal de Parkinson, embora nenhuma relação de causa e efeito tem sido firmemente estabelecida.

27. Trata a Febre:

As folhas de Graviola têm sido muito utilizadas em lugares como Haiti, Jamaica e Antilhas para tratar a febre. Junto com o suco da fruta, são usadas para ajudar a manter a temperatura ideal do corpo, de acordo com a Base de Dados de Nutrição Raintree plantas tropicais.

Outros Benefícios da Graviola Para Saúde

  • Graviola é rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • Ela contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • potássio presente nesta fruta é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • O suco de graviola, quando tomado em jejum, pode tratar lepra;
  • Devido à sua textura cremosa, é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces;
  • Graviola tem propriedades anti-inflamatórias, portanto, é útil contra o inchaço e artrite;
  • Dor nas articulações e nas costas pode ser reduzida por sua ingestão;
  • É rico em fósforo e cálcio, assim, ajuda no fortalecimento dos ossos. As possibilidades de osteoporose pode ser reduzida por sua ingestão;
  • Graviola é rico em um composto conhecido como triptofano. Ele ajuda na redução da ansiedade e depressão;
  • Ele atua como um potenciador de humor, portanto, e pode promover um sono profundo;
  • Infecções do trato urinário pode ser evitada pelo consumo devido ao seu elevado teor de água;
  • Suas propriedades anti-bacterianas, além disso, pode ser útil contra doenças como a gonorreia;
  • Graviola tem propriedades anti-piréticos e anti-parasitárias.

Malefícios da Graviola

  • Essa fruta pode não ser seguro para mulheres grávidas;
  • A Graviola pode não ser seguro para as pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa);
  • Pessoas com hipertensão (pressão arterial alta) devem consultar o seu médico antes de comer a fruta, pois pode interagir com medicamentos;
  • Se você quiser os benefícios que a fruta fornece, coma a fruta ou beba o suco da fruta. Além disso, o extrato de folhas, cascas e raízes pode ser feito sob a forma de chá.
Sair da versão mobile