Tuia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tuia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tuia – Origem, Benefícios e Como Usar as suas propriedades medicinais de forma incrível. Alem disso, com o nome científico de Thuja occidentalis, a tuia é uma árvore muito parecida com o cedo, naturalmente bela e ornamental, o que a faz ser muito procurada em épocas festivas como o Natal para enfeitar residências e outros locais.

tuia

Pertencente à família das Cupressaceae, no que depende da região a tuia pode receber outros nomes populares, como cedrinho, pinheiro de cemitério, ciprestes, tuia americana e árvore da vida.

É originária da América do Norte (mais especificamente do estado da Virgínia), e veio para o Brasil com a finalidade de planta ornamental, adaptando-se bem no solo mais alto do sudeste e sul brasileiro.

Com o passar do tempo, descobriu-se que a tuia não é apenas mais uma bela planta que pode ser utilizada para fins decorativos, mas que ela também possui importantes propriedades medicinais extremamente benéficas para o organismo humano.

Benefícios da Tuia Para Saúde:

Esta planta medicinal pode ser usada no tratamento de diversos problemas, como:

  • Ajuda no tratamento de gripes e resfriados, aliviando a febre, tosse e rouquidão;
  • Alivia os sintomas de sinusite;
  • Complementa o tratamento de infecções do trato respiratório, como bronquite ou pneumonia;
  • Ajuda no tratamento de infecções bacterianas na pele;
  • Alivia a dor nas juntas e ajuda no tratamento de doenças dolorosas, como artrite, osteoartrite ou neuralgias;
  • Alivia dores musculares;
  • Ajuda a eliminar pequenas verrugas;

Esta planta medicinal apresenta também um efeito diurético e expectorante no organismo, ajudando a eliminar a retenção de líquidos e a expectoração.

Propriedades da Tuia:

As propriedades da Tuia podem incluir uma ação adstringente, antiviral, anti-inflamatória, expectorante, descongestionante e analgésica.

Além disso, possui também propriedades que ajudam na eliminação de pequenas verrugas.

Removendo Verrugas:

Na remoção de verrugas, a Tuia é um forte aliado: basta pingar duas gotas de essência de Tuia em cima da verruga durante à noite e repetir o mesmo procedimento no dia seguinte, pela manhã.

O resultado se dá ao fato de a Tuia ajudar a combater vírus e fungos, logo, método bastante eficaz.

Chá de Tuia Para Efeito Diurético:

Misture 1 colher de chá de ramos novos bem picados para uma xícara de chá de água e ferva por cinco minutos, em seguida, coe.

Ingira duas xícaras ao dia: uma pela manhã e outra ao final da tarde;

A Tuia tem o poder de diminuir a causticidade da urina;

Contraindicações:

Por ser um produto tóxico, o consumo da tuia é contraindicado para gestantes e lactantes, e em hipótese alguma deve ser consumido por qualquer indivíduo em grandes doses ou por períodos prolongados.

Seu consumo deve sempre ser orientado e acompanhado por um médico especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Erva de Santa Luzia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pimenta Biquinho – Origem, Benefícios e Como Usar!