Vinca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Vinca – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a planta Vinca é muito comum e pode ser encontrada em forma silvestre ou até mesmo nos quintais de casas, sendo encontrada em regiões tropicais e utilizadas como remédio natural para certos males.

Renomeada como boa-noite, bom-dia, maria-sem-vergonha, essa planta não precisa das melhores condições de solo para se proliferar, o que explica a sua abundância na região nordeste do nosso país.

vincaA folhagem da planta é ramificada na base e suas folhas são ovaladas, com um nervura central mais clara. Suas flores possuem coloração diversa, podem ser roxas, azuis, vermelhas, brancas ou amarelas, seus constituintes químicos mais notáveis são os fenólicos e alcaloides, responsáveis pela ação anti-oxidante e controle do fluxo sanguíneo.

O seu nome científico é Vinca rosea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Propriedades da Planta:

As propriedades da planta ainda incluem sua ação anti-cancerígena, antidiabética e anti-hemorrágica.

Benefício da Vinca:

A planta pode ajudar no tratamento de hemorragias, problemas da circulação sanguínea, problemas de pele e até mesmo o diabetes.

Modo de Usar a Planta:

Esta planta também é uma planta medicinal tóxica, sendo que o seu uso apenas deve ser orientado por um especialista.

Outro Usos e Tratamentos:

A planta é vulgarmente utilizada para compressas com fins de curar hemorroidas, pois ela é um controlador natural do fluxo sanguíneo, desobstruindo os vasos e veias inchados que causam as incomodas hemorroidas.

Seu uso deve ser restrito, contudo, na gravidez e amamentação, pois o leite dos seios pode vir a secar. O ideal para o consumo dessa iguaria, seria o acompanhamento médico para ministrar o seu uso.

Efeitos Colaterais da Planta:

Os efeitos colaterais da planta Vinca incluem vermelhidão na pele, problemas gastrointestinais e diminuição acentuada da pressão arterial.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

tomate arboreo

Os 10 Benefícios do Tomate Arbóreo Para Saúde

Tayuya – Origem, Benefícios e Como Usar!