Benefícios das Plantas

Alamanda – Origem, Benefícios e como Usar

Alamanda – Origem, Benefícios e como Usar de forma correta. Além disso, a Alamanda possui muitas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo humano. A Alamanda é uma flor amarela, vistosa e que enche os olhos. Certamente você já deve ter se deparado com uma dessas por aí. Trata-se de uma planta chamada Alamanda da flor grande, espécie da família das Apocynaceae.

alamanda

Ela é uma trepadeira arbustiva, ornamental e lactescente com folhas verticiladas que também tem propriedades de cura. A Alamanda também é conhecida por dedal-de-dama, carolina, Alamanda-amarela, buiussu, camendará, cipó-de-leite, comandara, orélia, quatro-patacas amarela, orélia-grandiflora, purga-de-quatro-pataca, quatro-pataca, quatro-pataca-amarela, santa-maria, sete-pataca.

A Alamanda da flor grande chama atenção pela beleza. Suas flores são amarelo-citrinas ou alaranjadas. Ela é nativa do Brasil da região costeira do norte, nordeste e leste do país. O fruto é formado por uma cápsula, com poucas sementes. A planta também possui princípios tóxicos, combatendo cochonilhas e pulgões.

O que importa para ela crescer bem é um local de cultivo ensolarado, com terreno drenado. Aí, basta abrir uma cova, colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto (animal e folhas decompostas) e granulado, e a Alamanda cresce vigorosamente – principalmente em climas quentes, chegando a cobrir com facilidade enormes pérgulas.

Para manter as alamandas vivas no verão, é preciso regá-las com frequência, dependendo da região em que elas estão plantadas. Já nos lugares frios, no inverno, basta regar quando não houver chuvas no período.

Quando cultivada em locais mais frios, geralmente as alamandas são dispostas em arcos próximos a pilares ou cobrindo a parte mais alta dos muros.

Origem da Alamanda:

Nativa do Brasil da região da região costeira do norte, nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente.

Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado. Adapta-se a todos os estados brasileiros, mas prefere o calor. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Propriedades da Alamanda:

Toda a planta exsuda látex resinoso constituido por terpenóides e grandemente venenoso mas que, apesar disso, é medicinal por excelência, tem ação irritante e intoxicante. Possui alcalóides como a majdina, vinblastina e vincristina, Cumarina, Éter metílico, Lactonas iridoides, Plumericina, Isoplumericina, Allamandina.

Benefícios da Alamanda:

  • É usada contra a sarna; seu chá é útil como catártico; quando ministrado em dose mínima é excelente purgativo; porém emético violento quando em dose mais elevada e a sua decocção, juntamente com a casca, torna-se um purgante hidragogo muito enérgico, que também é eficaz contra os tumores do fígado e determinados vermes intestinais.
  • Quando ministrado em dose ainda maior, torna-se um vomitivo perigoso que causa diarreia. As flores e as raízes combatem as moléstias do baço.
  • É febrífuga, sendo que alguns autores negam-lhe essa propriedade.
  • Seu suco é útil nos casos de intoxicação saturnina, cólicas dos pintores ou cólicas de chumbo). O chumbo empregado no fabrico das tintas invade aos poucos o organismo humano, levando-o à intoxicação, às vezes mortal, o suco da Alamanda é útil para esses casos.

Receita de Chá de Alamanda:

Para preparar o chá da Alamanda da flor grande, separe uma xícara de água e uma pequena porção da casca seca da planta. Ferva a água. Quando ela estiver em ebulição, acrescente a parte de planta e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e ingira.

Como Cultivar a Alamanda:

Local de cultivo da Alamanda deve ensolarado e solo bem drenado. Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10, para um crescimento inicial vigoroso.

Necessita um trabalho de condução, amarrando os ramos com cordão de algodão a tutores, treliças ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a paredes e muros. Adubação anual de inverno com composto orgânico e adubo granulado que induz a floração do tipo NPK formulação 4-14-8.

As regas durante o verão deverão ser regulares, dependendo da região, em locais frios no inverno só regar quando não houver chuvas no período.

beneficios da alamanda

Efeitos Colaterais da Alamanda:

A Alamanda inteira é considerada tóxica, particularmente o látex. Por isso, tenha cuidado ao consumi-la. Para utilizar os efeitos curativos da planta, antes procure um médico.

Seu uso em excesso pode trazer alguns problemas para a saúde, como náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, os pacientes podem sofrer choques provocados pela perda de líquido no organismo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.