Os 42 Benefícios do Chá de Alho Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Alho que muitos ainda desconhecem. Além disso, o alho é um alimento consumido de forma constante na culinária brasileira e mundial. Seu sabor forte faz com que ou as pessoas o amem ou o odeiem. Quem ama tem um ingrediente muito versátil em mãos que pode ser incluído nas mais variadas receitas.

cha de alho Pode ser utilizado para tempero de carnes vermelhas, frango, peixes, pode ser utilizado para tempero de molhos, incorporado em batatas para realçar seu sabor, utilizado em sopas e até mesmo preparado como chá.

Sim! O Chá de Alho pode ser ainda mais benéfico no organismo, sabe por quê? Ao preparar receitas com alho, geralmente ele passa por processos de aquecimento ao ser refogado no azeite, salteado ou assado no forno, e com isso ele perde algumas de suas propriedades naturais.

Uma forma de manter o alho com todas suas propriedades é consumindo cru, porém, como muitas pessoas não gostam do sabor do alho cru, a melhor ideia é aprender como fazer Chá de Alho.

Valor Nutricional do Chá de Alho:

O alho é baixo em calorias e rico em nutrientes, contendo vitamina C, vitamina B6, fibra, manganês e selênio. Ele contém um composto conhecido como alicina, que provou prevenir a coagulação do sangue, reduzir os níveis de colesterol e ter propriedades antibacterianas.

Esta especiaria muito é um impulsionador da imunidade natural que ajuda o corpo a combater infecções. Então, confira Os 25 Benefícios do Alho Para Saúde:

1. Mantém o Coração Saudável:

LDL (Low-Density Lipoprotein) é um colesterol ruim e é conhecido por soletrar desgraça para o coração, uma vez que desencadeia a arteriosclerose. O consumo diário de Chá de Alho pode ajudar a diminuir significativamente os níveis de LDL, mantendo o coração saudável e livre de doença.

2. Aumenta a Imunidade :

O alho, nome científico Allium sativum, contém o composto ativo Allicin. Allicin vem embalado com propriedades antibacterianas e antifúngicas e é conhecido por fortalecer significativamente o sistema imunológico. Assim, uma xícara de Chá de Alho pode ajudar a proteger o corpo de várias infecções e patógenos prejudiciais.

3. Ajuda na Perda de Peso:

O Chá de Alho estimula o metabolismo, o que pode aumentar a queima de gordura passiva e ajudar nos esforços de perda de peso, além de suprimir parcialmente o apetite.
Melhora o sistema respiratório: Se o congestionamento de frio, tosse, tórax ou sinusite e complicações relacionadas lhe derem noite sem dormir , uma xícara de Chá de Alho é tudo o que você precisa para manter todos esses problemas à distância.

4. Retarda o Processo de Envelhecimento da Pele:

O envelhecimento da pele pode ser bastante frustrante. Mas não mais. Carregado com antioxidantes, vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e vitamina B2, o Chá de Alho protege a pele do dano oxidativo desencadeado pelos radicais livres, diminuindo assim consideravelmente o processo de envelhecimento da pele.

5. Contém Propriedades Anti-câncer:

A pesquisa sugere que o alho tem propriedades anti-cancerígenas. Assim, beber uma xícara de Chá de Alho no início da manhã (com o estômago vazio) pode fazer maravilhas para evitar diferentes tipos de câncer.

6. Mantém seu Fígado Saudável:

Beba uma xícara de Chá de Alho diariamente e seu fígado vai agradecer por muito tempo. Alho contém alicina e selênio, os quais desempenham um papel fundamental na manutenção do fígado saudável.

7. Regula a Pressão Arterial:

Muitas pessoas com pressão alta têm se beneficiado imensamente de beber Chá de Alho.

8. Cura de Resfriados e Febre:

O Chá de Alho é um eficaz curativo para resfriados e febre. Para prepará-lo, ferva um pouco de água, coloque numa xícara e adicione 1 ou 2 dentes de alho fresco descascados e amassados, um pouco de suco de limão e um pouco de mel (para melhorar o gosto). Beba tudo de uma vez. Beba este chá com frequência, até que a febre ou os sintomas do resfriado desapareçam.

9. Alho Como Antibiótico:

Conforme mencionado acima, para usar alho como antibiótico, é melhor não consumi-lo regularmente, e sim apenas como remédio. Pesquisas indicam que comer alho cru no início de uma intoxicação alimentar pode matar as perigosas bactérias e. coli, estafilococos e salmonela.

Corte dentes de alho em fatias e beba em forma de chá, sem limão, mas com um pouco de mel. A intoxicação desaparecerá ou, pelo menos, ficará mais suave.

10. Uso de Repelente Contra Insetos:

Outra forma de utilizar o alho faz recordar a história do mito do vampiro. Esfregar alho sobre a pele não apenas previne infecções por fungos ou bactérias, como também espanta mosquitos e outros insetos indesejáveis com bastante eficácia.

beneficio do cha de alho

Uma aldeia na Índia usa apenas alho para afugentar o mortal mosquito transmissor da malária, atestando a sua eficiência como repelente natural. A única desvantagem é o forte odor!

11. Possui Muitos Nutrientes Importantes Para o Nosso Organismo:

vitamina A, B1 e C, além de conter cálcio, cobre, zinco e ferro. Outro mineral fundamental em sua composição é o selênio, que contribui para o processo de desintoxicação do corpo.

12. Funciona como antibiótico e anti-inflamatório:

Permitindo tratar diversas condições de saúde de maneira totalmente natural e sem possíveis efeitos colaterais de muitos medicamentos tradicionais.

13. Diminuição dos Níveis de Colesterol:

Um estudo realizado no ano de 1996 pelo Memorial Hospital de Rhode Island, nos Estados Unidos, identificou que 41 homens que consumiram extrato de alho experimentaram uma diminuição de 6 a 7% em suas taxas totais de colesterol no sangue, uma redução de 4% em seus níveis de colesterol ruim – o chamado LDL.

Isso fornece indícios de que o Chá de Alho pode apresentar propriedades que protegem a saúde do coração.

14. Redução da Pressão Arterial:

No experimento mencionado acima, os homens que participaram da pesquisa também registraram uma diminuição de 5,5% em sua pressão arterial ao longo do período de duração do estudo.

Outras pesquisas também já indicaram que a suplementação com alho contribui com a redução da pressão arterial em pessoas diagnosticadas com hipertensão.

15. Fonte de Vitamina C:

O nutriente é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

16. Fonte de Vitamina B6:

Também conhecida pelo nome de piridoxina, contribui com o crescimento eficiente de novas células, ajuda em relação a alterações no humor, melhora a disposição, participa do processo de produção de energia no organismo, alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e previne doenças como depressão, problemas cardíacos, doenças nos olhos, perda da visão e enjoos matinais durante o período de gestação.

17. Benefício do Chá de Alho Para Tratar Infecções Vaginais:

Quando esmagado ou ferido, o Chá de Alho libera Allicin, que é um composto sulfúrico que é um antibiótico natural. Os soldados da Primeira Guerra Mundial, mesmo aparentemente, usaram Chá de Alho esmagado em feridas infectadas sofridas na batalha.

Se você decidir tomar Chá de Alho em forma de comprimido, certifique-se de usar cápsulas em pó. Os processos usados ​​para criar comprimidos de chá de alho destroem o Allicin que está presente.

18. Benefício do Chá de Alho Para o Coração:

O colesterol LDL não é amigo do Chá de Alho e os depósitos de placas aórticas que se acumulam nas paredes das veias do seu corpo podem ser reduzidos com o uso de alho também. Estudos têm demonstrado os benefícios surpreendentes de tomar Chá de Alho em relação à doença cardíaca.

19. Alivia Tosse e Resfriado:

Suas propriedades anti-sépticas auxiliam na fortificação do sistema imunológico, bem como na eliminação de tosses, congestionamentos e infecções do trato respiratório. Sua ingestão é boa para diminuir a ocorrência de resfriados, especialmente durante os meses de inverno. Uma boa fonte de vitamina C, enzimas, bem como minerais, o Chá de Alho mantém o frio e a gripe.

20. Ajuda na Perda de Peso:

Suas propriedades de supressão de apetite são atribuídas à perda de peso. Também consiste em leptina, um hormônio que promove o processo de metabolismo e ajuda na queima de gordura em excesso.

21. Desintoxica o Corpo:

Faz parte dos benefícios do alho sua propriedade diurética, sendo excelente para eliminar líquidos e toxinas. Também ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, matando as bactérias nocivas do intestino.

22. Aumenta a Testosterona:

A novidade na enorme lista dos benefícios do alho é o seu efeito sobre a saúde dos homens. Um estudo feito no Japão em 2001 comprovou que o consumo regular de alho aumenta a síntese da testosterona e diminui o hormônio cortisol. Essa descoberta mostrou também que o alho ajuda o ganho de massa muscular.

beneficios do cha de alho

23. Alho Para Acne e Espinhas:

Uma receita caseira para acabar com acnes e espinhas é colocar alho espremido sobre a área da pele afetada.

24. Tratamento de Cistite:

Em estudos laboratoriais, as propriedades do alho foram capazes de destruir 14 tipos diferentes de bactérias. Dentre elas, a Escherichia Coli, a bactéria mais comum responsável pelas infecções de bexiga e trato urinário.

25. Tratamento de Candidíase:

Comum em mulheres, a candidíase é causada pela proliferação do fungo Candida, que se desenvolve na vagina e causa lesões e coceira. Como um dos benefícios do alho é exterminar fungos, o alho serve para tratar candidíase. Para isso, faça banhos de assento com água de alho. Ferva a água, desligue o fogo e coloque 3 dentes de alho descascados em infusão.

Confira Outros Benefícios do Chá de Alho Para Saúde:

  • A alicina, presente no alho, ajuda a promover a perda de peso.
  • Outro benefício da alicina é a redução da pressão arterial.
  • Altamente indicado para quem tem colesterol alto: o alho reduz o colesterol LDL (ruim) e
  • aumenta o colesterol HDL (bom).
  • Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural, além de ter propriedade
  • anticoagulação. Ou seja, previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
  • Ajoene também ajuda a impedir que o câncer de pele seja propagado.
  • Contém propriedades antivirais e antibacterianas, bem como vitamina C. Ou seja, ajuda a
  • prevenir gripes e resfriados.
  • Reduz a inflamação e dor no corpo, sendo muito benéfico para pessoas com osteoartrite e
  • artrite reumatóide.
  • Combate os germes que causam a tuberculose.
  • Os compostos do alho previnem o câncer de próstata.
  • Diminui os fatores que provocam úlceras e câncer no estômago.
  • Boa fonte de vitamina B6.
  • Age como antifúngico, ajudando no tratamento de doenças pé de atleta.
  • Cozinhar o alho com a carne reduz substâncias químicas cancerígenas no alimento.
  • Reduz os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.
  • Combate os radicais livres.
  • Ajuda na proteção contra o câncer do cólon, por conter selênio e vitamina C.
  • Um componente do alho chamado dialil dissulfeto pode matar as células da leucemia.
  • Contribui no combate e tratamento do diabetes e complicações como retinopatia, doença
  • renal, doença cardiovascular e neuropatia.

Como Consumir?

Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo alho, ele deve estar cru, pois, ao ser cozido, o mesmo pode perder até 90% de suas propriedades. O principal benefício de comer alho em jejum dá-se graças ao seu poder desintoxicante e, assim, adotar este hábito depura o organismo.

Para potencializar os efeitos benéficos do alho no nosso organismo, é recomendável começar o dia com duas colheres de sopa do alimento finamente picado ou triturado. Depois disso, você pode tomar um suco detox natural e esperar 45 minutos para tomar o café da manhã.

Apesar dos diversos benefícios que proporciona à saúde, muitas pessoas não suportam o cheiro e o gosto do alho. Nestes casos, pode-se optar pela ingestão de complementos naturais de alho em comprimidos, que podem ser adquiridos em farmácias ou em lojas de produtos naturais.

Os 40 Benefícios da Ashwagandha Para Saúde

Os 25 Benefícios do Tucum Para Saúde