Os 25 Benefícios da Betônica Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Betônica são inúmeros para tratar varias doenças. Alem disso, a betônica (Stachys officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como betônica-púrpura, betoine (espanhol), bettonica (italiano) e lousewort e wood betony (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Betonica officinalis. Pertence à família Lamiaceae.

Betônica

As folhas da betônica concentram a maior parte dos efeitos medicinais. É útil para pessoas que sofrem de deficiência de vitamina C (escorbuto).

As propriedades calmantes e sedativas ajudam a aliviar a tensão, promover o sono, reduzir a ansiedade e hiperatividade, regularizar a pressão sanguínea e auxiliar em crises de histeria e síndrome do pânico.

Os efeitos sedativos ainda provaram ser úteis contra dores de cabeça e enxaquecas. A madeira da betônica é benéfica para os nervos ao mesmo tempo que é capaz de aliviar dores e espasmos.

Valor Nutricional da Betônica:

Os nutrientes que encontrados na Betônica são muito variados entre os que se destacam: lipídios, ferro, água, zinco, sódio, vitamina C, vitamina A, vitamina B12, gorduras saturadas, fibras, cálcio e outros nutrientes que ajudam as pessoas a serem curadas de várias doenças.

1. Remédio Natural Para Distúrbios Renais:

A Betônica comestível é um diurético natural. Ele desencadeia a produção e excreção de urina e é ideal para ser usada como um remédio natural para distúrbios renais, incluindo as pedras.

2. Condições Inflamatórias da Pele:

A ação anti-inflamatória desta erva é uma bênção para as várias condições inflamatórias que afetam a pele, incluindo eczema.

Acalma também a inflamação, esta erva também reduz a vermelhidão e flare-ups. Se você está sofrendo de coceira, a Betônica pode ser essencial para você.

3. Fortalece e Estimula o Sistema Digestivo:

Um dos benefícios da betônica é melhorar a saúde do sistema digestivo. Com a capacidade de manter seu intestino saudável, a Betônica também fornece alívio à várias doenças gástricas, incluindo gastrite, má digestão, azia, obstipação, inchaço e flatulência. Ela tem o potencial de estimular seus níveis de apetite também.

A propriedade estomacal da Betônica fortalece seu estômago e alivia vários sofrimentos experimentados pela sua barriga, incluindo dor de cólica.

As propriedades laxantes e anti-helmínticas desta erva ajudam a desintoxicar o corpo enquanto expulsam vermes dos intestinos e tripas. Sendo um laxante suave, ele também atua como uma cura para a constipação.

4. Aliviar o Pessimismo e a Ansiedade:

Outro dos Benefícios da Betônica é que ela é agente tranquilizante naturalmente suave, ela pode ser usada para ajudá-lo a relaxar completamente.

Uma vez que o corpo e a mente se acalma, o sono lentamente vai entrar em cena. Ele também é usado como um agente para melhorar o humor e aliviar o pessimismo e a ansiedade associados.

5. Rica Fonte de Antioxidantes:

Os Benefícios da Betônica se dá por ela ser uma potencial fonte de antioxidantes, o que significa que pode-se fazer uso dele para eliminar os radicais livres do corpo. O menor dos danos dos radicais livres, o mais jovem você vai olhar.

6. Tratamento Natural Para Piolhos:

Sendo um parasticide, ele pode ser aplicado topicamente em seu couro cabeludo para se livrar dos piolhos.

Os Benefícios da Betônica também curam infecções causadas pelos piolhos, graças à natureza anti-séptico desta erva.

7. Melhora a Circulação do Sangue:

A Betônica é uma solução eficaz para febre em alta temperatura e dores de cabeça associadas à esta condição.

Melhora a circulação do sangue, aumenta o metabolismo, relaxa os músculos e alivia a febre.

8. Cicatrização Mais Rápida e Alivia a Dor:

As propriedades anti-sépticas da presente erva que possa ser usado como um remédio natural para cortes e contusões.

Juntamente com a manutenção infecções de distância do local afetado, mas também garante uma cicatrização mais rápida e alivia a dor.

9. Alivia Espasmos Musculares:

Os Benefícios da Betônica são graças à sua abundancia em propriedades antiespasmódicas, a Betônica é uma boa maneira de manter os músculos relaxados. É por isso que é utilizada em casos de neuralgia facial e paralisia cerebral.

10. Relaxante Natural:

As mulheres podem fazer uso desta erva para aliviar distúrbios pré-menstruais. Sendo um relaxante natural, acalma o sistema e músculos nervoso, que fica irritado durante o período pré-menstrual.

Benefício da Betônica anti-espasmódico serve para relaxar os músculos e reduzir os espasmos experimentados durante os seus ciclos menstruais.

Sua propriedade sedativa natural permite-lhe dormir em paz e aliviar o cansaço.

11. Ajuda Com Sarna e Dermatite:

Outro dos Benefícios da Betônica são suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, pois proporciona alívio mais rápido da sarna e dermatite que afetam o couro cabeludo. Mas usar uma decocção forte para lavar o cabelo.

12. Natural Afrodisíaco:

A raiz desta planta é um afrodisíaco bem apreciado. Apenas ralar-los finamente e adicioná-lo à sua comida para entrar no ‘modo’!

13. Funciona Como um Analgésico:

Dentre os Benefícios da Betônica ela ajuda a combater a dor, interagindo com os nervos na região afetada e melhora o fluxo sanguíneo para essa parte.

Também age como um analgésico, bem como anódino, o que significa que pode ser aplicada topicamente na área afetada na forma de um cataplasma ou pomada.

Betônica

Outros Benefícios da Betônica:

  • Também é usada para aliviar doenças dos rins;
  • Fortalece o fígado e o baço, melhorando os sintomas da hidropisia;
  • Você pode aplicar compressas desta planta nos golpes nos olhos para ajudar a sua cura rápida;
  • Atualmente, seus agentes ativos são usados ​​para prevenir tosse em fumantes crônicos;
  • Ajuda a descongestionar os pulmões e a aliviar as doenças brônquicas;
  • Também se aplica em casos de dor nas orelhas, porque as acalma rapidamente;
  • Sua aplicação mais comum é contrariar hemorragias nasais;
  • Proporciona alívio mais rápido da sarna e dermatite;
  • Melhora a circulação do sangue, aumenta o metabolismo;
  • Acalma o sistema e músculos nervoso;
  • Utilizada em casos de neuralgia facial e paralisia cerebral;

Chá de Betônica:

Para preparar o chá de betônica, basta separar meio litro de água e oito gramas de folhas secas da erva.

É importante ressaltar que a folha não pode ser fresca, pois ela contém ativos tóxicos que podem fazer mal a saúde.

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, acrescente as folhas de betônica e desligue o fogo em seguida.

Deixe descansar por cerca de 10 minutos na mesma panela, tampando-a.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar o líquido das folhas. Se preferir, pode adoçar com mel. O chá deve ser ingerido até três vezes por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 10 Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde

Erva de Jaboti – Origem, Benefícios e Como Usar!