Os 20 Benefícios da Sementes de Sucupira Para Saúde

Os 20 Benefícios da Sementes de Sucupira Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Sementes de Sucupira São Excelentes. alem disso, A sucupira é uma árvore de crescimento lento natural do Brasil. Existem muitas espécies diferentes desta árvore, e que produz uma semente que tem uma resina realmente espessa dentro dela.O consumo da Sementes de Sucupira tem se popularizado mais a cada dia por meio da medicina fitoterápica. Acredita-se que o extrato da Sucupira-Branca tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, inclusive algumas delas já comprovadas cientificamente.

sucupira e seus beneficios

O que é a Sucupira:

Sucupira é o nome dado a algumas espécies arbóreas da família das Fabaceae, bastante abundantes nas terras brasileiras. Todas essas espécies são madeiras de muito uso e duas são consideradas medicinais, a sucupira-branca ou Pterodon emarginatus e a sucupira-preta, Bavichia vergilienses.

Sucupira: Para quê Serve:

Cientistas que estudam a Sucupira no Brasil estão começando a estudar as partes químicas da semente e, em particular, o óleo que é extraído a partir dela. Foi constatado que o óleo da casca, da semente e das raízes tem numerosos impactos de cura. Existem produtos que estão sendo oferecidos para fazer chá usando o óleo.

Foi demonstrado que a semente da árvore de Sucupira ajuda a combater doenças ósseas, tais como a osteoartrite, gota, úlceras e artrite. As propriedades não param por aí: a semente também mostrou eficiência na atuação como um tônico, ação anti-diabética e anti-inflamatória. Em casos de bursite, dor nas costas, bico de papagaio, o seu efeito analgésico é imediato, muito mais eficaz do que as drogas farmacológicas.

1. Combate a Artrite, Artrose, Reumatismo e Gota:

As substâncias contidas na Semente de Sucupira, principalmente os flavonoides, se apresentam altamente eficazes no combate à dor, desde as leves às mais intensas. Por este motivo, algumas pesquisas apontam que as propriedades contidas nestas sementes fazem com que ocorra um significativo alívio das dores causadas pela artrite, artrose, reumatismo e gota.

2. Alivia Dores na Coluna:

Devido às suas propriedades naturalmente analgésicas, o extrato das Sementes de Sucupira também auxilia no alívio de dores ocasionadas por problemas de coluna. Portanto, o consumo deste extrato é muito indicado para pessoas que sofrem de: bicos de papagaio, hérnias de disco e dores nas articulações de um modo geral.

3. Previne e Combate as Úlceras:

Testes realizados em animais demonstraram que o óleo essencial da semente desta árvore apresentou excelentes resultados quanto à proteção do sistema gástrico contra as úlceras. De acordo com os especialistas, isso ocorre devido aos efeitos anti-inflamatórios da sucupira, fazendo também com que seja aumentado o volume das células de defesa atuantes no organismo.

Sucupira beneficios

4. Inibe o Envelhecimento Precoce:

Em virtude das substâncias antioxidantes contidas nas sementes desta árvore, ela também é apontada como uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que prejudicam a saúde das células.

5. Previne e Combate infecções e inflamações:

Por se tratar de um antibiótico natural por excelência, a sucupira também atua na prevenção e combate a diversas doenças causadas também pela ação de vírus e bactérias, entre elas estão:

6. Desinflama as Células:

Além dos benefícios já mencionados com relação a esta semente, ela também atua na desinflamação das células, prevenindo tanto o inchaço do corpo quanto também a ocorrência de tumores benignos e malignos.

7. Previne e Combate o Câncer de Próstata:

Outro dos muitos benefícios apresentados pela semente desta árvore é o fato de ela atuar na prevenção e combate de tumores na próstata. A razão disso é que a sucupira possui grande quantidade de antioxidantes, fortalecendo o organismo na luta contra o câncer.

8. Previne e Auxilia no Tratamento do Diabetes:

Outra vantagem oferecida por esta poderosa semente é que ela previne e auxilia no tratamento do diabetes, contribuindo para que o organismo naturalmente consiga equilibrar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.

9. Combate os Vermes intestinais:

O uso da semente oriunda da sucupira também é muito eficaz para combater os vermes intestinais, contribuindo também para um melhor funcionamento dessa região do corpo.

semenetes de sucupira remedio

10. Diminui o Ácido úrico:

Outro dos benefícios com relação ao consumo dessa semente é que ela atua na diminuição do ácido úrico. Poucas pessoas sabem disso, mas os médicos afirmam que quando este ácido se acumula no organismo, são aumentadas consideravelmente as chances de acidentes e complicações cardiovasculares.

11. Redução da inflamação Muscular:

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

12. Ação anti-cancerígena:

Existem indícios de que alguns compostos da Semente de Sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da Semente de Sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

13. Proteção no Trato Gastrointestinal:

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

beneficio da semente de sucupira

Outros Benefícios da Semente de Sucupira Para Saúde:

  • A planta ajuda a diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar
  • artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide.
  • As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes,
  • limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do
  • organismo.
  • Por aliviar a dor, esta planta pode ainda ser utilizado para diminuir o desconforto causado
  • por problemas como excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garganta, feridas, cisto no
  • útero, inflamações e sífilis.
  • Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante
  • provocado pelo tratamento de câncer com quimioterapia.
  • O chá de sementes desta planta age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em
  • qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.
  • O extrato das sementes desta planta são ótimos após períodos longos de atividade física
  • muita intensa.

Efeitos Colaterais da Sementes de Sucupira:

Quando você consome a Sucupira de forma incorreta e não diluída ela pode se acumular no seu corpo e causar algumas reações alérgicas ou problemas intestinais. Você deve tomar muito cuidado nesse consumo, e consumir em pequenas quantidades e diluída no vinho ou no biotômico, duas colheres no máximo. Mas primeiro, verifique com seu médico se não tem problemas e se você não tem alergias a Sucupira.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francysco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Os 30 Benefícios do Cardo Para Saúde

Os 20 Benefícios do Chá de Jaborandi Para Saúde