Os 20 Benefícios do Nopal Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Nopal Para Saúde são muitos, pois ele proporciona nutrientes e propriedades que são fundamentais para que ocorra o correto funcionamento do corpo. Além disso, o Nopal é uma planta selvagem que sobrevive em regiões desérticas e frias.

Não requer muita água para o cultivo, por isso é uma boa fonte de renda para muitos agricultores que não têm os recursos necessários e vivem em áreas áridas ou semi-áridas.

beneficios do nopal

Diz-se que tem um papel ecológico importante, pois impede a degradação de terras desmatadas, isto é, converte terras improdutivas em produtivas.

Eles são comidos como vegetais e comumente encontrados em restaurantes, mercearias e mercados. Em sucos, em saladas, grelhados ou na natureza, o nopal é um alimento com um importante teor de fibras que contribui para o cuidado com o Diabetes e também traz diversos benefícios a saúde.

Valor Nutricional do Nopal:

Esta planta é rica em Cálcio, Fósforo, Potássio e Sódio. Por sua vez, oferece carboidratos, compostos nitrogenados, fibras, Vitamina A, vitaminas do complexo B, Vitamina C e Vitamina K, clorofila, Riboflavina e proteínas.

Existem muitos estudos e pesquisas que afirmam que o cacto é realmente valioso para a saúde das pessoas, ajudando os sistemas nervoso, imunológico, circulatório, digestivo e respiratório.

Benefícios do Nopal Para Saúde:

1. Neutraliza o Açúcar no Sangue:

Devido ao seu alto teor de fibras, é altamente recomendado para pessoas que sofrem de diabetes porque reduz os níveis de açúcar no sangue; Também possui uma grande quantidade de Vitamina C e Vitamina E, que serve para fortalecer os ossos, unhas, cabelos, dentes e é ideal no estágio de desenvolvimento dos menores.

2. Previne a Osteoporose:

Cientistas descobriram que a farinha de nopal reduz o risco de as mulheres desenvolverem Osteoporose. A pesquisa indica que quanto mais maduro e grande o cacto, mais Cálcio ele contém.

3. Ajuda a Combater a Obesidade:

Tornou-se moda que em todas as dietas se tome um suco de cacto com laranja ou alguma outra fruta. Isso se baseia no fato de que, graças à grande quantidade de fibras que essa planta possui, ajuda a retardar o tempo em que os nutrientes são absorvidos e penetram no sangue, facilitando sua eliminação.

Além disso, as fibras insolúveis que ele contém criam uma sensação de plenitude, diminuindo a fome das pessoas e ajudando a uma boa digestão. Da mesma forma, proteínas vegetais promovem a mobilização de fluidos na corrente sanguínea, diminuindo a retenção de celulite e líquidos.

4. Funciona Como Regulador do Colesterol:

Isso acontece graças aos aminoácidos, à Vitamina B3 e às fibras. O nopal previne, por sua vez, o excesso de açúcar no sangue e a conversão da gordura, pelo que reduz de maneira substancial o Colesterol “ruim” e os triglicerídeos. Elimina os ácidos biliares, que são então convertidos em Colesterol.

5. Melhora a Digestão:

Para as vitaminas do grupo B (1, 2 e 3) e C, além de Cálcio, Potássio, Magnésio, sódio e Ferro. Com seu poder antioxidante, proporciona uma ótima proteção contra as toxinas que são ingeridas com alimentos e diminui os efeitos nocivos da ingestão de álcool ou de certos alimentos “pesados”.

6. Nopal Ajuda na Construção de Ossos fortes:

O conteúdo mineral desta poderosa folha do cacto inclui um nível modesto de Cálcio, que é uma parte essencial da construção de ossos fortes e reparação de ossos depois de ser danificado.

7. Possui Efeito Anti-inflamatório:

O suco que é retirado das folhas do Nopal tem efeitos anti-inflamatórios em uma variedade de partes do corpo, incluindo os sintomas associados à artrite, lesões, dores nas articulações e tensão muscular. Aplique o suco frequentemente na a área afetada, e pode consumir o próprio vegetal para desfrutar também dos seus efeitos.

nopal beneficios

8. Evita Danos ao Sistema Nervoso:

O nopal ajuda a relaxar, a alcançar um melhor humor e pode até mesmo ajudar a erradicar problemas de depressão ou desequilíbrios emocionais.

9. Possui Fibra insolúvel:

Devido à sua fibra insolúvel, o cacto é um alimento que proporciona saciedade e ajuda você a se sentir satisfeito rapidamente, o que ajuda a reduzir o consumo de alimentos e promover a perda de peso.

10. Funciona Como um Antioxidante Verde:

O cacto também tem um conteúdo antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Essas substâncias regeneram as células da pele para permitir a rápida cicatrização da pele.

11. Possui Propriedades Anticâncer:

A presença de fibras dietéticas ajudam a diluir a concentração de células potencialmente cancerosas que podem ocorrer no cólon, portanto, impede em certa medida, o aparecimento da doença.

12. Benefícios do Nopal Para a Saúde da Pele:

Os fitoquímicos são características antioxidantes do Nopal que os tornam um bom mecanismo de defesa contra sintomas de envelhecimento prematuro, como rugas e manchas da idade. Os radicais livres deixados após o metabolismo celular pode afetar gravemente a pele, e comer nopal você pode manter sua pele saudável, jovem e atualizada.

13. Fortalece o Sistema imunológico:

O nopal tem muitas vitaminas, especialmente complexos A, B e C. Ele também fornece minerais e aminoácidos que ajudam a eliminar toxinas , desintoxicar o fígado e eliminar os efeitos nocivos da poluição ambiental, fumaça, problemas que derivam do álcool etc.

Além disso, possui fotoquímicos , que ajudam o organismo a se defender contra qualquer ataque de vírus ou bactérias.

14. Nopal Melhora Sono:

Esta planta também contém Magnésio, que é um mineral útil que ajudam a induzir a sensação de sono nas pessoas que sofrem de insônia, ansiedade crônica ou inquietação.

Isso induz a liberação da serotonina no corpo, o que resulta num aumento dos níveis de melatonina. Ele também tem um efeito levemente sedativo, o que reduz a função do nervo e acalma o corpo, ajudando-o a adormecer.

15. Evita a Constipação:

As fibras que o cacto contém ajudam na digestão, como se disse anteriormente, pelo que evita que tenham problemas para ir ao banheiro.

16. Melhore o Trabalho do Cólon:

Devido aos seus ingredientes ativos, ajuda na prevenção da absorção de gordura e carboidratos. Ele mantém o equilíbrio do nível sanguíneo e ajuda a controlar a obesidade. O cacto contém fibras que absorvem a glicose no intestino. Por sua vez, mantém este órgão limpo e em excelentes condições.

Outros Benefícios do Nopal:

  • Vários estudos mostraram que o nopal tem propriedades hipoglicêmicas, o que significa que reduz o nível de glicose no sangue, uma das propriedades do nopal é ideal para pessoas afetadas com diabetes.
  • Outra propriedade do cacto é que ele possui fibras solúveis e insolúveis, tanto a Constipação correta quanto o correto metabolismo de minerais e nutrientes.
  • O cacto, sendo uma planta do deserto, é adaptado para reter a maior quantidade de água, portanto, sua carne é rica em água, muito interessante entre as propriedades do cacto, e excelente para a desidratação.
  • Este é um dos alimentos com maior teor de Cálcio, esta é uma das propriedades do cacto que serve para formar ossos, dentes, cabelos, unhas e realizar diferentes funções orgânicas.

nopal

Efeitos Colaterais do Nopal:

O cacto, devido ao seu alto teor de fibras entre outras propriedades, é diurético, o que é contraindicado para pessoas que necessitam de dietas especiais com alto teor de líquidos; e pode causar danos nos rins em pessoas hipersensíveis aos seus componentes.

Devido à sua capacidade de regular e afetar os níveis de açúcar no sangue, os nopales podem às vezes tornar as pessoas hipoglicêmicas, e também não devem ser consumidos excessivamente antes de uma operação

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Óleo de Erva Doce Para Saúde

Os 25 Benefícios da Semente da Toranja Para Saúde