Os 20 Benefícios do Óleo de Melaleuca Para Saúde

Tudo Sobre Os 20 Benefícios do Óleo de Melaleuca Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Óleo de Melaleuca Para Saúde que você precisa saber. Além disso, as melaleucas são um grupo de árvores nativas da costa nordeste da Austrália. O óleo dessas árvores possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo usado na aromaterapia para aliviar dores, tensão e estresse, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, asma, tosse bronquite, dentre outras condições.

Ele ainda ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como gripe, sarampo, varicela, herpes e verrugas. Costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

oleo de melaleucaPropriedades do Óleo de Melaleuca:

Os principais constituintes do Óleo de Melaleuca: beta pineno, alfa-pineno, mirceno, sabineno, alfa-terpineno, alfa-felandreno, limoneno, cineol, gama-terpineno, para-cimeno, terpinoleno, terpinenol, linalol e alfa-terpineol. O óleo ainda possui propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e antiviróticas. Então, confira em mais detalhes Os Benefícios do Óleo de Melaleuca Para Saúde:

1. Higienizador de Mãos:

Um dos benefícios do Óleo de Melaleuca é que ele pode ser usado como um higienizador de mãos. Além disso, um estudo divulgado mostrou que o óleo mata vírus e bactérias causadores de doenças, como é o caso da E. Coli, do S.

2. Repelente de insetos:

Outro estudo da Universidade feito, divulgado em 2014, indicou que 24 horas depois de serem tratadas com o Óleo de Melaleuca, algumas vacas atraíam um número menos significativos de moscas do que aquelas que não receberam o tratamento com o Óleo de Melaleuca.

3. Desodorante Natural:

A combinação das glândulas sudoríparas, que são encontrados em grande concentração nas axilas, com as bactérias presentes na pele é responsável pela produção de um odor que pode ser de nível moderado a severo.

Entretanto, as propriedades antibacterianas que há no Óleo de Melaleuca como desodorante natural, ajudando a controlar o odor das axilas que surge em decorrência da transpiração.

4. Trata a Caspa:

A caspa é uma condição que insiste em aparecer mesmo depois do tratamento com shampoo. Contudo, o Óleo de Melaleuca pode ajudar a prevenir o ressecamento do couro cabeludo e ainda faz uma faxina na raiz, eliminando resíduos.

5. Ameniza os Sintomas da Conjuntivite:

Muitas pessoas já pegaram a chamada conjuntivite. Essa condição de saúde traz coceira, queimação e até mesmo secreção. Contudo, o óleo pode ser eficiente na amenização desse sintoma.

6. Alivia infecções:

Os terpenóides e eucaliptol, fitoquímicos presentes no Óleo de Melaleuca ajudam a aliviar infecções.

7. Melhora o Aspecto da Acne:

Um estudo publicado registrou que uma solução de 5% de Óleo de Melaleuca ajuda no tratamento à acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila.

8. Combate Infecções Vaginais:

Outro estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55,7 por cento de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de infecção vaginal por fungos. Mas uma pesquisa da University of Western Australia comprovou que o Óleo de Melaleuca, mesmo em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase.

9. Melhora a Saúde Bucal:

O Óleo de Melaleuca combate microorganismos que são os responsáveis por causar placa, inflamações na gengiva e tártaro. Ah, e fica a dica para os fumantes: também ajuda a tirar manchas causadas pelo tabaco. Entretanto, a utilização regular do Óleo de Melaleuca pode ser eficaz no melhoramento da saúde bucal.

10. Óleo da Aromaterapia:

O cheirinho amadeirado do Óleo de Melaleuca é ótimo para aromaterapias. Experimente relaxar os pulmões e a respiração com uma toalha umedecida com uma solução de água mais o óleo sobre o rosto.

11. Ajuda na Limpeza de Casa:

Você também pode usar o óleo para limpar sua casa! Isso mesmo, o óleo possui propriedades que são de suma importância para ajudar você a manter a casa limpa.

Outros Benefícios do Óleo de Melaleuca Para Saúde:

  • Combate insetos;
  • Combate o mofo;
  • Combate a caspa;
  • Trata sinusite;
  • Combater o mal cheiro nas axilas;
  • Elimina piolhos;
  • Funciona como descongestionante nasal;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Trata espinhas.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Os 30 Benefícios do Feijão Vermelho Para Saúde

Chá de Berinjela

Os 40 Benefícios do Chá de Berinjela Para Saúde