Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde!

Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde conhecido pela maioria das pessoas como óleo de cozinha podendo haver muitos benefícios para o corpo. além disso, uma das principais razões para o aumento da popularidade de Óleo de Girassol é o seu impressionante teor em ácidos gordos, que inclui o ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico.

óleo de girassolA combinação de ácidos graxos no corpo é extremamente importante para manter vários elementos da saúde humana. Além disso, O Óleo de Girassol pode ajudar a manter esse equilíbrio.

Alguns desses ácidos gordos, bem como a Vitamina E e outros compostos orgânicos, atuam como antioxidantes no Óleo de Girassol, o que significa que eles podem influenciar positivamente uma enorme variedade de condições que as pessoas sofrem regularmente.

Ele também tem mais gorduras poli-insaturadas do que qualquer outro óleo vegetal. Com a recente mania de comer saudável e procurando opções alternativas, o Óleo de Girassol está se tornando bastante desejável no mercado internacional

O Óleo de Girassol é extraído da semente da planta do mesmo nome e é utilizado como fonte de alimento e também serve como biocombustível.

Embora a maioria das pessoas já estejam familiarizadas com girassóis, as flores bonitas e vibrantes que podem ser encontrados em todo o mundo, muitas não pensam imediatamente nos girassóis como fontes de um óleo vegetal extremamente saudável que pode substituir alguns dos óleos alimentares menos saudáveis disponível no mercado.

Óleo de Girassol é também usado em certas aplicações cosméticas, por razões que iremos explorar posteriormente neste artigo. O Óleo de Girassol é um óleo não-volátil que pode ser extraído a partir de girassóis de forma relativamente fácil.

Os principais produtores de Óleo de Girassol são a Rússia, Ucrânia e Argentina, mas é usado em todo o mundo em várias cozinhas.

Uma das principais razões para o aumento da popularidade de Óleo de Girassol é o seu impressionante teor em ácidos gordos, que inclui o ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico.

A combinação de ácidos graxos no corpo é extremamente importante para manter vários elementos da saúde humana. Além disso, O Óleo de Girassol pode ajudar a manter esse equilíbrio. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde:

Propriedades Nutricionais do Óleo de Girassol:

Sua composição nutritiva o torna um dos óleos mais saudáveis para o consumo, bem como aplicação na pele e no cabelo. O principal componente do Óleo de girassol é o ácido linoléico. Seus outros componentes incluem ácido oléico e ácido palmítico.

Além destes, contém lecitina, carotenóides, tocoferóis e quantidades apreciáveis de vitaminas A, Vitamina D e Vitamina E. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde.

Promove o Brilho do Cabelo: Devido a sua textura leve e sabor suave, Óleo de girassol suaviza o cabelo e adiciona um brilho. Óleo de girassol ajuda a controlar o frizz, trata fios secos e danos, e faz do cabelo manipulável.

Este óleo versátil mantém o brilho e textura do cabelo e pode ser usado como um condicionador natural. Óleo de girassol pode ser aplicado e massageado no couro cabeludo antes de um banho, uma vez por semana para o máximo de benefícios.

óleo de girassol benefíciosBenefícios do Óleo de Girassol Para o Cabelo: Assim como a pele, Óleo de girassol tem um efeito hidratante no cabelo também. Uma grande variedade de nutrientes e antioxidantes, juntamente com ácidos graxos essenciais o tornam extremamente benéfico para o cabelo.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Suavizar a Pele: O Óleo de girassol é um óleo de qualidade fina porque é leve na textura e extremamente apropriado para cuidado do olho e pele.

É adequado para pele normal à seca e é cada vez mais utilizado na aromaterapia, por causa de seu aroma suave e textura leve. É usado em produtos para a pele e cria uma sensação suave na pele.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Limpar a Pele: Sendo naturalmente emoliente, o Óleo de girassol melhora a capacidade de retenção de umidade da pele e é benéfico para indivíduos com pele seca, desidratada ou pele sensível.

Uma mistura de Óleo de girassol e rícino é eficaz em tornar a pele macia e remover células mortas e impurezas. Esta mistura pode ser usada como um limpador e não há necessidade de usar um hidratante, já que os óleos contêm ácidos graxos e vitaminas para hidratar a pele.

Retarda o Envelhecimento da Pele: As propriedades antioxidantes do Óleo de girassol ajudam na prevenção de sinais prematuros de envelhecimento.

A exposição a radicais livres e luz solar aumenta a taxa de envelhecimento da pele, causando a ocorrência de rugas e linhas finas em uma idade precoce.

Os antioxidantes no Óleo de girassol diminuem o risco de desenvolver sinais prematuros de envelhecimento.

Preveni o Câncer de Pele:

Beta-caroteno é um composto ricamente pigmentado, solúvel em gordura que pode ser convertido em vitamina A e suas propriedades antioxidantes são benéficas para o aparecimento da saúde e pele. Óleo de girassol é uma excelente fonte de beta-caroteno.

O consumo deste composto torna a pele menos sensível ao sol. Os antioxidantes nele neutralizam os radicais livres que penetram a pele, causando queimaduras solares e outros tipos de dano solar, como câncer de pele.

Ajuda no Tratamento da Acne:

O Óleo de girassol também é rico em Vitamina A, Vitamina C e Vitamina D e carotenoides saudáveis e ceras que formam uma barreira protetora na pele.

Assim, este óleo é eficaz no tratamento da acne. Sendo excepcionalmente leve e não gorduroso, é absorvido pela pele com facilidade, sem obstruir ou bloquear os poros.

Sua gama de vitaminas e ácidos graxos agem como antioxidantes para regenerar as células da pele e ajudar a se livrar da acne causando bactérias.

Fonte de Vitamina E:

Óleo de girassol é extremamente rico em vitamina E em comparação com outros produtos de cuidado da pele como óleo de amêndoa ou manteiga de karité.

A vitamina E é essencial para evitar danos às células da pele pela luz ultravioleta ou UVA do sol. Vitamina E melhora a aparência e saúde da pele, impedindo cicatrizes e suavizando rugas existentes.

Hidratante Natural Para Pele:

Devido as suas propriedades emolientes, o Óleo de girassol ajuda a pele a reter hidratação. Usando Óleo de girassol como uma loção na pele de bebês pré-termo, age como uma barreira protetora, e os massagear com este óleo ajuda a reduzir a infecção da pele por quase 14 por cento. Assim, o Óleo de girassol pode ser usado no cuidado com a pele deles diariamente.

Benefícios do Óleo de Girassol Para Pele:

Óleo de girassol é uma maneira natural e saudável de manter uma pele incrível, graças as suas propriedades calmantes e emolientes.

Sendo rico em  nutrientes e antioxidantes, é amplamente utilizado para fins medicinais e cosméticos e é encontrado a ser eficaz contra a acne, eczema, inflamação, vermelhidão geral e irritação da pele.

Reduz Problemas Cardíacos:

Óleo de girassol contém selênio que é benéfico na redução do risco de problemas cardíacos e degradação hepática. Um alto nível de selênio no sangue também é fundamental na redução do risco de câncer de pulmão e pele.

Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

O teor de vitamina B do Óleo de girassol promove um sistema nervoso saudável, digestão adequada e é uma grande fonte de energia.

Previne Infecção Infantil:

O Óleo de girassol é útil na redução do risco de infecção em bebês pré-termo com baixo peso ao nascer. Os bebês são mais propensos a sofrer de infecções por causa do sistema imunológico subdesenvolvido e órgãos como a pele. Óleo de girassol age como uma barreira protetora e previne tal infecção.

semente de girassolAjudar a Reparar Tecidos do Corpo:

Óleo de girassol também contém proteínas, que são vitais para a construção e reparação de tecidos e produção de hormônios e enzimas. O corpo requer grandes quantidades de proteínas.

Desde que o corpo não armazena proteínas, elas têm que ser consumidas, e o Óleo de girassol cumpre este requisito.

Combate Radicais Livres:

Óleo de girassol age como um antioxidante, pois é rico em vitamina E ou tocoferóis que ajudam na neutralização dos radicais livres causadores de câncer. Os radicais livres danificam as células e o sistema imunológico.

Ajuda a Reduzir o Colesterol:

As gorduras saturadas encontradas em outros óleos são difíceis de quebrar completamente durante o metabolismo.

Assim, são transportadas para diferentes partes do corpo pelo sangue e ficam depositadas, aumentando então os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Isso causa problemas de saúde como embolia, aterosclerose, dores articulares e defeitos de nascimento.

O Óleo de girassol é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que fornecem energia, além de manter uma relação ideal LDL / HDL (colesterol bom) no corpo. O Óleo de girassol também contém lecitina que ajuda na redução do nível de colesterol.

Isso ocorre porque adere ao nervo e revestimentos celulares, impedindo assim a gordura e colesterol de aderir à célula.

Previne Outros Tipos de Câncer:

Os carotenoides encontrados no Óleo de girassol ajudam na prevenção de câncer de útero, pulmão e pele. Além disso, fornecem uma boa fonte de vitamina A e ajudam na prevenção de cataratas.

Previne a Asma e Câncer de Cólon:

Óleo de girassol contém mais vitamina E do que qualquer outro óleo de cozinha. Assim, incorporando este óleo na dieta fornece proteção contra asma e câncer de cólon.

Previne Artrite:

O Óleo de girassol é a solução final para aqueles que têm preocupações sobre o desenvolvimento de artrite. Óleo de girassol ajuda na prevenção da artrite reumatoide.

Promove a Saúde Cardiovascular:

O Óleo de girassol é rico em vitamina E e baixo em gordura saturada. Além disso, é rico em certos fitoquímicos como colina e ácido fenólico que são benéficos para o coração.

Também contém gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, juntamente com vitaminas que o torna um dos óleos mais saudáveis para consumo.

Óleos de girassol altamente oléicos contêm 80% ou mais de gorduras monoinsaturadas. Assim, Óleo de girassol ajuda na redução de doenças cardiovasculares e chance de ataque cardíaco.

Outros Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde: 

  • O Óleo de girassol é uma fonte importante de ácido alfa-linolênico que ajuda na prevenção da perda dos fios. É eficaz no tratamento da perda de cabelo, calvície e alopecia areata.
  • O Óleo de girassol possui Folato ou ácido fólico encontrado no Óleo de girassol ajuda na produção de novas células.
  • O Óleo de girassol sendo extremamente leve, Óleo de girassol ajuda no condicionamento de fios oleosos. Nutre o cabelo e evita quebra.
  • O Óleo de girassol possui magnésio previne as cãibras musculares, enquanto o triptofano relaxa o cérebro e promove o sono, auxiliando na produção do neurotransmissor, a serotonina.

benefícios do óleo de girassolEfeitos Colaterais do Óleo de Girassol:

Óleo de girassol oferece vários benefícios para o corpo humano, mas também há seu pontos negativos que conhecemos:

  • Ele é rico em ácidos gordos poliinsaturados, que podem reagir com o organismo oxidando e danificando o sangue arterial.
  • O excesso desses ácidos também pode elevar os níveis de pressão arterial, causando distúrbios renais e outras complicações graves.
  • O consumo excessivo deste óleo pode causar obesidade, dores nas articulações e diabetes.
    Igualmente, a ingestão excessiva pode causar câncer de próstata nos homens, em mulheres a menopausa e câncer de mama.

Agora que você sabe quais são os benefícios e malefícios do óleo de girassol, recomendamos que você inclua na sua dieta com moderação, de modo a ter a partir dele os nutrientes necessários para fortalecer a sua pele e seu corpo, e não sobrecarregar um corpo com ácidos gordos desnecessários que acarretariam apenas efeitos colaterais prejudiciais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Os 30 Benefícios da Uva Passa Para Saúde!

Epilóbio – Origem, Benefícios e Como Usar!