Benefícios do Chás

Os 30 Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde

Os Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Jasmim possui ricas propriedades medicinais que auxiliam a saúde do corpo humano. As flores de jasmim são conhecidas em todo território nacional por sua beleza inigualável e seu perfume inconfundível. Comumente são escolhidas para fins decorativos, para dar de presente ou para aromatizar o ambiente.

beneficio do cha de jasmim

Acredita-se que as primeiras flores de jasmim apareceram na China, se espalhando inicialmente por todo o mundo oriental.

O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido – portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física.

Adicionar flores de jasmim a um chá clássico pode ser uma boa maneira de oferecer outras propriedades e também outro gostinho especial. E os benefícios do Chá de Jasmim são realmente bons.

Propriedades do Chá de Jasmim:

As principais propriedades do Chá de Jasmim são: Analgésicas, antioxidantes, Antibacteriano, Anti-inflamatórias, Calmante, Digestivas. Agora que já conhece as propriedades deste chá, conheça também os Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde:

Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde:

1. Promove o Emagrecimento:

Um ponto positivo para as flores de jasmim é que elas aceleram o metabolismo. Isso mesmo, com o metabolismo acelerado o corpo eliminará maior quantidade de calorias de forma mais rápida, contribuindo para o emagrecimento.

2. Combate o Câncer:

O Chá de Jasmim é rico em antioxidantes e combate os radicais livres que se formam no corpo. Os radicais livres são prejudiciais para o organismo e podem acelerar o processo de envelhecimento.

Os radicais livres também demonstraram ter uma relação com o desenvolvimento de câncer no corpo. Por meio da redução dos radicais livres, também é possível reduzir de maneira eficaz as possibilidades de desenvolver câncer.

Os antioxidantes também desempenham um papel importante no atraso do processo de envelhecimento precoce.

3. Benefícios do Chá de Jasmim Para Reduzir a Gordura Corporal:

Alguns estudos demonstraram uma relação entre o consumo de Chá de Jasmim e a redução das células de gordura no corpo. Isso pode ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de perda de peso de forma mais rápida.

Além disso, o Chá de Jasmim ajuda a manter o peso corporal, sempre que for acompanhado de uma dieta adequada.

4. Regula a Circulação:

Tomar Chá de Jasmim é benéfico para melhorar a circulação do sangue. Portanto, este chá ajuda a prevenir condições de saúde como coágulos no sangue, placas arteriais, dano cerebral, trombose, hipertensão arterial e acidentes vasculares cerebrais.

5. Combate a Insônia:

A insônia é um problema que afeta uma grande parcela da população. Ela pode significar tanto a dificuldade em pegar no sono como também a dificuldade em manter o sono durante várias horas consecutivas. O resultado é uma falta de descanso adequado, levando ao cansaço, falta de concentração, irritabilidade e outras consequências indesejadas.

Como tem propriedades sedativas, o Chá de Jasmim é uma ótima opção para ser tomado antes de dormir de modo a conseguir uma noite de sono mais tranquila e que ofereça um sono muito mais reparador.

6. Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde da Pele:

Problemas de pele, como dermatites, infecções e erupções, são tratadas mais facilmente com o consumo de Chá de Jasmim. Por estimular o sistema imunológico, esse chá leva mais agentes defensores do corpo – os glóbulos brancos – para esses pontos considerados problemáticos.

7. Promove a Saúde do Coração:

o Chá de Jasmim é perfeito para as pessoas que sofrem destas doenças ou para preveni-las e é um nutriente que nos ajuda a evitar que as gorduras saturadas permaneçam no organismo. Assim, os níveis de colesterol que temos no corpo são reduzidos.

8. Combate a Diabetes:

É um chá recomendado para pessoas que têm este tipo de diabetes, já que nos ajuda a regular a criação de insulina no organismo e regula os níveis de açúcar no sangue.

9. Melhora a Digestão:

O Chá de Jasmim ajuda as pessoas que têm digestões pesadas a tê-las mais leves, assim como nos ajudará a melhorar a digestão nestes feriados em que acabamos comendo mais do que o necessário e pratos mais elaborados.

10. Previne Inflamações:

O Chá de Jasmim contém propriedades anti-inflamatórias, o que o torna benéfico em áreas que envolvem inflamação. Por exemplo, o Chá de Jasmim seria benéfico para dor nas articulações e nas costas causada pela inflamação.

11. Benefícios do Chá de Jasmim Contra Desconfortos Abdominais:

Muitas pessoas optam por usar o Chá de Jasmim para impulsionar o seu metabolismo, ou mesmo como uma ajuda de treino para estimular a perda de peso adicional, mas é altamente ácida, de modo a consumi-lo em um estômago vazio para estimular a perda de peso ou função metabólica pode causar dor intestinal ou desconforto.

12. É Rica Fonte de Cafeina:

Apesar de suas propriedades relaxantes e de alteração de humor, o Chá de Jasmim é uma fonte de cafeína, que é um estimulante que afeta as pessoas de maneiras diferentes. A cafeína destina-se a bloquear certos neurotransmissores no cérebro que causam os sentimentos de alerta ou energia que a maioria das pessoas quer de cafeína.

No entanto, algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína, especialmente em grandes doses. Consulte o seu médico ou use a sua experiência com outros produtos cafeinados antes de adicionar o Chá de Jasmim à sua dieta, ou comprar uma versão sem cafeína do Chá de Jasmim em vez!

13. É um Poderoso Antioxidante:

O Chá de Jasmim é rico em antioxidantes, substâncias altamente eficazes no tratamento de vários problemas. Atrasando a oxidação das células, ajuda a prevenir o cancro, doenças cardíacas e problemas de pele. Além disso, mantém o cérebro ágil e atrasa os primeiros sinais de envelhecimento.

cha de jasmim

14. Benefícios do Chá de Jasmim no aumento da Imunidade:

Quem tem problemas de imunidade fica mais suscetível a infecções, gripes, resfriados e muito mais. O resultado de uma saúde mais frágil, inclusive, pode ser ainda mais sério, já que pode significar problemas como doenças simples se tornando mais graves ou mais perigosas.

Para contornar essa situação, o Chá de Jasmim é um importante ajudante para criar um sistema imunológico mais robusto e mais preparado para enfrentar diferentes situações em que o organismo é colocado em risco. Como resultado, a saúde fica mais protegida de maneira contínua, levando a mais qualidade de vida em geral.

15. Regula a Produção de Insulina:

Acredita-se que o consumo de Chá de Jasmim reduza a probabilidade de desenvolvimento de diabetes. Tomar Chá de Jasmim regula os níveis de açúcar no sangue e a formação de insulina no corpo.

16. Combate Bactérias:

Além da luta contra as bactérias, o Chá de Jasmim é benéfico para a formação de bactérias boas que ajudam nossos corpos em várias tarefas importantes, tais como a digestão. Por este motivo, tomar Chá de Jasmim melhora a resistência intestinal e também ajuda na prevenção de doenças como a diarreia, condições gástricas e úlceras, entre outras.

17. Benefícios do Chá de Jasmim Contra Gripes e Resfriados:

O Chá de Jasmim tem propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam na prevenção dos resfriados e da gripe. A opinião generalizada é que fazer gargarejos com Chá de Jasmim pode prevenir estas doenças. O consumo de Chá de Jasmim também pode ajudar a ter uma recuperação mais rápida.

18. Reduz o Colesterol Ruim

Foi demonstrado que o Chá de Jasmim reduz o acúmulo de colesterol e gorduras não saudáveis em nossos corpos. Também evita a formação de colesterol ruim. Isso reduz o risco de sofrer de doenças cardíacas, assim como acidentes vasculares cerebrais.

19. Previne o Estresse e a Ansiedade:

O efeito calmante do Chá de Jasmim é muito benéfico para aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão. Também pode reduzir os sintomas de dor, como das dores de cabeça e as dores musculares.

Alguns estudos demonstraram que o aroma de jasmim pode diminuir a frequência cardíaca e produzir um efeito calmante, que acalma os sentidos.

20. Combate os Radicais Livres:

O consumo de chá com folhas de jasmim pode proporcionar diversos benefícios para o indivíduo. Uma particularidade interessante é que, por ser um poderoso antioxidante, o jasmim combate radicais livres e assim desacelera o envelhecimento precoce, além de reduzir as rugas e linhas de expressão.

Outros Benefícios do Chá de Jasmim Para Saúde:

  • O consumo regular do Chá de Jasmim também reduz o mau colesterol, diminui o risco de desenvolver cancros e previne o aparecimento de problemas cardíacos;
  • É eficaz no combate contra toxinas e bactérias que por vezes afetam o organismo e provocam males como diarreia, resfriados, gripes e cólera;
  • Eleva a imunidade do organismo, evitando que se contraia com facilidade muitas doenças;
  • O Chá de Jasmim contêm ácido salicílico, assim como o salgueiro. Por esta razão, tomar o chá alivia dores de cabeça e problemas semelhantes, além de relaxar;
  • Previne o surgimento de certos tipos de câncer, como no pulmão e mamas;
  • Auxilia no tratamento de conjuntivites e problemas da pele;
  • Diminui a ansiedade, a tensão e a exaustão;
  • Alivia o estresse;
  • Combate os sintomas da depressão;
  • A ingestão deste chá pode auxiliar na prevenção de ataques cardíacos;
  • Ajuda a queimar as calorias e ativa o sistema imunitário;
  • Auxilia no combate às bactérias e vírus que causam a disenteria, gripe e cólera.

Receita do Chá de Jasmim:

Quer aprender a preparar o Chá de Jasmim? Pois não é nem um pouco complicado e você pode fazer em casa se tiver capulhos ou florzinhas de jasmim e chá verde.

INGREDIENTES:

  • 100 gramas de chá verde em fibras de boa qualidade
  • 20 gramas de flores de jasmim
  • Água e bule

MODO DE PREPARO:

  • Coloque num frasco de vidro com fechamento hermético ou diretamente uma lata de chá, o chá verde selecionado e as flores de jasmim. Alguns adicionam essência de jasmim para aromatizar, mas isso vai a gosto.
  • Na hora de preparar, coloque duas colheres da mistura para cada, aproximadamente um litro d’água que quiser preparar. A infusão se faz a uns 75° e durante uns 3 minutos. Dessa forma, você vai obter um grande chá verde com jasmim.
  • Você pode experimentar alguma destas 2 receitas de chá verde com jasmim.
beneficios do cha de jasmim

Contraindicações do Chá de Jasmim:

As contraindicações do Chá de Jasmim são as que tem o chá verde ou o chá que se tenha usado de base, pois só contém alguns capulhos ou brotos (definitivamente, flor de jasmim), que são os que aromatizam e dão algumas propriedades.

O caso mais pontual que pode existir de efeitos secundários do Chá de Jasmim é que você justo seja alérgico a esta planta. Até agora, o que já foi dito: não tem mais contraindicações.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.