Os 25 Benefícios da Raiz de Lótus Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Raiz de Lótus Para Saúde são muitos, pois ela possui diversas propriedades e nutrientes que a torna uma opção ideal que é capaz de proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a Raiz de lótus é um rizoma submarino popular da planta de lótus que é amplamente cultivada no sul e leste da Ásia. A Raiz de Lótus comestível é conhecida por sua textura crocante branca e sabor adocicado. É um vegetal versátil e pode ser cozido no vapor, frito ou cozido.

Enquanto apenas as folhas e as flores flutuam acima da água, dentro da água o lótus está enraizado no solo por um caule ou rizoma longo e poroso. Quase todas as partes do lótus têm alguns benefícios para a saúde. A Raiz jovem, talo de flor e sementes de lótus são comestíveis e consumidos em vários países da Ásia.

raiz de lotus beneficios

Nelumbo Nucifera é o nome botânico de lótus! Esta bela flor não é apenas a flor nacional da Índia, mas também a flor nacional do Vietnã. De fato, o lótus tem significado religioso e cultural em muitas culturas asiáticas.

O hinduísmo, o budismo e muitas outras grandes religiões do mundo consideram o lótus como a flor sagrada, que possui um importante significado religioso.

Valor Nutricional da Raiz de Lótus:

O valor nutricional do caule de lótus é bastante impressionante. É rico em Cálcio, Ferro, fibras e muitos minerais importantes como Zinco, Manganês, Magnésio, Potássio, Cobre, etc. Também é carregado com vitamina B, Vitamina E, Vitamina K etc. Então, confira Os 25 Benefícios da Raiz de Lótus Para Saúde:

Benefícios da Raiz de Lótus Para Saúde:

1. Trata Problemas Respiratórios:

Ela é uma ajuda para tratar problemas respiratórios, como enfisema pulmonar, Pneumonia, Gripe, Rinite, tosse e catarro pulmonar. Além disso, ela serve para prevenir o sangramento uterino e os suores da menopausa, por isso é uma grande aliada do organismo feminino.

2. Adiciona Volume e Brilho ao Cabelo:

Ela ajuda a aumentar o volume, força e elasticidade do cabelo quebradiço. Portanto, se você tiver cabelos finos demais e pouco, pegue o extrato de da Raiz de Lótus, pois ela ajudará a saúde de suas madeixas

3. Previne a Retenção de Líquidos:

O teor excessivo de Potássio nas raízes de lótus absorve o excesso de sódio e aumenta a produção de urina. Assim, as raízes ajudam na prevenção da retenção de líquido em excesso.

4. Reduz os Riscos de Câncer:

A Vitamina C é um forte antioxidante que impede a formação de radicais livres. Os radicais livres danificam o DNA das nossas células, inclinando assim o crescimento das células cancerígenas. Geralmente, os antioxidantes são o principal eliminador de radicais livres. Além do câncer, os radicais livres também afetam a condição do coração e outros órgãos internos.

5. Beneficia a Saúde dos Olhos:

A Raiz de Lótus contém uma quantidade significativa de Vitamina A, o que é importante para manter a visão, evitando a degeneração macular.

6. Previne o Envelhecimento Prematuro:

Cabelo grisalho prematuro? Por que você não tenta o óleo essencial de lótus? Segundo pesquisadores, o óleo estimulou a síntese de melanina em cabelos grisalhos. A melanina é o pigmento que dá cor ao cabelo.

Isso significa que o uso de óleo essencial de lótus também pode impedir a ocorrência de cabelos grisalhos. É porque o óleo pode regular o teor de melanina do cabelo.

7. Beneficia a Saúde Cardíaca:

Além da presença de Potássio, que é um vasodilatador natural, e da capacidade de controlar o Colesterol, os componentes do lótus ainda são capazes de atuar diretamente sobre o risco de ataques cardíacos. Ataques cardíacos e derrames tornam-se comprovadamente menos prováveis com a ingestão regular desta planta.

8. Promove a Produção de Colágeno:

A Raiz de Lótus é rica em Vitamina C, o que incentiva o desenvolvimento de colágeno, essencial para o mantimento da estrutura da pele e prevenção do desenvolvimento de manchas da idade, manchas solares e linhas finas. O colágeno mantém a aparência da pele flexível, enquanto evita a flacidez e o aparecimento de rugas.

9. Serve Para Desintoxicar seu Fígado e Rim:

Acredita-se que a Raiz de Lótus com sua atividade antioxidante e suprimento mineral desintoxica seu fígado e rim. Antigos medicamentos fitoterápicos chineses usam a Raiz de Lótus para tratar a cirrose hepática. Extratos de raízes de lótus têm forte atividade antioxidante e protegem as células do fígado e dos rins contra danos causados ​​pelos radicais livres.

10. Rico em Vitamina C:

Uma das vitaminas em que a Raiz de Lótus é mais rica é a Vitamina C. 73% da exigência do corpo dessa vitamina é fornecida por 100 gramas dessa raiz. Sendo um poderoso antioxidante, a Vitamina C beneficia o seu corpo de várias formas. Ele ajuda a se livrar dos radicais livres em seu corpo e evita o aparecimento de condições perigosas, como doenças cardíacas e câncer. É uma parte integrante do colágeno que ajuda a manter a força e integridade dos vasos sanguíneos, pele e órgãos. A Vitamina C também é um importante catalisador para o sistema imunológico.

raiz de lotus

11. Beneficia a Saúde Mental:

Os elementos contidos no grupo de vitaminas B interagem diretamente com receptores neurais do cérebro. Estes receptores influenciam no humor e no estado mental das pessoas. Desta forma, o lótus atua diretamente sobre o controle de irritabilidade, dores de cabeça e estresse. A flor de lótus costuma ser esteticamente associada à tranquilidade e à paz. É na raiz, no entanto, que você pode encontrar os componentes necessários para estes resultados.

12. Facilita os Movimentos Intestinais:

A Raiz de Lótus tem uma quantidade substancial de fibra dietética. Isso faz com que seja um grande auxiliar em aumentar as fezes e facilitar os movimentos intestinais. Ele também reduz os sintomas da constipação e aumenta a absorção de nutrientes através das secreções do suco digestivo e gástrico. Ele fornece estimulação ao movimento peristáltico nos músculos lisos dos intestinos para garantir que seus movimentos intestinais sejam fáceis e regulares. Isso, por sua vez, previne Hemorroidas.

13. Melhora a Digestão:

A Raiz de Lótus é carregada com fibra dietética, o que ajuda no mantimento de movimento regulares. Consumir uma quantidade suficiente de fibra ajuda na adição do volume às fezes e incentiva os movimentos intestinais, ajudando na prevenção da constipação. Adiciona massa a fezes, também ajuda na prevenção do desenvolvimento da Diarreia. A fibra também incentiva a liberação de sucos gástricos, ajudando na quebra dos alimentos e absolvição dos nutrientes.

14. Reduz o Estresse:

Um dos elementos do complexo da vitamina B é a piridoxina. Ele interage diretamente com os receptores neurais no cérebro que influenciam humor e estados mentais. Controla a irritabilidade, dores de cabeça e níveis de estresse. Flores de lótus são muitas vezes relacionadas com a paz e tranquilidade, mas é a raiz de lótus que proporciona a paz que as pessoas estão procurando.

15. Previne Tosse, Gripe, Infecções e Outras Doenças Comuns:

Lotus é notavelmente popular devido ao seu impressionante teor de Vitamina C. Uma porção única de lótus pode preencher a necessidade diária de Vitamina C em até 80%. É vital que ingerimos fontes de Vitamina C o máximo que pudermos, porque a Vitamina C é expelida regularmente pelo corpo através da excreção e da transpiração. O corpo deve ter altos níveis de Vitamina C para estabelecer a defesa contra doenças causadas por infecções, como Tosse, Gripe, resfriados e outros tipos de doenças comuns.

16. Reduz o Risco de Anemia:

A Raiz de Lótus tem um teor significativo de Ferro e Cobre, e eles desempenham um papel importante na produção de glóbulos vermelhos, diminuem o risco de desenvolver sintomas de anemia e aumentar o fluxo sanguíneo. Assim, essa raiz ajuda a estimular a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação dos órgãos. Também aumenta a funcionalidade, a vitalidade e os níveis de energia, porque a circulação do sangue é bem estimulada.

17. Atua como Agente Hidratante:

Suas propriedades intensamente hidratam a pele e ajudam a aumentar a elasticidade e beleza da pele, eliminando linhas finas, manchas marrons e rugas.

18. Benefícios do Chá da Raiz de Lótus Como Antioxidante:

O Chá da Raiz de Lótus é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a Aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

19. Controle do Peso:

As raízes de lótus são uma boa opção para pessoas que tentam manter seu peso. Além de ser rica em fibras e nutrientes, ela possui uma baixa concentração de calorias. Isso faz com que você consiga uma alimentação rica sem a necessidade de acumular calorias. Adicionalmente, o lótus gera a sensação de saciedade, o que diminui os riscos de comer exageradamente.

Outros Benefícios da Raiz de Lótus:

  • Reduz dos níveis de Colesterol e pressão arterial;
  • Melhora a fertilidade masculina e feminina;
  • Reduz a inflamação da pele e a febre;
  • A Raiz de Lótus é rica em Potássio
  • Trata doenças de pele como infecção fúngica e micose, varíola, lepra, vômito, diarréia, tosse, disenteria, etc.

beneficios da raiz de lotus

Efeitos Colaterais da Raiz de Lótus:

É importante ter cuidado, no entanto, se você optar por comer a raiz ainda crua. É possível que haja parasitas que só morrerão se forem cozinhados. Por isso, evite ingerir o alimento cru quando sua procedência não for conhecida.

Apesar de ser um produto totalmente natural, isto é, não passar por nenhum processo químico durante o seu preparo, o chá de lótus é contraindicado em três casos específicos, são eles: no período gestacional, no processo de amamentação e na infância. No geral, é indicado buscar ajuda médica sempre que se fizer necessário.

Os 10 Benefícios da Malmequer Para Saúde

Os 25 Benefícios do Sal Marinho Para Saúde