Emburana – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Emburana – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Emburana possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. Com o nome científico de Amburama cearensis, a planta Emburana é nativa do Brasil. Trata-se de uma árvore mediana, capaz de alcançar até 10 m de altura. Sua casca possui tom vermelho-pardacenta que se destaca entre finas lâminas.

beneficios da emburana

Um ponto fundamental para reconhecer a árvore Emburana são suas flores em tom esbranquiçado, pequeninas e extremamente aromáticas, as quais formam cachos que cobrem totalmente os galhos sem folhas. Os tempos mais remotos remetem a Emburana como eficiente aromatizante de vestimentas, no entanto, com o passar do tempo descobriu-se que a planta possuía muitos outros benefícios.

Origem da Emburana:

Emburana ou umburana é uma planta de porte grande, aromática e típica de regiões tropicais brasileiras, além de partes da Amazônia. É utilizada principalmente para combater inflamações ou doenças nos pulmões, ajudando em casos de bronquite, asma, garganta inflamada, dor, gripe e reumatismo.

A árvore atinge até 10 metros de altura. É coberta por uma casca vermelho-pardacenta; possui flores pequenas e brancas, com cheiro forte, que cobrem seus galhos completamente – por isso, os mesmos não apresentam folhas.

Você pode achar umburana no Nordeste e áreas secas do Sudeste, em São Paulo, principalmente. Enquanto no Acre e porções áridas amazonenses, é comum a amburana acreana. Esta espécie cresce muito mais, e pode ser empregada para obter os mesmos benefícios medicinais das outras variedades.

Nativa da caatinga, a Emburana é utilizada pela população cabocla há séculos. A Emburana é membro da família Fabaceae, Leguminosae. Seu nome científico é Amburana Cearensis, mas popularmente o que não falta é denominação: cumaru, cerejeira-rajada, conduru, cumbaru, cumaré, cumaru-de-cheiro, cerejeira, imburana-de-cheiro, amburana-de-cheiro etc.

Aspectos Reprodutivos e Fenologia:

É planta hermafrodita, cuja polinização é realizada principalmente por abelhas. A dispersão, anemocórica, ou seja, pelo vento, visto que suas sementes são dotadas de alas, forma muito comum de dispersão de sementes em matas secas (germinação). A floração é de abril a junho e frutifica nos meses de julho a setembro.

Aspectos Ecológicos:

É classificada como pioneira, mas é tolerante à sombra em algumas situações de regeneração sob dossel de mata. É uma planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, características de afloramentos calcários e terrenos secos em matas decíduas.

A espécie apresenta ampla distribuição na América do Sul, sendo característica de Floresta Estacional. Também ocorre em Floresta Estacional Semidecidual, restrita aos afloramentos rochosos ou calcáreos, em Floresta Estacional Decidual Submontana, em Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica) até a Caatinga/Mata Seca.

A sua ocorrência no Cerrado e no Pantanal restringe-se às manchas de florestas estacionais de afloramento calcáreo e suas zonas de transição com o Cerrado em áreas bem drenadas e de moderada a elevada fertilidade. No Sudeste da Amazônia (Rondônia, Acre e Amazonas) ocorre a Amburara acreana, com características muito próximas a A. cearensis.

Propriedades da Emburana:

Sim, não apenas bela e cheirosa, a planta também pode ser consumida como chá para beneficiar o organismo do indivíduo. Entre suas principais propriedades medicinais estão: aromática, anticoagulante, antiespasmódica, anti-inflamatória, broncodilatadora, cardiotônica, diaforético, emenagoga, estimulante, estomáquica, eebrífuga. Então, confira agora os Benefícios da Emburana Para Saúde:

Benefícios da Emburana Para Saúde:

Um dos maiores benefícios da Emburana é sua eficiência no tratamento de doenças respiratórias. Asma, bronquite, resfriados e gripes, tosses e infecções pulmonares são facilmente aliviadas com o consumo regular do chá da planta. É indicada ainda para infecções, inflamações, hemorragias, astenia e cólicas intestinais e uterinas.

Como Usar a Emburana:

As partes usadas para fins medicinais são as cascas e as sementes da Emburana, que possuem propriedades antiespasmódicas e emenagogas. Além disso, possuem propriedades aromática, anticoagulante, anti-inflamatória, broncodilatadora, cardiotônica, diaforética, estimulante, estomáquica, febrífuga, narcótica e peitoral.

O chá é indicado para afecções pulmonares, balsâmica das vias respiratórias, astenia, febre, gripe, hemorragia, inflamação, resfriado, cólica intestinal e uterina, bronquite, tosse e asma.

Receita do Chá de Emburana:

Você encontrara a planta Emburana em farmácias e lojas de produtos naturais, prontamente triturada e limpa para o preparo do chá. Leve ao fogo 1 l de água, e 2 colheres de sopa de Emburana – sempre serão 2 colheres para cada litro de água.

Deixe ferver por 10 minutos, então desligue o fogo, abafe o recipiente e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe e beba o chá duas vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.

Precauções com o Uso da Emburana:

O recomendado é tomar no máximo duas ou três xícaras de chá desta planta por dia. Mas, antes de consumir o produto, consulte seu médico para saber de possíveis interações com medicamentos ou de contraindicações.

emburana

Uma das contraindicações mais conhecidas é quando o paciente tem distúrbios na coagulação do sangue e, portanto, não pode consumir o chá de Emburana.

Todo e qualquer tratamento, natural ou fármaco, precisa de orientação e acompanhamento profissional de confiança. A planta Emburana é encontrada pronta, triturada e limpa em farmácias e casas especializadas em produtos naturais.

Antes de consumir qualquer medicamento, é importante consultar seu médico para se informar a respeito das reações de interação com outros remédios. O chá desta planta é contraindicado para pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de jua beneficios

Chá de Juá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 15 Benefícios do Óleo de Canola Para Saúde!