Os 26 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde

Os 26 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Damasco Seco Para Saúde são inúmeros para tratar varias doenças. Alem disso, conhecido por causa do seu sabor azedinho, damasco seco é consumido nos quatro cantos do Brasil, principalmente ao final do ano, nas ceias natalinas repletas de fartura à mesa. De modo usual, seu consumo ocorre tanto na sobremesa como também nos lanches da tarde.

Damasco Seco

Um copo de damasco seco contém 158 microgramas de vitamina A. Estas frutas secas fornecem muitos nutrientes que são necessários para um corpo saudável, juntamente com o combate a muitas doenças.

Historia do Damasco Seco:

Provêm do damasqueiro, uma árvore com origem na Sibéria e China, que pode alcançar 7 metros, em altura.

Esta espécie foi levada para a Inglaterra, no seculo XVIII, difundindo-se, posteriormente, pela Europa. Em 1920 foi introduzido na América do Norte.

Valor Nutricional do Damasco Seco:

No damasco seco estão presentes ainda a vitamina A, as do complexo B, minerais como Potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Sendo assim o seu Suco carrega consigo todos os seus nutrientes, além de promover uma melhor hidratação para o corpo. Então confira agora Os 26 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde.

1. Combater a Anemia:

O damasco seco são uma fonte muito boa de Ferro, que é útil para combater a anemia. Isto também contém Cobre, que absorve o Ferro.

Incluir os damascos secos em sua dieta ajuda na produção de hemoglobina, que é útil para as mulheres que experimentam um fluxo pesado durante os períodos menstruais.

2. Tratar Constipação:

O damasco seco têm pectina. Eles também contêm celulose, que é um suave laxante e trata a constipação.

A celulose atua como uma fibra insolúvel e a pectina mantêm os níveis de água no corpo durante a constipação.

3. Estimular a Digestão:

O damasco seco podem ser consumidos antes de uma refeição para estimular a digestão. Este contém o álcali, que neutraliza os ácidos.

4. Ajudam a Reduzir a Febre:

O damasco seco ajudam a reduzir a febre. Você pode preparar um líquido ou diluir com um pouco de mel usando água. Isso também pode proporcionar alívio à sede.

5. Ajuda a Limpar Acne e Outros Problemas de Pele:

O suco de damasco seco pode ser usado para tratar o prurido devido a queimaduras solares, eczema e sarna.

Isso também ajuda a limpar acne e muitos outros problemas de pele. O damasco seco é usado frequentemente como um esfoliante de pele.

6. Limpa o Aparelho Digestivo:

O damasco seco ajudam a tratar o trato digestivo agindo como um laxante para liberar os resíduos indesejados.

Isto é útil para reagir com os sucos digestivos do corpo e proporciona um ambiente alcalino para limpar o trato digestivo.

7. Aliviar o Estresse:

Um dos benefícios mais conhecidos do damasco seco consiste no alívio dos sintomas do estresse e da ansiedade.

Além de amenizar a irritação e dores de cabeça, ele favorece noites de sono revigorantes, ajudando no combate à insônia.

8. Evitam a Formação de Placas e Tártaro:

O damasco seco também é de grande ajuda para a saúde bucal, já que as substâncias cítricas e adstringentes contidas nele refrescam o hálito e evitam a formação de placas e tártaro.

9. Circulação Sanguínea:

Outro dos benefícios do damasco seco trata-se do efeito que ele exerce na circulação sanguínea, eliminando gorduras e toxinas acumuladas nas artérias.

10. Tratar Doenças Respiratórias:

Pelo fato de o damasco seco contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc., o é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por ser rica em vitamina C, a laranja ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam.

Além de todos esses benefícios, o damasco seco server como um agradável aromatizante natural para os ambientes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

 11. Prevenir a Osteoporose:

Os ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatita com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose.

O Magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatita, que é necessária para manter uma saúde dos osso e como o damasco seco é rico nesses nutrientes ele ajuda na Saúde óssea.

12. Perda de Peso:

O damasco seco ajudam muito com a tarefa de perder quilos extras, já que contêm pouquíssimas quantidades de gorduras e calorias.

Além disso, graças a ser suculenta o damasco seco sacia o estômago quando há fome, assim ajudando a rapidamente reduzir o peso excessivo.

13. Coagulação do Sangue:

O damasco seco contêm vitamina K, que é necessária para a coagulação sanguínea em caso de lesões e evitar o sangramento excessivo.

Consuma uma xícara de damasco seco diariamente para conseguir 4 mcg de vitamina K.

14. Ajuda no Combate Contra Diabetes:

O damasco seco exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos do damasco seco auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue.

Os flavonoides presentes no damasco seco exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

15. Beneficio do Damasco Seco Para Aliviar Asma:

Os benefícios do damasco seco para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.

16. Tornar a Pele Brilhante e Suave:

O óleo de damasco seco é muito útil para o cuidado da pele. Isso pode tornar a pele brilhante e suave. Ele também é um bom remédio para curar orelhas doloridas.

damasco seco beneficio

17. Ajuda a Manter a Pressão Arterial Baixa:

O damasco seco contêm três vezes mais Potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa.

O potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo. O potássio em damasco seco também protege contra doenças cardíacas.

18. Ajuda a Regular os Níveis de Ácido no Corpo:

O damasco seco contêm Potássio, que é fundamental para funções corporais, como melhoramento do metabolismo e dos tecidos, órgãos e outras células.

Desta forma, é importante para a construção muscular e crescimento normal do corpo. Ele ajuda a regular os níveis de ácido no corpo e útil para a síntese proteica.

19. Pode Curar Infecções Vaginais:

O damasco seco tem sido usado como fitoterapia desde muito tempo na gravidez. Isso pode curar a infertilidade, hemorragia e espasmos. A pasta desta fruta seca pode curar infecções vaginais.

Ele deve ser consumido moderadamente por mães grávidas e lactantes. Durante a gravidez, o damasco seco servem como excelentes lanches em vez de comer doces e outros petiscos.

20. Regular o Batimento Cardíaco:

O damasco seco são uma fonte muito boa de Potássio. O Potássio é um mineral e eletrólito que é útil para regular o equilíbrio de fluidos no corpo. Isso ajuda na função muscular adequada e regula o batimento cardíaco.

21. Reduz o Risco de Desenvolver Catarata:

O damasco seco contêm nutrientes como a vitamina A, que é necessária para uma boa visão. A vitamina A é um poderoso antioxidante que ajuda a remover os radicais livres e manter a saúde das células e tecidos.

Os danos dos radicais livres podem causar ferimentos nas lentes do olho humano, o que pode acarretar em cataratas ou danificar os olhos. A ingestão de damasco seco reduz o risco de desenvolver catarata.

22. Beneficio do Damasco Seco Para a Hemoglobina:

O damasco seco pode ser utilizado para a produção de hemoglobina, que pode tratar a anemia. Isso ocorre porque o damasco seco contêm minerais, como Ferro e Cobre, que produzem a hemoglobina.

Outros Benefícios do Damasco Seco:

  • Damasco seco contêm minerais, como Ferro e Cobre, que produzem a hemoglobina;
  • A ingestão de damasco seco reduz o risco de desenvolver catarata;
  • Ajuda a remover os radicais livres e manter a saúde das células e tecidos;
  • Isso ajuda na função muscular adequada e regula o batimento cardíaco;

Efeitos Colaterais do Damasco Seco:

Mesmo em pessoas saudáveis, não é recomendado consumir o damasco em excesso. Isso porque, assim como acontece com outros alimentos presentes na nossa alimentação, o exagero pode atrapalhar o bom funcionamento do organismo.

A dica dos especialistas é para que se consuma uma quantidade diária de até 100 gramas, o equivalente a 5 ou 6 damascos médios em sua versão seca (desidratada).

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Os 40 Benefícios do Aspargo Verde Para Saúde

Os 35 Benefícios do Suco de Jambo Para Saúde