Frutas

Damasco Seco fruta: 26 benefícios, informação nutricional e malefícios

O damasco seco é consumido nos quatro cantos do Brasil, principalmente ao final do ano, nas ceias natalinas repletas de fartura à mesa. De modo usual, seu consumo ocorre tanto na sobremesa como também nos lanches da tarde.

Damasco Seco fruta: 26 benefícios, informação nutricional e malefícios

Um copo de damasco seco contém 158 microgramas de vitamina A. Estas frutas secas fornecem muitos nutrientes que são necessários para um corpo saudável, juntamente com o combate a muitas doenças.

Historia do Damasco Seco

Provêm do damasqueiro, uma árvore com origem na Sibéria e China, que pode alcançar 7 metros, em altura.

Esta espécie foi levada para a Inglaterra, no seculo XVIII, difundindo-se, posteriormente, pela Europa. Em 1920 foi introduzido na América do Norte.

Valor Nutricional do Damasco Seco

No damasco seco estão presentes ainda a vitamina A, as do complexo B, minerais como Potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Sendo assim o seu Suco carrega consigo todos os seus nutrientes, além de promover uma melhor hidratação para o corpo. Então confira agora Os 26 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde.

 Benefícios do Damasco Seco Para Saúde

1. Combater a Anemia:

O damasco seco são uma fonte muito boa de Ferro, que é útil para combater a anemia. Isto também contém Cobre, que absorve o Ferro.

Incluir os damascos secos em sua dieta ajuda na produção de hemoglobina, que é útil para as mulheres que experimentam um fluxo pesado durante os períodos menstruais.

2. Tratar Constipação:

O damasco seco têm pectina. Eles também contêm celulose, que é um suave laxante e trata a constipação.

A celulose atua como uma fibra insolúvel e a pectina mantêm os níveis de água no corpo durante a constipação.

3. Estimular a Digestão:

O damasco seco podem ser consumidos antes de uma refeição para estimular a digestão. Este contém o álcali, que neutraliza os ácidos.

4. Ajudam a Reduzir a Febre:

O damasco seco ajudam a reduzir a febre. Você pode preparar um líquido ou diluir com um pouco de mel usando água. Isso também pode proporcionar alívio à sede.

5. Ajuda a Limpar Acne e Outros Problemas de Pele:

O suco de damasco seco pode ser usado para tratar o prurido devido a queimaduras solares, eczema e sarna.

Isso também ajuda a limpar acne e muitos outros problemas de pele. O damasco seco é usado frequentemente como um esfoliante de pele.

6. Limpa o Aparelho Digestivo:

O damasco seco ajudam a tratar o trato digestivo agindo como um laxante para liberar os resíduos indesejados.

Isto é útil para reagir com os sucos digestivos do corpo e proporciona um ambiente alcalino para limpar o trato digestivo.

7. Aliviar o Estresse:

Um dos benefícios mais conhecidos do damasco seco consiste no alívio dos sintomas do estresse e da ansiedade.

Além de amenizar a irritação e dores de cabeça, ele favorece noites de sono revigorantes, ajudando no combate à insônia.

8. Evitam a Formação de Placas e Tártaro:

O damasco seco também é de grande ajuda para a saúde bucal, já que as substâncias cítricas e adstringentes contidas nele refrescam o hálito e evitam a formação de placas e tártaro.

9. Circulação Sanguínea:

Outro dos benefícios do damasco seco trata-se do efeito que ele exerce na circulação sanguínea, eliminando gorduras e toxinas acumuladas nas artérias.

10. Tratar Doenças Respiratórias:

Pelo fato de o damasco seco contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc., o é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por ser rica em vitamina C, a laranja ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam.

Além de todos esses benefícios, o damasco seco server como um agradável aromatizante natural para os ambientes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

 11. Prevenir a Osteoporose:

Os ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatita com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose.

O Magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatita, que é necessária para manter uma saúde dos osso e como o damasco seco é rico nesses nutrientes ele ajuda na Saúde óssea.

12. Perda de Peso:

O damasco seco ajudam muito com a tarefa de perder quilos extras, já que contêm pouquíssimas quantidades de gorduras e calorias.

Além disso, graças a ser suculenta o damasco seco sacia o estômago quando há fome, assim ajudando a rapidamente reduzir o peso excessivo.

13. Coagulação do Sangue:

O damasco seco contêm vitamina K, que é necessária para a coagulação sanguínea em caso de lesões e evitar o sangramento excessivo.

Consuma uma xícara de damasco seco diariamente para conseguir 4 mcg de vitamina K.

14. Ajuda no Combate Contra Diabetes:

O damasco seco exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos do damasco seco auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue.

Os flavonoides presentes no damasco seco exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

15. Beneficio do Damasco Seco Para Aliviar Asma:

Os benefícios do damasco seco para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.

16. Tornar a Pele Brilhante e Suave:

O óleo de damasco seco é muito útil para o cuidado da pele. Isso pode tornar a pele brilhante e suave. Ele também é um bom remédio para curar orelhas doloridas.

Damasco Seco fruta: 26 benefícios, informação nutricional e malefícios

17. Ajuda a Manter a Pressão Arterial Baixa:

O damasco seco contêm três vezes mais Potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa.

O potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo. O potássio em damasco seco também protege contra doenças cardíacas.

18. Ajuda a Regular os Níveis de Ácido no Corpo:

O damasco seco contêm Potássio, que é fundamental para funções corporais, como melhoramento do metabolismo e dos tecidos, órgãos e outras células.

Desta forma, é importante para a construção muscular e crescimento normal do corpo. Ele ajuda a regular os níveis de ácido no corpo e útil para a síntese proteica.

19. Pode Curar Infecções Vaginais:

O damasco seco tem sido usado como fitoterapia desde muito tempo na gravidez. Isso pode curar a infertilidade, hemorragia e espasmos. A pasta desta fruta seca pode curar infecções vaginais.

Ele deve ser consumido moderadamente por mães grávidas e lactantes. Durante a gravidez, o damasco seco servem como excelentes lanches em vez de comer doces e outros petiscos.

20. Regular o Batimento Cardíaco:

O damasco seco são uma fonte muito boa de Potássio. O Potássio é um mineral e eletrólito que é útil para regular o equilíbrio de fluidos no corpo. Isso ajuda na função muscular adequada e regula o batimento cardíaco.

21. Reduz o Risco de Desenvolver Catarata:

O damasco seco contêm nutrientes como a vitamina A, que é necessária para uma boa visão. A vitamina A é um poderoso antioxidante que ajuda a remover os radicais livres e manter a saúde das células e tecidos.

Os danos dos radicais livres podem causar ferimentos nas lentes do olho humano, o que pode acarretar em cataratas ou danificar os olhos. A ingestão de damasco seco reduz o risco de desenvolver catarata.

22. Beneficio do Damasco Seco Para a Hemoglobina:

O damasco seco pode ser utilizado para a produção de hemoglobina, que pode tratar a anemia. Isso ocorre porque o damasco seco contêm minerais, como Ferro e Cobre, que produzem a hemoglobina.

Outros Benefícios do Damasco Seco

  • Damasco seco contêm minerais, como Ferro e Cobre, que produzem a hemoglobina;
  • A ingestão de damasco seco reduz o risco de desenvolver catarata;
  • Ajuda a remover os radicais livres e manter a saúde das células e tecidos;
  • Isso ajuda na função muscular adequada e regula o batimento cardíaco;

Malefícios do Damasco Seco

Mesmo em pessoas saudáveis, não é recomendado consumir o damasco em excesso. Isso porque, assim como acontece com outros alimentos presentes na nossa alimentação, o exagero pode atrapalhar o bom funcionamento do organismo.

A dica dos especialistas é para que se consuma uma quantidade diária de até 100 gramas, o equivalente a 5 ou 6 damascos médios em sua versão seca (desidratada).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.