Os 40 Benefícios da Alface Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Alface Para Saúde são diversos. Além disso, a Alface é um dos vegetais altamente nutritivos. Este vegetal de textura crocante e esverdeado tem os benefícios de saúde incríveis para o corpo humano. A Alface também é conhecida como um dos poucos alimentos que podem ser comidos crus. Além disso, pertence à família margarida de Asteraceae e foi cultivada pela primeira vez pelos egípcios muitas vezes atrás.

alface

A Alface, cientificamente conhecida como Lactuca sativa, foi cultivada pela primeira vez pelos egípcios há milhares de anos. Os egípcios usaram as sementes para produzir o óleo e também utilizaram as folhas deste vegetal útil. A planta também tinha significado cultural e religioso no antigo Egito, como era considerado sagrado. Mais tarde, os gregos e os romanos também cultivaram essa safra. Durante a época medieval da Europa, a Alface era considerada por possuir qualidades medicinais, que foram mencionadas em vários textos medievais.

Tipos de Alface:

  • Alface Crespa: Rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
  • Alface Roxa: Contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
  • Alface Lisa: É a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.
  • Alface Mimosa: Possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces mais delicadas.
  • Alface Romana: Possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas.
  • Alface Americana: Possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas.

Valor Nutricional da Alface:

A Alface é uma verdura rica em vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K, em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e fornece minerais como o zinco, potássio, magnésio e ferro. Então, confira agora, Os 40 Benefícios da Alface Para Saúde:

1. Melhora a Saúde dos Olhos:

Por fornecer vitamina A, a hortaliça se torna uma potente aliada contra a degeneração macular e a catarata causadas pelas ações dos radicais livres ao longo do envelhecimento.

2. Previne a Anemia:

Rico em ferro, a Alface afasta a fadiga, tontura, mal-estar, fraqueza e outros sintomas que sinalizam o estado anêmico do corpo.

Para potencializar a absorção de ferro, você pode combinar ela com outros vegetais ricos em vitamina C, como o brócolis e a couve.

3. Alface Auxilia no Emagrecimento:

Que ela possui pouca caloria todo mundo já sabe, cerca de 12 por copo, mas não é só isso que a faz ser tão importante para quem está de dieta.

Suas fibras também ajudam nesse processo, além de facilitar a digestão e manter o peso ideal.

4. Aumenta a Imunidade:

Embora não haja muita pesquisa nesse aspecto, a presença de vitamina A e vitamina C na Alface torna um alimento bom para o sistema imunológico. Ela também possui propriedades antimicrobianas.

5. Remove as Toxinas:

Os minerais existentes na Alface ajuda na remoção das toxinas e equilibra o nível de ácido alcalino.

6. A Alface Reduz os Níveis de Colesterol:

Essa hortaliça pode ser benéfica na redução dos níveis elevados de colesterol que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas.

Os altos níveis de colesterol LDL são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

7. Benefício da Alface Para Hidratar o Corpo:

As pessoas geralmente bebem mais água para se hidratarem. No entanto, você pode consumir Alface para obter um corpo fresco e hidratado.

Além de um dos vegetais que são ricos em nutrientes, as substâncias boas contidas nela têm um papel no cumprimento dos nutrientes e na capacidade de hidratar nosso corpo.

8. Melhora a Digestão:

Sendo rica em fibras, a Alface promove o bom funcionamento do sistema digestivo, facilitando o processo de digestão e regularizando o trânsito intestinal.

Benefícios da alface

Além disso, sendo rica em vitamina C, tem também um papel desintoxicador do organismo.

9. Combate a Insônia:

Super conhecida por suas capacidades calmantes a Alface, é indicada para quem não tem boas noites de sono.

A explicação está naquele líquido esbranquiçado que sai da folha quando cortamos, chamado letucarium, que tem o poder de relaxar a mente eliminando a ansiedade e estresse. Uma boa dica é tomar suco de folhas Alface com laranja antes de dormir.

10. Aumenta a Massa Muscular:

Esta hortaliça é rica em proteínas que recupera os músculos e evita inflamações. É claro que comer apenas as folhas não fará milagre, ela tem de ser combinada com exercícios físicos destinados ao fortalecimento dos músculos.

11. Benefício da Alface Contra o Alzheimer:

Como os extratos que mostram um controle considerável da morte celular neuronal causada pela glicose ou privação de soro contida, pode ajudá-lo a combater esta doença.

Neste ponto, os neurônios são as partes importantes do nosso corpo que têm um papel na constituição da memória.

12. Benefício da Alface Para a Gravidez:

A presença da vitamina K nesta hortaliça está dando um bom benefício para a gravidez. Esta vitamina ajuda você a prevenir defeitos neurais durante a gravidez.

13. Previne o Câncer:

Estudos mostraram a ação de Alface sobre as células cancerígenas e comprovaram sua eficácia. Pode ser usada como tratamento natural para o câncer, onde se percebe a destruição dessas células.

A presença da vitamina C é também conhecida por suas propriedades antioxidantes eliminam os radicais livres causadores de tumores.

14. Benefício da Alface Contra Doença Cardíaca:

Estudos mostram que a vitamina C e betacaroteno encontrados nela estão trabalhando em conjunto para prevenir a oxidação do colesterol, impedindo que as paredes da artéria formem como placas que podem bloquear e quebrar o fluxo sanguíneo.

15. Controla a Ansiedade:

A ansiedade torna-se uma doença grave que muitas vezes está ligada a uma depressão na saúde do problema.

Além disso, a pesquisa mostra nos últimos tempos que a Alface tem um papel no processo de saúde neurológica. Pois possui propriedades ansiolíticas que ajudam a controlar a ansiedade.

16. Benefícios da Alface Para Pele:

Na verdade, as pessoas querem ter uma pele perfeita, eles tendem a comprar produtos de beleza que podem ajudá-los a criar uma pele melhor e jovem. No entanto, é a melhor maneira de tomar a ação natural em vez de ter muitas substâncias químicas aplicadas na sua pele.

As pessoas têm que entender que consumir um bom suprimento de nutrientes é o caminho certo para melhorar a saúde da pele.

17. Propriedades Anti-inflamatórias:

Os extratos da Alface atuam como anti-inflamatórios induzidos por biocatalisadores, como lipoxigenase e carragenina. Então, provou-se que a ela tem um papel importante no controle da inflamação.

18. Benefício da Alface Para o Cabelo:

Essa hortaliça oferece benefícios de alcance para o seu cabelo. Possui um suprimento adequado de nutrientes que podem suportar a saúde de seus cabelos.

Além disso, fornece os micro minerais essenciais para o cabelo. Por outro lado, também tem a função de prevenir a queda do cabelo e prevenir a cinza dos cabelos, devido à vitamina K e potássio contidos.

19. Previne Gripes e Resfriados:

A Alface pode prevenir gripes e resfriados com grande eficácia, uma vez que é rica em vitamina C que agirá no organismo como agente protetor de eventuais alterações, como os resfriados.

Benefício da alface

20. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

As boas quantidades de vitamina C encontrada na Alface é capaz de prevenir doenças cardíacas. Mas o destaque da vez é a vitamina K, que diminui as chances de ocorrer aterosclerose melhorando o fluxo sanguíneo pelas artérias.

21. Controla a Glicose no Sangue:

O principal motivo está no baixo índice glicêmico, que ajuda a controlar a glicose devido o aumento na produção de insulina. Uma dica é comer Alface após consumir uma comida muito açucarada.

22. Auxilia na Digestão:

Suas fibras facilitam o percurso feito pelo alimento no trato digestivo. A fibra pectina em especial se destaca pela forma como atua. Ela é uma fibra solúvel, ou seja, é diluída em água onde se transforma em um gel que ajuda na passagem da comida pelo sistema digestivo.

23. Benefícios da Alface Contra a Artrite:

A alface pode ajudar você a reduzir o risco de artrite. De fato, escolher o alimento certo está se tornando um assunto sério porque depende do que nosso corpo precisa.

24. Protege Contra os Raios UV:

A quantidade expressiva de carotenoides como a zeaxantina fazem com que a ingestão desta hortaliça seja extremamente eficaz na prevenção de problemas da pele oriundos dos raios UV.

Estes benefícios podem ser especialmente aproveitados por idosos que carecem do nutriente.

25. Benefício da Alface Para Saúde dos Ossos:

Quando se trata da função que pode ajudar a melhorar a nossa saúde óssea, ela deve levar ao benefício do cálcio.

No entanto, uma vez que a Alface contém uma quantidade elevada de cálcio, e tem a capacidade de proteger e melhorar a saúde dos nossos ossos.

26. Aumenta a Produção de Energia:

Comer Alface acrescenta mais energia ao nosso corpo que pode satisfazer as necessidades de nutrientes. Além disso, afeta para melhorar a produção de energia dentro do corpo.

Então, usamos a energia como combustível para nossas atividades diárias. Quanto mais energia você tiver, melhores serão os resultados do seu trabalho.

27.Contém Ácidos Graxos Ômega-3:

Existem muitos nutrientes que são bons para a nossa saúde, esta pequena folha é uma das mais ricas em nutrientes, é bom saber que ela contém ácidos graxos ômega-3 que são realmente benéficos para manter nossa saúde.

28. Diminui Acidez do Organismo:

O corpo humano tem um pH adequado para o seu funcionamento ideal. Assim, e tendo a Alface um pH alcalino, ela pode servir para compensar alguma acidez presente no corpo.

29. Melhora o Metabolismo:

A Alface tem um papel significativo na melhoria do metabolismo corporal. Como contém ferro, magnésio e potássio, ajuda a aumentar o metabolismo do organismo.

Benefícios da Folha de Alface para saúde

Além disso, este vegetal também tem uma boa fonte de complexo B que também ajuda a melhorar o nosso sistema de metabolismo.

30. Benefícios da Alface Para Saúde dos Diabéticos:

Esta hortaliça pode ser benéfica na redução do risco de diabetes. Neste ponto, ela tem algumas calorias, torna o índice glicêmico considerado como zero.

Por esta razão, o baixo índice glicêmico é ótimo para aqueles que observam o nível de açúcar no sangue.

Outros Benefícios da Alface:

  • Contêm propriedades antimicrobianas;
  • Rica em proteínas;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Atua na cicatrização;
  • Contribui para o combate aos efeitos dos radicais livres;
  • Fortalece nossas vias respiratórias;
  • Combate a hipertensão arterial;
  • Eliminações de cálculos renais;
  • Ajuda a prevenir anemia;
  • Promove a sensação de saciedade.

Efeitos Colaterais:

Por ser feito principalmente de água, você tem que comer muito Alface para que ela tenha um efeito negativo no seu corpo.

Por conter betacaroteno, é possível comer tanto esta hortaliça a ponto de adquirir carotenodermia. Carotenodermia se manifesta como uma coloração amarelada na pele, mas desaparece rapidamente se você diminui seu consumo de betacaroteno.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficio da banana

Os 40 Benefícios da Banana Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Ameixa Para Saúde