Benefícios das Plantas

Acanto é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Acanto é uma das plantas mais antigas cultivadas em jardins, e tem origem mediterrânea.

Acredita-se que a planta tenha sido a inspiração para a arte corintiana. A planta pertence à família das acanthaceae e também é conhecida pelos nomes de acanthus e pé de urso.

Pode chegar aos dois metros de altura, e suas folhas podem ter até um metro de comprimento.

As flores, tubulares, podem ter coloração branca, lilás ou rosa, e apresentam espinhos verdes ou arroxeados.

A planta normalmente floresce ao final da primavera ou início do verão, e prefere áreas secas para viver.

É propagada a partir dos tubérculos, e formam grandes grupos que vivem por décadas.

Acanto é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

A planta é nativa da região mediterrânea de Portugal, além do noroeste da África e do leste da Croácia. Além de ser uma linda planta usada em jardins há muitos anos, o Acanto carrega muitos benefícios à saúde, que podem ser aproveitados na forma de infusão, maceração ou compressa. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da planta Acanto:

O Acanto, de nome científico acanthus mollis, é uma planta pertencente à família acanthaceae, sendo também conhecida como acanthus e pé-de-urso. De origem mediterrânea, trata-se de uma das mais antigas plantas cultivadas em jardins. Os historiadores geralmente consideram que as flores desta planta foram a inspiração para a arte corintiana nas colunas da arquitetura greco-romana.

Este vegetal pode alcançar até dois metros de altura, com folhas de até um metro de comprimento e flores tubulares, de cor branca, lilás ou rosa com espinhos verdes ou arroxeadas brácteas. A acanthus floresce no final da primavera ou início do verão, cresce em áreas secas e é tolerante à seca e à sombra.

Dentre os seus constituintes químicos estão os ácidos orgânicos, glucídeos, mucilagens, princípio amargo, resinas, sais minerais e taninos. Devido às suas propriedades medicinais, esta planta pode tratar diversas condições de saúde.

Propriedades e Benefícios da planta Acanto:

Dentre as propriedades medicinais da Acanto estão a sua ação adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, aperiente, emoliente, colerética, demulcente, detersiva, laxante, expectorante e cicatrizante.

Devido às suas propriedades, esta planta é indicada para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais estão as seguintes: bronquite, cololitíase, colocistite, contusões, disfunção hepatobiliar, eczemas, distrofias da mucosa vulvovaginal, estomatite, feridas, faringite, gripe, herpes, queimaduras, resfriados, vulvovaginite, rectocolite e para regularizar o fluxo menstrual.

Como Utilizar a planta Acanto:

As partes utilizadas da planta são as suas folhas, flores e raízes. A planta Acanto é utilizada internamente, por meio de infusão ou decoção, e externamente, na forma de cataplasmas, gargarejo, colutório, compressas, lavagem e irrigações vaginais.

Para tratar diarreia, a indicação é preparar uma infusão de um grama de folhas secas e raízes de Acanto em uma xícara de água fervente, filtrar e beber em duas vezes durante o dia.

Devido às suas propriedades adstringente e cicatrizante, esta planta pode ser usada em feridas, após lavá-las com água e sabão. A infusão preparada com folhas e flores ajuda a abrir o apetite, descarrega o fígado e regula a digestão.

Para preparar a decoção, recomenda-se utilizar 10 gramas de folhas e raízes da planta em 100ml de água, durante o período de 15 minutos.

O gargarejo é indicado para as inflamações na boca e garganta, além de estomatite; já a maceração de folhas bem picadas pode ser usada para lavagem de feridas. Colocar as folhas sobre as feridas inflamadas tem ação cicatrizante.

O suco da planta pode ser utilizado como um tratamento sintomático de herpes, queimaduras e contusões, enquanto que as sementes regularizam o ciclo menstrual.

Outras Dicas:

Caso você queira aproveitar os benefícios do Acanto para curar ferimentos ou alguma lesão na pele, basta usar as suas folhas em formas de cataplasma, compressa ou lavagens. Para isso, basta repetir o mesmo procedimento descrito acima para preparar o chá, mas, ao invés de beber, use o líquido para lavar a região afetada. Além disso, as folhas da infusão também podem ser usadas diretamente em cima da região afetada, garantindo uma recuperação mais rápida.

Malefícios da planta Acanto:

Não foram encontradas contraindicações ou efeitos colaterais na literatura sobre o Acanto, mas lembre-se que todo tratamento, inclusive o natural, deve ser realizado sob orientação médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.