Os 20 Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde

Saiba Mais Sobre Os 20 Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 20 Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios desse suco para saúde. Além disso, Grumixama (Eugenia Brasiliensis) é uma planta tipicamente brasileira, encontrada em várias regiões do Brasil e conhecida popularmente por grumichaba, grumiçava, grumixameira e gurumichaba.

A grumixameira é uma árvore de médio porte que varia de 6 a 15 metros de altura, prefere solo com variados nutrientes, sem encharcamento e é bem resistente à variação de temperatura. Produz flores brancas muito perfumadas e seu fruto remete ao tamanho de uma cereja.

suco de grumixama

Cuja polpa é suculenta, branca e com sabor levemente adocicado. A planta apresenta três variedades de frutos que são amarelo, vermelho-escuro e roxo. A frutificação acontece nos meses de outubro a dezembro.

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como adstringente, revitalizadora, diurética, anti-inflamatória, aromática e energizante; além de alto teor de antioxidantes. O fruto possui consideráveis teores de vitaminas do complexo B e C.

Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Seus frutos pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes, além do consumo humano, atraem a avifauna.

No Natal brasileiro comumente tão cheio de alimentos importados, a natureza nos mostra como valorizamos pouco a nossa biodiversidade. Em qualquer supermercado nesta semana, não vão faltar na prateleira inúmeros pacotinhos de cerejas importadas do Chile a preços muitas vezes salgados.

Enquanto isso, em alguns raros lugares da cidade de São Paulo, a Grumixama ou cereja brasileira está carregada de frutos praticamente idênticos em cor, formato e sabor à espécie importada. No Jardim Botânico, onde foram fotografadas essas, as árvores estão repletas, sendo um convite a experimentar in natura ou levar um pouco para casa e fazer geléia tão boa quanto as conhecidas “frutas vermelhas”.

Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde:

1. Trata o Reumatismo:

Suco de Grumixama é indicado no tratamento e prevenção de doenças como o reumatismo, tendo em vista que é antioxidantes.

2. Suco de Grumixama Para Unhas:

O Suco de Grumixama é ótimo para manter as unhas bonitas. Devido à sua riqueza em uma ampla variedade de nutrientes que beneficiam da pele, o Suco de Grumixama é também usado no tratamento de unhas quebradiças.

3. Suco de Grumixama Como Diurético:

O Suco de Grumixama funciona como diurético que atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o Sódio e o Potássio, sendo usados no tratamento da Hipertensão, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de Sódio provoca redução de líquido extracelular.

4. Combate Estrias:

O Suco de Grumixama tem um óleo de massagem maravilhoso para as mulheres grávidas. Como mencionado anteriormente, o Suco de Grumixama tem nutrientes benéficos que ajudam a manter a elasticidade e flexibilidade da pele.

5. É Rico em Antioxidantes:

O Suco de Grumixama é rico em antioxidantes que possuem como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Uma dieta rica no consumo colabora para a redução da situação de Estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes ).

6. Suco de Grumixama Para o Cabelo:

O calor é uma das principais causas que danificam os cabelos depois da ação de produtos químicos aplicados de forma inadequada. Mas, por conta dos antioxidantes e minerais essenciais, o Suco de Grumixama protege contra os efeitos negativos dos raios solares e da prancha.

7. Possui Propriedades Adstringentes:

Funcionando também como adstringente, o Suco de Grumixama além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.

8. É Fonte de Vitamina C:

O Suco de Grumixama tem Vitamina C que é antioxidante e têm a propriedade de combater a formação de radicais livres, mas também de evitar e diminuir o dano que estes podem ocasionar no tecido celular do corpo, ajudando a prevenir o envelhecimento e alguns tipos de câncer.

9. Atua Como Expectorante:

Foi descoberto que o Suco de Grumixama pode ser usado como expectorante para cessar a Tosse, quando adicionado a um xarope com a sua casca e um pouco de mel é capaz de provocar ou promover a remoção de impurezas do ar inspirado. Para uma melhor compreensão, o Suco de Grumixama ajuda na expectoração ou seja, na eliminação das secreções.

10. Para Combater Alterações Hormonais:

As alterações hormonais ocorrem em mulheres com muita frequência. Estas mudanças têm um efeito sobre a pele. O Suco de Grumixama desempenha um papel ativo no sentido de assegurar que esses ataques internos não afetem negativamente a sua pele. Ele fortalece a sua pele para ajudar a lutar contra eles e mantê-lo olhar radiante com a saúde em todos os momentos.

beneficios do suco de grumixama

Outros Benefícios do Suco de Grumixama Para Saúde:

  • Pode ser usado como expectorante para cessar a Tosse;
  • Além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele;
  • Também é usado em casos de depressão;
  • Colabora para a redução da situação de Estresse oxidativo;
  • Funciona como diurético que atua no rim;
  • É indicado no tratamento e prevenção de doenças como o reumatismo
  • O Suco de Grumixama desempenha seu papel na prevenção do Câncer;
  • É rico em antioxidantes e tem alto teor de Vitamina C, do complexo B (B1 e B2) e flavonoides;
  • É aperiente (que desenvolve o apetite), reanimador e estimulante;
  • Possui alto teor de Vitamina C que sua principal função é produzir e nutrir o Colágeno.

Contraindicações e Cuidados do Suco de Grumixama:

Apesar da Grumixama de se tratar de um produto da natureza, é necessário que o paciente busque auxílio médico antes de se automedicar. Isso porque, ingerir remédios, naturais ou não, sem saber qual o real problema e sem o acompanhamento de um profissional de saúde, pode ser tão prejudicial quanto a não realização de um tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

ovo

Os 40 Benefícios do Ovo Para Saúde

Umbaúba – Origem, Benefícios e Como Usar!