Ácido Butírico – O que é, Para que Serve e Como Usar!

Ácido Bórico – O que é, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Ácido Butírico – O que é, Para que Serve e Como Usar de forma simples e segura. Além disso, de nomenclatura oficial ácido butanoico, o Ácido Butírico é um composto orgânico pertencente ao grupo dos ácidos monocarboxílicos, de fórmula química C4H8O2, saturado, parcialmente solúvel em água, de odor forte e desagradável, volátil,tem suas moléculas unidas por ligações de hidrogênio, reage com bases formando sais e com álcoois formando ésteres.

Benefícios de ácido butíricoO nome butírico vem do latim butyrum, que quer dizer “manteiga”, isso porque esse ácido é o responsável pelo o odor e o sabor peculiares da manteiga rançosa.

Esse ácido é utilizado pela indústria farmacêutica na síntese de aromáticos e em agentes emulsificantes e plastificantes.

A indústria alimentícia utiliza os ésteres do Ácido Butírico na composição do sabor artificial de alguns alimentos e bebidas; no curtimento do couro aplica-se os sais de cálcio desse ácido.

Benefícios do Ácido Butírico:

O conteúdo do BTA no ghee é um dos principais componentes que oferece todos esses maravilhosos benefícios de ghee. O consumo de Ácido Butírico em alimentos como ghee ou em forma de suplemento demonstrou ajuda na digestão, inflamação calma e melhora a saúde gastrointestinal geral.

As pessoas que sofrem de síndrome da intestino irritável e doença de Crohn demonstraram se beneficiar do Ácido Butírico e os estudos mostram promessa quando se trata de diabetes e resistência à insulina também.

BTA também é conhecido como um potencial ácido gordo anticancerígeno, especialmente quando se trata de câncer de cólon. Então, confira alguns dos principais Benefícios do Ácido Butírico:

Ajuda na Perda de Peso:

Ácido Butírico ganhou popularidade por sua capacidade de ajudar as pessoas a perderem quilos indesejados. A evidência científica mostrou que as pessoas obesas (assim como as pessoas com diabetes tipo II) apresentam uma composição diferente das bactérias intestinais.

Espera-se que os ácidos gordos de cadeia curta desempenhem um papel positivo junto com os probióticos na prevenção da síndrome metabólica, que quase sempre inclui obesidade abdominal.

Atua no Tratamento de Câncer Colorretal:

Múltiplos estudos mostraram a capacidade potencial do Ácido Butírico para combater o câncer, especialmente o câncer no cólon. Na verdade, é mostrado uma habilidade para “modificar a arquitetura nuclear” e induzir a morte de células de câncer de cólon.

Esta é provavelmente uma grande razão pela qual o aumento da ingestão de fibras tem sido associado com menos câncer de cólon, uma vez que a ingestão de fibra mais elevada pode tipicamente equiparar-se a mais Ácido Butírico presente no cólon.

Alivia Síndrome do Intestino Irritável:

Em geral, o Ácido Butírico pode ter um impacto muito positivo na saúde intestinal, o que afeta a saúde de todo o seu corpo. Os ácidos gordos de cadeia curta, como o Ácido Butírico, podem ajudar a manter o intestino saudável e selado, o que evita a síndrome do intestino com vazamento e todos os tipos de problemas relacionados a um intestino com vazamento, como os sintomas do IBS.

Este é um tipo de transtorno digestivo caracterizado por um grupo de sintomas comuns, incluindo mudanças nos movimentos intestinais e dor abdominal.

Tem Efeitos Anti-inflamatórios Gerais:

Estudos têm mostrado os amplos poderes anti-inflamatórios do Ácido Butírico. Acredita-se que não só o BTA pode ajudar a condições inflamatórias, mas também pode ter uma capacidade útil para gerenciar as respostas imunes.

ácido butíricoComo já disse antes, a inflamação é a raiz da maioria das doenças, e é por isso que ter mais Ácido Butírico em seu corpo provavelmente poderia beneficiar muitas pessoas com vários problemas de saúde com raízes inflamatórias.

Onde Encontrar Ácido Butírico:

Um aumento da ingestão de alimentos altamente processados, de baixo teor de fibras e de alto teor de açúcar demonstrou diminuir os níveis de produção de butirato no intestino grosso. Complementar com Ácido Butírico pode ser uma boa ideia se você não consegue obter o suficiente da sua dieta.

Um suplemento de Ácido-butírico está normalmente disponível em lojas de saúde ou on-line. É mais comumente encontrado na forma de cápsula ou comprimido. As recomendações de dosagem variam de acordo com o produto.

Alguns recomendam uma a seis cápsulas / comprimidos após as refeições, enquanto outros sugerem tomar uma cápsula três vezes ao dia com as refeições, algumas horas antes ou depois de tomar outros medicamentos. É melhor ler cuidadosamente os rótulos dos produtos e consulte seu médico se você não tiver certeza.

Efeitos Colaterais do Ácido Butírico:

É difícil encontrar quaisquer efeitos colaterais negativos documentados dos suplementos de Ácido Butírico. Se você tomar um ácido butírico e experimentar quaisquer efeitos colaterais negativos, talvez seja necessário reduzir sua dose.

Claro, se você tiver algum efeito colateral grave, então você deve interromper o uso e buscar atendimento médico imediato.

Se estiver grávida ou amamentando, fale com o seu médico antes de tomar um suplemento de Ácido Butírico. Também fale com seu médico se você tiver alguma condição médica em curso ou se já tomar outros medicamentos antes de tomar um suplemento BTA.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

probioticos

Prebiótico – O que é, Fontes e Benefícios

Melatonina – Fontes, Benefícios e Deficiência