Os 25 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Malva que muitos ainda não conhecem. Além disso, o Chá de Malva, planta bastante conhecida por: Malva cheirosa, Malva de casa, Malva silvestre, Rosa cheirosa ou Malva rosa, é utilizado em diversos tipos de tratamentos como dor de estômago, gripes, resfriados, mau hálito, prisão de ventre, tosse, bronquite, afta e vários outros problemas comuns.

cha de malvaOriginária da Europa e inicialmente utilizada como planta ornamental por conta de suas belas pétalas de cores brancas ou rosas, a Malva (Malva sylvestris), hoje tem muito mais a oferecer do que servir de decoração para jardins e residências:

Ela é uma pequena plantinha que, por conta de suas propriedades medicinais, pode trazer diversos benefícios para a saúde de quem a consome regularmente, principalmente na forma de chá. Conheça abaixo Os 40 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde:

Valor Nutricional do Chá de Malva:

Vitaminas A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, mucilagem, carotenos e flavonoides, são algumas das substâncias principais encontradas na planta Malva e, por conta delas é que se dá às suas propriedades medicinais que veremos detalhadamente abaixo: antioxidante, emoliente, adstringente, diurética, laxante e expectorante.

É importante conhecermos cada uma das propriedades do Chá de Malva, pois juntamente com o tratamento da medicina convencional, ela pode ajudar a diminuir – ou até mesmo curar – os sintomas de alguns problemas comuns no nosso dia a dia e se tornando preventiva para outros. Então, confira Os 40 Benefícios do Chá de Malva Para Saúde:

1. Rico em Antioxidante:

A propriedade antioxidante do Chá de Malva auxilia, principalmente, no combate dos radicais livres que estamos expostos. Além disso, você pode usá-la para evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e entre outros sinais de idade.

2. Combate Problemas Estomacais:

Se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do Chá de Malva: ele é um poderoso anti-inflamatório que acalma os tecidos e a pele.

3. Contém Propriedades Adstringente:

Com propriedade cicatrizante, o Chá de Malva Silvestre ajuda a evitar infecções.

4. Contém Propriedades Diurética:

Por possuir efeito diurético, o Chá de Malva faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia, o que ajuda a prevenir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, bem como expulsa toxinas presentes no corpo. Tudo isso faz com que o Chá de Malva para infecção urinária seja eficiente.

5. Contém Propriedades Laxante:

O Chá de Malva, por conta de sua propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.

6. Contém Propriedades Expectorante:

Quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do Chá de Malva. Além de combater e prevenir gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquites, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.

7. Benefícios da Malva Para Combater Problemas Bucais:

Usada como gargarejo ou bochecho (com o chá no estado morno a gelado), serve como alívio para aftas, problemas nas gengivas e gargantas, pois tem ação bactericida e desinfetante. Sua utilização deve ser de duas a três vezes por dia.

8. Benefícios da Malva Para Saúde da Pele:

Se quiser acalmar a pele por mordida, furúnculos ou queimaduras leves, a Malva funciona muitíssimo bem! Basta fazer compressas ou emplastos e aplicar sobre a área afetada, rapidamente a Malva elimina a dor do local.

9. Benefícios do Chá de Malva Para Alívio da Dor:

Um dos usos comuns de Malva é como um analgésico, particularmente em aplicações tópicas. Se você foi ferido ou ferido de alguma forma na sua pele, você pode aplicar as folhas de Malva sob a forma de uma cataplasma na área afetada.

cha de malva beneficios

Não só os produtos químicos das folhas ajudam a acelerar a cicatrização, devido ao seu rico teor em vitaminas, mas também oferecem certas propriedades analgésicas na área, reduzindo a dor e o desconforto.

Esta habilidade analgésica da mallow comum pode ser usada de várias maneiras em todo o corpo, tanto interna como externamente. Isso também torna uma aplicação popular em máscaras faciais ou remédios tópicos para dor de cabeça.

10. Benefícios do Chá de Malva Para Proteção do Sistema Imunológico:

Com base nos primeiros benefícios para a saúde, Malva também pode impulsionar o sistema imunológico, evitando que infecções bacterianas e outros agentes estrangeiros afetem essas áreas feridas. Isso também pode ser alcançado através do consumo de folhas, sementes e suplementos de Malva.

11. Benefícios do Chá de Malva Contem Ação Anti-inflamatória:

Se você experimentou alguma picada de inseto, hematomas grandes, queimaduras solares ou erupções na pele, um gel ou cataplasma feito de Malva, pode ser muito eficaz para reduzir a inflamação e o inchaço, além de estimular a cicatrização mais rápida. Ao usar o óleo essencial ou as variedades ingeridas de Malva, você também pode aplicá-lo a juntas e dores.

12. Benefícios da Malva Para Inflamação Vaginal:

Uma ducha de Chá de Malva pode ajudar a dissolver o muco e reduzir a descarga, Ajudando a regeneração do revestimento da vagina e reduzindo a inflamação. Não duche se você acredita que você tem levedura ou outra inflexão vaginal ou gravidez grávida.

13. Benefícios da Malva Para Doenças Respiratórias:

Se você sofre de congestionamento torácico ou condição respiratória, então, usar Malva é uma ótima ideia. Não só pode aumentar a expectoração, que pode limpar as vias respiratórias, mas também acalma a garganta e as glândulas devido aos seus aspectos anti-inflamatórios, ao mesmo tempo que promove cicatrização e recuperação mais rápida.

14. Benefícios do Chá de Malva Para Inflamação do Peito:

Aplique comprimas quentes de Chá de Malva para ferir os peitos. O efeito anti-inflamatório da compressa pode ser aumentado pela adição de 5 gotas de quiinácea e 5 gotas de tintura de arnica na mistura de chá.

15. Benefícios do Chá de Malva Para dor de Ouvido:

Para aliviar a dor e a inflamação da orelha, ferva 4 colheres de Chá de Malva em 1 xícara de água. Despeje a fermentação em uma pequena tigela à prova de calor e segure a orelha sobre ela até o líquido esfriar.beneficios do cha de malva Cubra a cabeça com uma toalha para evitar que os vapores escapem. Cuidado: nunca deixa uma criança sem supervisão durante um tratamento com vapor.

Outros Benefícios do Chá de Malva Para Saúde:

  • Ajuda no Alívio da Dor;
  • Alivia a Pele;
  • Protege do Sistema Imunológico;
  • Contem Ação Anti-inflamatória;
  • Combate inflamação Vaginal;
  • Combate Doenças Respiratórias;
  • Trata inflamação do Peito;
  • Benefícios da Malva Para Efeitos Anti-Envelhecimento;
  • Benefícios da Malva Para dor de Ouvido;
  • Benefícios da Malva Contem Efeito Terapêutico.

Efeitos Colaterais do Chá de Malva:

Além da intoxicação, a malva possui outro efeito colateral que é a diarreia em casos de consumos exagerados. Por isso, a indicação é que não ultrapasse a 3 xícaras por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Chá da Banana Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Bancha Para Saúde!