Pectina – Fontes, Benefícios e Deficiência

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Pectina – Fontes, Benefícios e Deficiência que não devemos ignora por muito tempo. Alem disso, pectina é uma fibra encontrada em diversas frutas, principalmente na maçã, por exemplo. Muito usada na indústria alimentícia, a pectina é encontrada como aditivos estabilizantes e gelificantes em alimentos como sucos, doces e geleias. Também é amplamente encontrada em medicamentos como laxantes e pastilhas para a garganta.

Pectina

A pectina pode ser extraída diretamente dos frutos ou encontrada na forma de suplementos. Abaixo, vamos mostrar com mais detalhes em que alimentos encontrar a pectina, para que serve essa fibra tão presente em nossa dieta e entender se a pectina emagrece mesmo ou não.

Fontes de Pectina:

A pectina é encontrada principalmente no albedo de frutas cítricas e na polpa da maçã. Existem três formas primárias da substância: os ácidos pécticos, as pectinas e as proto pectinas, variando conforme a fonte de obtenção.

As principais fontes alimentares da pectina são o bagaço da maçã, junto a casca de frutas cítricas. Ela é também encontrada no:

Benefícios da Pectina Para Saúde:

Por ser uma fibra solúvel, o uso da pectina é geralmente indicado a perda de peso. Esta característica da pectina favorece a sensação de saciedade por tempo prolongado, além de manter os níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para a saúde.

Diminui o Colesterol:

A capacidade redutora dos níveis de colesterol, por conter em suas propriedades componentes que atuam diretamente na eliminação de placas em acúmulo nas artérias.

Diminui a Pressão Arterial:

A regulação da pressão arterial, dada pela utilização do colesterol no fígado. Este benefício é explicado pela facilidade de excreção dos ácidos biliares, que intensifica a produção dos ácidos esteroides, reduzindo a pressão arterial.

Prevenção do Câncer:

Há ainda estudos que indicam que a pectina pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata e também de cálculos biliares. Estes últimos, inclusive, podem encontrar na substância propriedades terapêuticas.

Deficiência de Pectina:

A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a comida a se movimentar através do trato digestivo e agrega volume aos resíduos, ajudando a tornar a digestão mais lenta.

Além disso, ela ajuda a ligar o colesterol ao intestino, reduzindo a quantidade do que é absorvido na corrente sanguínea.

Isso é feito através da formação de uma espécie de gel que diminui o tempo da digestão dos lipídeos e permite, simultaneamente, a absorção otimizada de nutrientes.

A pectina pode ter um efeito importante no processo de emagrecimento. Isso porque a substância, ao entrar em contato com o estômago, forma essa massa gelatinosa que pode ajudar na perda de peso, já que acaba promovendo uma sensação de saciedade e plenitude.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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