Benefícios dos Sucos

Suco de Buriti é bom para quê? como fazer e para que serve

O Suco de  Buriti é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o Buriti, Mauritia flexuosa, da família Arecaceae, pode ser encontrado no cerrado, no pantanal e na Amazônia.

Espécie abundante no cerrado, pode atingir até 15m de altura e é considerada uma indicativa de água, sendo comum vê-la em veredas, nascentes, brejos, rios, riachos e cachoeiras. O fato de essa espécie ser encontrada em locais com água em abundância não é à toa.

Quando a palmeira libera seus frutos, eles caem na água, que ajuda na quebra da dormência das sementes, além de ser um dos meios de dispersão dessas sementes.

Suco de Buriti é bom para quê? como fazer e para que serve

Valor Nutricional do Suco de Buriti:

Cada copo do Suco de Buriti possui: vitamina A, vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B5, vitamina C, Proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e iodo. Então veja agora Os 35 Benefícios do Suco de  Buriti Para Saúde:

Benefícios do Suco de  Buriti Para Saúde:

1. Acelera o Metabolismo:

O potássio presente no Suco de Buriti ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar.

Ao regular a produção de insulina, o Suco de Buriti acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

2. Ajuda na Redução de Acidente Vascular Cerebral:

A ingestão do  Suco de Buriti ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, como o  Suco de Buriti protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

3. Age Como um Transportador de Oxigênio:

O Suco de Buriti é rico em ferro que age como um transportador de oxigênio no nosso corpo e ajuda a transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outro.

4. Ajuda a Aliviar os Sintomas da TPM:

Ingestão do Suco de Buriti pode reduzir os sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc.

5. Controla a Pressão Arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o Suco de Buriti equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta.

Sendo assim, quando ingerido esta fruta em quantidades adequadas, ela é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

6. Ajuda a Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Suco de Buriti é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

7. Ajuda a Acelera o Emagrecimento:

Em contato com a água do estômago, o  Suco de Buriti se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Esta fruta também torna a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

8. Melhora a Saúde dos Olhos:

O Suco de Buriti pode ajudar a melhorar a visão. Esta fruta permite que os seus olhos se adaptem às mudanças de luz, mantendo os olhos úmidos e também melhorando a visão noturna.

Esta fruta pode prevenir muitas doenças como olhos secos também. A sua alta quantidade de vitamina A ajuda na formação de púrpura visual nos olhos, o que pode melhorar a visão de olhos fracos.

9. Ajuda a Controlar o Diabetes:

Suco de Buriti retarda a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina.

Ao entrar em contato com a água, suas fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

10. Ajuda a Prevenir Doenças:

Muitos não sabem, mas o  Suco de Buriti tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

11. Contribui Para o Crescimento:

O Suco de Buriti contribui para o crescimento de diferentes maneiras. Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.

12. Evita Infecções:

O Suco de Buriti é importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Desta forma, o Suco de Buriti é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.

13. Boa Para os Olhos:

O Suco de Buriti é importante para a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares, em casos extremos pode levar à cegueira total.

14. Importante Para a Pele:

Comer Suco de Buriti é necessária para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas. Além disso, o nutriente age na reparação do epitélio da pele. Alguns estudos tentaram comprovar se a Suco de Buriti ajuda a prevenir ou tratar o Câncer de Pele, porém nada ainda foi comprovado.

Suco de Buriti é bom para quê? como fazer e para que serve

15. Ação Antioxidante:

Suco de Buriti tem um efeito antioxidante. Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.

16. Previne o Câncer:

Por ter ação antioxidante e contribuir para a correta proliferação e diferenciação celular algumas pesquisas sugerem que o Suco de Buriti é capaz de mudar células cancerígenas e prevenir que células normais se tornem cancerígenas.

Contudo, ainda não se conseguiu provar que o Suco de Buriti de fato ajuda a prevenir o câncer. Inclusive, algumas pesquisas provaram o contrário.

17. Melhora Saúde da Pele:

Suco de Buriti ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele. Esta fruta ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e de pele, como psoríase.

18. Ajuda a Regular o Intestino:

O Suco de Buriti é rico em fibras e tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal.

A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações.

A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

19. Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis o Suco de Buriti desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

20. Ajuda a Previne as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, que é abundante no Suco de Buriti. Se este for o seu caso, é uma boa ideia acrescentar o suco em sua dieta, seja como vitamina, doce ou qualquer outra forma.

Suco de Buriti é bom para quê? como fazer e para que serve

Outros Benefícios do Suco de Buriti Para Saúde:

  • Favorece o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atua como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e Aterosclerose;
  • Mantem a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Favorece a saúde dos olhos e prevenir catarata;
  • Favorece a saúde da pele e da boca;
  • Favorece o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Diminui a frequência e a intensidade das enxaquecas;
  • Previne o envelhecimento e doenças como câncer e doenças cardíacas
  • Aumenta a saciedade e estimula o funcionamento do intestino, por conter fibras;
  • Antibacteriana e vermífuga;
  • Hidrata, fortalece e suaviza os cabelos;
  • Vitalizante, hidratante e cicatrizante da pele;
  • Suavizante da pele, podendo auxiliar no tratamento de doenças dermatológicas, como Psoríase.

Além disso, por ser rico em vitamina C e antioxidantes, o Suco de Buriti ajuda a fortalecer o sistema imune.

Como Preparar o Suco de Buriti:

INGREDIENTES:

  • 4 colheres (sopa) de polpa de buriti;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.