Os 40 Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde são variados. Além disso, o Suco de Repolho fornece ao organismo um número bastante elevado de nutrientes essenciais para o corpo. O repolho é um alimento que fornece diferentes benefícios para a saúde e emagrecimento. Não é a toa que ele é constantemente utilizado como base da dieta detox, pois ajuda na completa eliminação de toxinas e excessos.

suco de repolho

Ajuda no alívio de distúrbios gastrointestinais e ajuda a melhorar a digestão. Tomar o Suco de Repolho diariamente auxilia no emagrecimento de forma saudável. Qualquer tipo de repolho, seja o branco, verde ou roxo, traz benefícios para a perda de peso, você pode variar o tipo de acordo com o dia ou com o seu gosto.

Confira sugestões de como fazer um Suco de Repolho abaixo e dê um upgrade na sua dieta alimentar! Seja na composição de salada ou em receitas especiais, o repolho é sempre bem-vindo nos pratos brasileiros. Em versões verde ou roxas, este vegetal é rico em diversos nutrientes essenciais para o organismo humano.

Entretanto, há aqueles que não gostam do sabor deste vegetal e acabam desperdiçando as propriedades que o repolho carrega.

Diferenças Entre o Repolho Branco e o Roxo:

Apesar da cor decretar a maior diferença entre o repolho branco e o roxo, existem outras caraterísticas que podem aumentar as divergências entre esses vegetais “irmãos”. Enquanto o branco tem mais vitamina A, o roxo possui mais quantidades de vitamina C.

Além disso, potássio é o mineral de maior incidência no repolho branco, fazendo com que os músculos fiquem mais fortes. Já no caso do repolho mais escurinho, o nutriente em mais evidência é o selênio, sendo ele responsável por manter a pele ainda mais bonita e saudável.

Valor Nutricional do Suco de Repolho:

Quem deseja ter uma vida mais saudável deve levar em conta as propriedades e os benefícios proporcionados pelo Suco de Repolho. Isto porque o suco possui em sua composição vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K e do complexo de B. Cálcio, fósforo e selênio são os minerais encontrados neste alimento.

Isso tudo sem contar que o repolho é rico em fibras e substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunológicas. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde:

Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde:

1. Previne a Diabetes:

Este é um dos benefícios do Suco de Repolho, voltado para quem sofre com a diabetes. Isso acontece porque, além de diminuir a taxa de glicose, a bebida também pode auxiliar na perda de peso.

Neste caso, é recomendada a produção do suco fermentado para potencializar todos os poderes terapêuticos do alimento.

2. Fortalece o Organismo:

Definitivamente, beber um copo de deste suco em jejum em jejum logo ao acordar pela manhã pode fortalecer muito o seu organismo.

O suco em jejum tem a capacidade de melhorar o seu estado de saúde em geral, minimizando as chances de surgimento de náuseas, gota, reumatismo, rouquidão e até mesmo problemas no fígado.

3. Possui Fácil Absorção:

Apesar dos benefícios do Suco de Repolho, existem algumas vantagens para a produção de sucos vegetais em vez de comê-los como de costume. O processo de quebra do alimento para o preparo do suco, torna-o mais fácil de ser absorvido diretamente na corrente sanguínea.

4. Aumenta a Imunidade:

O Suco de Repolho reforça o seu sistema imunitário e pode ser um complemento ideal para acompanhar refeições ou para ser incorporado na dieta através de uma bebida muito saborosa e saudável. Descubra todos os seus benefícios abaixo.

O repolho vermelho contém 5 a 6 vezes mais vitamina C do que repolho verde e é ideal para combater infecções bacterianas e virais.

5. Ajuda a Combater os Sintomas da Artrite:

Por ser naturalmente rico em selênio, o Suco de Repolho ajuda a combater os sintomas da artrite. As propriedades anti-inflamatórias do suco também são benéficas na luta contra uma variedade de outras doenças inflamatórias degenerativas.

6. Limpa o Fígado:

O Suco de Repolho pode ser muito útil no fornecimento de glucosinolatos, que são substâncias necessárias para livrar o corpo de todos os hormônios prejudiciais e produtos químicos.

Os antioxidantes do suco vão estimular os seus mecanismos de defesa e intensificar a capacidade de desintoxicação do organismo. Além disso, beber o suco ajuda a limpar o fígado.

7. Benefícios do Suco de Repolho Contra Alergias:

O Suco de Repolho pode regular as células T e lutar contra alergias, devido a um composto chamado histidina. Este aminoácido está envolvido na síntese das células vermelhas e brancas e regula reações alérgicas, inflamação e fortalece o sistema imunológico.

8. Reduz Inflamações no Intestino:

O Suco de Repolho funciona como um limpador grande intestino e, portanto, suco de couve é usado no tratamento da colite. Possui dois minerais essenciais – cloro e enxofre, que são eficazes no tratamento da inflamação do intestino grosso e cólon.

Você iria experimentar, um direito gás falta desagradável depois de beber o suco. Isto é importante, pois indica que o remédio começou a trabalhar para você.

9. Combate Infecções Virais:

O Suco de Repolho reforça o seu sistema imunitário e pode ser um complemento ideal para acompanhar refeições ou para ser incorporado na dieta através de uma bebida muito saborosa e saudável. O Suco de Repolho vermelho contém 5 a 6 vezes mais vitamina C do que repolho verde e é ideal para combater infecções bacterianas e virais.

10. Melhora a Digestão:

A fibra dietética é essencial para uma boa digestão de alimentos. Quando você consome o Suco de Repolho, você consome bastante deste nutriente e desenvolve o funcionamento dentro de seu aparelho digestivo. Acelera eventualmente sua digestão removendo os materiais desnecessários de nosso corpo.

11. Combate a Ansiedade:

O potássio presente no Suco de Repolho não só ajuda no tratamento da hipertensão, mas também participa na manutenção do controle do seu nível de açúcar no sangue. O mineral também pode estimular o nosso bem-estar mental, aliviando a tensão, estresse e ansiedade.

12. Previne o Alzheimer:

O Suco de Repolho vermelho, pode impedir o Alzheimer. A vitamina K, que é amplamente encontrada no Repolho, é responsável por isso.

13. Ajuda a Desinfetar o Cólon:

O Suco de Repolho pode ser útil no tratamento de qualquer tipo de transtorno digestivo. O ácido lático encontrado no Suco de Repolho funciona para desinfetar o cólon. O alto teor de enxofre, iodo e cloro do Repolho limpa a membrana mucosa no trato digestivo eficientemente.

14. Benefícios do Suco de Repolho Contra a Gengivite:

O Suco de Repolho é extremamente eficaz na limpeza de seu corpo pois os Repolhos são abundantes em vitamina C. Se você está sofrendo de acne, o Suco de Repolho pode lhe ajudar a limpá-lo. O Suco de Repolho também pode curar gengivas infectadas causadas pela gengivite.

15. Combate Úlceras Pépticas:

As úlceras pépticas ou estomacais são curadas pelo consumo do Suco de Repolho. Seu suco tem propriedades anti-úlcera devido ao seu alto teor de glutamina.

beneficio do suco de repolho

16. Combate o Refluxo Ácido:

A presença de fitoquímicos no Suco de Repolho ajuda a aliviar os sintomas de refluxo ácido, bem como acalma o revestimento gástrico.

17. Benefícios do Suco de Repolho Contra Hemorragias:

O Suco de Repolho mantém seus ossos e dentes fortes com a ajuda de Cálcio e vitamina K presente em sua composição. Além disso, o Cálcio é bom para manter as funcionalidades dos músculos e nervos. Inversamente, a vitamina K pode facilitar a coagulação do sangue, impedindo assim a hemorragia.

18. Favorece a Gestação:

O Suco de Repolho é uma bebida fabulosa para mulheres grávidas. Verificou-se que o Suco de Repolho pode satisfazer as necessidades nutricionais das futuras mamães, pois é rico em ácido fólico.

O Suco de Repolho possui milhares de funções, desde fornecer alimento ao feto durante a gravidez até promover a produção de leite durante a lactação. Os benefícios deste vegetal são verdadeiramente multifacetados.

19. Previne a Queda de Cabelo:

O Suco de Repolho é rico em silício e enxofre, dois minerais vitais que estimulam o crescimento do cabelo e evita a perda de cabelo. Consuma esse suco regularmente para obter este beneficio.

20. Combate a Anemia:

O ácido fólico é um dos componentes mais vitais de Suco de Repolho. Quando se trata de tratar a anemia, ácido fólico é considerado como um nutriente importante, uma vez que ajuda a construir novas células sanguíneas. Portanto, sumo de couve, também é utilizado para a cura de anemia.

21. Combate o Câncer:

O Suco de Repolho é altamente anti-cancerígeno. De acordo com especialistas médicos, o Suco de Repolho verde cru contém isocianatos, um grupo de compostos químicos que aceleram o processo de metabolismo do estrogênio em seu corpo e ajudam a ficar longe de câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de estômago e câncer de cólon. Ele também acelera o processo de cicatrização em pacientes com câncer.

22. Benefícios do Suco de Repolho Para Dar Brilho a Pele:

O Suco de Repolho vai fazer maravilhas para a sua pele graças aos altos níveis de antioxidantes e fitoquímicos que ele contém, bem como as vitaminas C, E e A. Este suco pode ser usado para tratar a acne, ressecamento da pele e envelhecimento prematuro. Ele também promove a pele macia e suave com um brilho natural.

23. Combate a Inflamação na Pele:

Os aminoácidos essenciais presentes no Suco de Repolho fazem com que seja um remédio ideal para o tratamento de inflamação da pele.

24. Ajuda a Tratar a Bronquite:

O Suco de Repolho cru aumenta a capacidade de cura das vias aéreas. Por isso, é eficaz no tratamento de bronquite, asma e tosse de maneira muito eficaz.

25. Ajuda a Tratar o Colesterol Ruim:

Beber Suco de Repolho ajuda a manter níveis mais baixos de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), conhecido como o mau colesterol. Estudos têm demonstrado melhorias significativas nos níveis de colesterol LDL após uma dieta em que foi utilizado Suco de Repolho cru. O Suco de Repolho roxo é rico em ácidos graxos essenciais ômega 3 e, portanto, também é indicado para reduzir os níveis de colesterol.

26. Promove a Saúde do Coração:

O selênio encontrado no Suco de Repolho ajuda a proteger o organismo contra doenças do coração. Em adição, os altos níveis de ômega 3 presentes nessa folha ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e pode regular a pressão arterial elevada.

27. Benefícios do Suco de Repolho Contra Doenças no Intestino:

De fato, o Suco de Repolho fermentado também é indicado para quem está sofrendo com enfermidades estomacais e intestinais.

Por isso, é essencial que você saiba exatamente a receita para aliviar as suas dores graças aos benefícios deste suco.

28. Facilita a Perda de Peso:

Existem inúmeras combinações para ajudar na hora de perder peso, mas nem todas são tão naturais e saudáveis quanto à bebida oriunda do repolho. Afinal, o Suco de Repolho deste alimento pode ajudar na hora de perder peso e também no processo digestivo.

29. Previne Úlceras Gástricas:

Para aliviar os efeitos das úlceras gástricas, você pode recorrer a um copo deste suco diariamente no decorrer de duas semana. Você irá notar uma melhora considerável no seu quadro de saúde.

30. Combate a Calvície:

O Suco de Repolho é um velho conhecido dos gregos, isso porque em tempos mais remotos esses povos utilizavam o repolho para tonificar e rejuvenescer a pele. Além disso, eles usavam a verdura para fazer tratamentos contra a calvície.

Outros Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde:

  • As antocianinas encontradas no Suco de Repolho são compostos anti-inflamatórios bem documentados e fazem do repolho vermelho um alimento anti-inflamatório destaque por este motivo.
  • Estudos atuais revelaram que este suco contém uma variedade de nutrientes de benefício potencial para o nosso estômago e intestino.
  • O Suco de Repolho também é uma fonte única de vários tipos de fitonutrientes. Sua atividade antioxidante global é mais provável devido ao seu teor de polifenóis incomum.
  • O Suco de Repolho é excelente para aqueles em uma dieta, porque é pobre em gordura e rica em fibras.
  • Favorece também a desintegração dos depósitos de gordura, especialmente em torno da região abdominal.
  • O Suco é rico em vitamina K, colina e antocianinas, valioso apoio na função mental e concentração, excelente para melhorar a aprendizagem e memória.
  • O Suco de Repolho cru ou folhas picadas e aplicar sobre a pele do rosto são uma boa máscara de beleza para a pele brilhante e lisa.
  • O Suco possui importantes substâncias que estimulam a atividade enzimática do nosso corpo e inibem o crescimento de tumores.
  • Para dores de cabeça crônicas, o indicado é beber o suco cru 1 ou 2 vezes por dia.
  • O seu elevado teor de vitamina C aumenta a capacidade do corpo para absorver muitos minerais.

Receita de Suco de Repolho:

beneficios do suco de repolho

INGREDIENTES:

  • 3 folhas de repolho;
  • 1/2 litro de água filtrada;
  • 8 a 11 gotas de adoçante.

MODO DE PREPARO:

  • Lave bem as folhas do repolho e bata no liquidificador com meio litro de água. Coe e reserve.
  • Acrescente o adoçante e gelo, mexa bem e sirva em seguida. Pode ser consumido até 200 ml desse suco ao dia, mas opte por preparar na hora do consumo para que não perca as propriedades.
  • Você pode misturar com outras frutas se quiser melhorar o sabor do repolho.

Efeitos Colaterais do Suco de Repolho:

O suco é realmente ótimo para a saúde, no entanto, ao consumi-lo, pode ser que cause um excesso de gases, o que é normal porque esse alimento expulsa completamente os resíduos, toxinas e substâncias pútridas dos intestinos. Mesmo assim, seu consumo vale a pena.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Centeio Para Saúde

beneficios da taioba

Os 30 Benefícios da Taioba Para Saúde