Os 15 Benefícios do Caroço da Pupunha Para Saúde!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Caroço da Pupunha oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Pupunha ou babunha é o fruto da palmeira multicaule Bactris gasipaes (Kunth), nativa da região amazônica conhecida popularmente pelos nomes pupunheira e Pupunha-verde-amarela. Uma planta da família Arecaceae (antiga Palmae, da carnaúba, babaçu e açaí), dos quais se aproveitam diversos aspectos.

Frutos e palmito como alimento; palhas em cestaria e em cobertura de habitações; flores como tempero; estipe em artesanato e construções; e as amêndoas para extração de óleo. Pode crescer até 20m, frutificando grandes cachos em cinco anos em condições naturais, reduzindo à metade o tempo em condições especiais de cultivo. Sendo há séculos consumida como alimento pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica.

Benefícios do Caroço da Pupunha

Benefícios do Caroço da Pupunha Ajuda a Reduzir o Diabetes:

As fibras presentes no Caroço da Pupunha ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue regulando a produção de insulina e glicose. Além disso, as fibras reduzem a taxa de liberação de glicose na corrente sanguínea.

Promove a Saúde do Coração:

A fibra presente no Caroço da Pupunha ajuda a eliminar o excesso de colesterol que se acumula dentro das artérias. Esta acumulação é conhecida como arteriosclerose e, a longo prazo, pode afetar perigosamente a saúde do coração.

Benefícios do Caroço da Pupunha Aumenta a Energia:

Caroço da Pupunha é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Por cada 100 gramas desta fruta consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.

Promove a Saúde Ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas no Caroço da Pupunha é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo.

Benefícios do Caroço da Pupunha Promove a Saúde na Gestação:

O Caroço da Pupunha é uma fonte rica de vitaminas, minerais e proteínas. Esses nutrientes são essenciais para o desenvolvimento do crescimento cerebral e músculo-esquelético de uma criança.

Ajuda o Sistema Digestivo:

Caroço da Pupunha é rica em fibras dietéticas nutricionais. Portanto, ajuda o sistema digestivo a produzir um resumo suave. Além disso, a fruta otimiza o movimento peristáltico do intestino na absorção de nutrientes e coloca gordura sem importância.

Benefícios do Caroço da Pupunha Aumenta o Ganho de Massa Muscular:

Este é outro dos muitos no Caroço da Pupunha os praticantes de fisiculturismo. Ganho de massa muscular magra está associado aos bons níveis de proteínas no organismo.

Combate a Constipação:

Caroço da Pupunha é uma fonte muito boa de fibras alimentares, o que afeta nosso corpo de várias maneiras. Além disso a fibra facilita a digestão suave dos alimentos e elimina a constipação.

Benefícios do Caroço da Pupunha Auxilia na Perda de Peso:

A fibra dietética encontrada no Caroço da Pupunha ajuda a otimizar o metabolismo digestivo. Portanto, é uma escolha adequada para consumir todos os dias e apoiar a perda de peso.

Previne Doenças Degenerativas:

Este, talvez, seja um dos principais efeitos positivos da pupunha no nosso organismo. Como dissemos nos parágrafos anteriores, o fruto possui cores bem vivas, que variam entre o verde, amarelo e vermelho. Mas engana-se quem pensa que se trata apenas de uma coloração!

Benefício do Caroço da Pupunha

Bolo de Pupunha:

Ingredientes:

  • 2 copos de pupunha cozida e amassada;
  • 2 copos de leite de coco ou leite comum;
  • 5 ovos;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 copos de açúcar ou 3 colheres de sopa em adoçante em pó
  • 2 colheres de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

  • Bater o leite e a pupunha amassada durante cinco minutos no liquidificador;
  • Bater as claras dos ovos em neve e reservar;
  • Bater bem a manteiga e o açúcar com o auxílio da batedeira, adicionando as gemas dos aos poucos;
  • Adicionar a pupunha batida com leite e a farinha de trigo. Continuar batendo e juntar as claras em leve, mexendo cuidadosamente;
  • Transferir a massa para uma forma untada e assar durante aproximadamente 30 a 40 minutos no forno.

Confira Outros Benefícios do Caroço da Pupunha Para Saúde:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Ótimo para a saúde do coração;
  • Excelente fonte de energia;
  • É bom para fortalecer a imunidade;
  • Ajuda a combater doenças na pele.

Os 15 Benefícios da Semente de Maracujá Para Saúde

Os 30 Benefícios do Óleo de Cravo Para Saúde!