Os 8 Benefícios do Feijão Verde Para Saúde!

Tudo Sobre Os 8 Benefícios do Feijão Verde Para Saúde!

Benefícios do Feijão Verde Para Saúde que você talvez desconheça. Além disso, lembra quando sua mãe lhe falava para comer todos os legumes? Caso ela gostasse de fazer Feijão Verde (e você a ouvia), você ficará muito feliz em sabor o poder nutricional desse feijão para saúde.

Desde prevenir muitos tipos de doenças até apoiar a saúde do seu sistema digestivo, o Feijão Verde é um componente essencial para adicionar à sua dieta de cura porque são alguns dos melhores alimentos altamente antioxidantes do planeta.

Ao contrário de muitos vegetais verdes, você pode até congelar as vagens para manter seu valor nutricional. Além disso, o Feijão Verde é extremamente comum e pode ser encontrado em seu mercado de fazendeiros ou mercearia local durante todo o ano, embora sejam considerado “sazonal” e menos caro do verão ao início do outono.

Feijao VerdeEntão, não se esqueça de ligar para sua mãe e dizer “obrigado” – especialmente depois de ler o incrível poder que os nutrientes do Feijão Verde oferece para saúde.

História do Feijão Verde:

O Feijão Verde parece ter se originado no Peru há mais de 5.000 anos, mas é produzido em todo o mundo atualmente. Os principais produtores de Feijão Verde em 2012 eram a Indonésia, a China e a Índia, embora os grãos verdes também sejam produzidos em grandes quantidades nos EUA.

Enquanto os feijões e vagens de Feijão Verde são as partes comestíveis da planta, eles não são as únicas partes de uma planta do Feijão Verde. As folhas do feijão podem ser roxas ou verdes, e as flores da planta são de tonalidade brancas, roxas ou rosa e frequentemente polinizadas por insetos.

Os feijões verdes também são populares como feijões de corda. Em 1894, o botânico Calvin Keeney removeu com sucesso a cadeia de algumas espécies de Feijão Verde por meio da reprodução seletiva, o que lhe valeu o apelido de “pai do feijão sem corda”.

Além de seus muitos benefícios para saúde, os feijões verdes também ajudam a saúde das plantas, matando os fungos que são normalmente responsáveis por vários tipos de morte de plantas.

Valor Nutricional do Feijão Verde:

O Feijão Verde pertence à classificação Phaseolus vulgaris. Esta classificação é originária da família Fabaceae. Enquanto Phaseolus vulgaris é o nome científico do Feijão Verde, este nome exato refere-se a vários tipos diferentes de feijão, incluindo rim, branco, vermelho, pinto e outros tipos de feijão. Juntos, os feijões Phaseolus vulgaris são frequentemente referidos na pesquisa como “feijões comuns”.

Especificamente, o que você conhece como Feijão Verde também pode ser repartido em várias categorias. Todos os feijões verdes são frutos verdes dentro de vagens protetoras. Um tipo predominante de Feijão Verde é popular como o feijão ou Feijão Verde francês, e é classificado por uma vagem mais longa, mais fina e bem macia.

Além da incrível quantidade de nutrientes, o Feijão Verde também possui altos níveis de várias carotenoides, proteínas e outros antioxidantes que fazem dele uma verdadeira mina de nutrientes.

Muitos especialistas concordam que um dos fatores que torna o Feijão Verde tão bom para a saúde é o nível de fibra e amido. Em vez de ser totalmente processado imediatamente pelo seu sistema digestivo, alguns nutrientes em grãos verdes são absorvidos e continuam tendo grande impacto na sua saúde, muito tempo depois do feijão ter sido expelido e digerido.

Uma porção de Feijão Verde cru (cerca de meia xícara ou 100 gramas) possui aproximadamente:

  • 31 calorias;
  • 7,1 gramas de carboidratos;
  • 0,1 grama de gordura;
  • 3,4 gramas de fibra;
  • 1,8 gramas de proteína;
  • 0,1 miligrama de tiamina (6% do VD);
  • 0,1 mg de riboflavina (6% do VD);
  • 690 UI de vitamina A (14% do VD);
  • 16,3 miligramas de vitamina C (27% do VD);
  • 14,4 microgramas de vitamina K (18% do VD);
  • 1 miligrama de ferro (6% do VD);
  • 209 miligramas de potássio (6% do VD);
  • 0,2 mg de manganês (11% do VD);
  • 37 microgramas de folato (9% do VD);
  • 25 miligramas de magnésio (6% do VD).

Benefícios do Feijão Verde Para Saúde:

Ajuda a Lutar e Prevenir Câncer:

O Feijão Verde tem sido considerado um alimento saudável que suporta várias áreas do corpo. Um dos benefícios mais pesquisados é a capacidade de prevenir e impedir a propagação de vários tipos de câncer em todo o corpo.

Enquanto uma das razões para isso é a alta carga antioxidante nos grãos verdes, que ajuda na eliminação dos radicais livres responsáveis por muitas doenças, um estudo compilou décadas de pesquisas sobre os benefícios dos feijões verdes para saúde.

Foi constatado que: “A atividade anticarcinogênica do feijão está relacionada à presença de amido resistente, fibra alimentar insolúvel e solúvel, compostos fenólicos, assim como outros microconstituintes, como inibidores de protease, ácido fítico e saponinas”.

Basicamente, isso se refere ao fato de que os nutrientes encontrados nos grãos verdes ajudam a exercer propriedades anticarcinogênicas no organismo, independentemente da atividade antioxidante presente nos nutrientes dos grãos verdes.

Isso coloca o Feijão Verde entre os alimentos mais fortes no combate ao câncer. Uma pesquisa também apoia que, além de medidas preventivas, os peptídeos em grãos verdes também podem retardar ou impedir o crescimento de células cancerígenas.

A vitamina C é também uma vitamina anticancerígena comumente popular, como se sabe, em grandes doses auxilia no tratamento ao câncer. Muitos profissionais de saúde também usam a vitamina C para suplementar os medicamentos quimioterápicas, já que a vitamina ajuda essas drogas a atacarem somente as células cancerígenas, em vez do corpo inteiro. Uma porção de Feijão Verde possui mais de um quarto do consumo diário recomendado de vitamina C.

Diminui a Propagação do HIV no Corpo:

Um estudo incrível de Hong Kong, em 2010, estudou o efeito de um nutriente específico presente no Feijão Verde franceses em tumores, fungos e HIV. Encontrou efeitos positivos em todos os três subconjuntos, mas o mais interessante foi o seu efeito na inibição do HIV.

O vírus HIV atua por um processo popular como transcrição reversa, no qual as células virais usam uma enzima, a transcriptase reversa, para criar o que é denominado como DNA complementar, ou cDNA, a partir de modelos de RNA. Este cDNA é ligado ao DNA do corpo e cria uma infecção a longo prazo que não pode ser separada do corpo.

O estudo de Hong Kong mostrou que os nutrientes provenientes do Feijão Verde francês inibiram significativamente a transcrição reversa nas células do HIV-1, a forma mais normal de HIV encontrada em todo o mundo. Essas descobertas sugerem que o Feijão Verde, juntamente com a terapia antirretroviral e outros alimentos que combatem o HIV / aids, como a espirulina, podem ser uma benção de tratamento a longo prazo para pessoas que sofrem desses vírus.

Diminui o Risco e Ajuda a Gerenciar o Diabetes:

Quando você consome alimentos integrais, como feijão e outras leguminosas, três ou mais vezes em uma semana, você pode reduzir seu risco de diabetes em até 35%. Outros métodos de diminuição de risco para esta doença incluem o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico.

Devido ao tipo de fibra alimentar e carboidratos presente nos feijões verdes, esses vegetais são considerados um alimento de baixo índice glicêmico porque os carboidratos são liberados lentamente no organismo e ajudam evitar picos e quedas nos níveis de glicose no sangue.

Os feijões estão entre os melhores alimentos integrais para serem comidos, especialmente se estiver monitorando seus níveis de glicose e já esteja em risco de diabetes ou obesidade, porque outros alimentos integrais populares, como batatas assadas e arroz, têm um alto índice glicêmico, com escala de 50 e 85, enquanto os feijões marcam 20 na escala.

Ajuda a Manter Hábitos Alimentares Saudáveis:

Como acabei de mencionar, o Feijão Verde é um excelente alimento para administrar os níveis de glicose em pessoas com risco de obesidade, porque são grãos integrais que possuem uma pontuação muito baixa na escala do índice glicêmico. Isto não é válido somente para pessoas em risco de diabetes.

Acrescentar Feijão Verde em uma refeição equilibrada é clinicamente comprovado para ajudar a perder peso, diminuido seus níveis de glicose no sangue, fazendo com que se sinta saciado e retardando a secreção do hormônio da fome, a grelina, que faz com que seu cérebro deseje comer novamente.

Protege seu Coração Contra Doenças:

Diminuir o colesterol no sangue é ideal não somente para diminuir o risco de peso e diabetes – ele também mantém seu coração batendo forte. Os feijões ajudam na sustentação da saúde do coração, administrando a síndrome metabólica, um conjunto de problemas ligado a um maior risco de doença cardíaca, diabetes e derrame.

Novamente, isso pode ser explicado em parte pelo teor de amido resistente e fibra dietética do feijão, porque atrasam o uso de glicose dos alimentos, mudam a maneira como o corpo usa gordura e aumentam a saciedade (o sentimento de satisfação depois de comer) para controlar o apetite.

Pode Melhorar a Fertilidade e Proteger os Recém-nascidos:

A infertilidade afeta entre 13% e 17% dos casais em idade reprodutiva em todo o mundo. É uma porcentagem muito elevada que a Organização Mundial da Saúde reconheceu recentemente como uma doença social, o que significa que é provacada por vários fatores sociais e econômicos.

Estilo de vida e nutrientes adequado afeta grandemente a fertilidade e possui a capacidade de corrigir a grande maioria dos problemas que causam a infertilidade. Feijão Verde e outras leguminosas são excelentes fontes de nutrientes para aqueles em risco de infertilidade, pois são baixos no índice glicêmico e também contêm níveis significativos de folato e ferro, três fatores especificamente indicados na pesquisa baseada em nutrientes para melhorar a fertilidade e espancamento.

Apoia um Sistema Digestivo Saudável:

A fibra encontrada no Feijão Verde também ajuda o sistema digestivo no mantimento da saúde ideal, pois evita muitos problemas digestivos. Um método pelo qual ajudam seu sistema digestivo é protegendo o revestimento de seu trato gastrointestinal de se tornar danificado. Essa proteção, combinada com um consumo regular de vitamina C e vitamina B12, ajuda o organismo na absolvição do ferro, que também afeta a saúde digestiva.

Mantém os Ossos Fortes:

Devido ao seu alto teor de vitamina K, os nutrientes do Feijão Verde também pode ajudar seu corpo na construção e mantimento dos ossos fortes. Dos idosos em risco de osteoporose até os atletas, consumir altos níveis de vitamina K auxilia o corpo no mantimento da densidade óssea, redução do risco de fraturas ósseas e até mesmo ajuda da cura dos ossos quebrados.

Como Usar e Cozinhar Feijão Verde:

A melhor maneira de encontrar o Feijão Verde é encontrá-los solto em um mercado de agricultores locais, onde você pode compra-lo organicamente. Escolha feijões verdes com uma textura suave e cor verde vibrante, livre de manchas marrons e hematomas.

Bons feijões verdes são firmes e devem fazer um som de “estalo” quando abertos. Você pode manter grãos verdes frescos e não lavados em uma sacola plástica na geladeira por cerca de sete dias.

Os feijões verdes também podem ser congelados e ainda preservar muito do seu valor nutricional. Você pode congelar os grãos frescos por até seis meses sem reduzir seus nutrientes, embora esses nutrientes dos feijões aos três meses comecem a reduzir um pouco.

É uma boa ideia vaporizar o Feijão Verde fresco, deixar que esfrie e seque, depois coloca-lo no freezer. Você também pode comprar feijões verdes congelados caso a compra de produtos frescos não seja possível.

Ao usar Feijão Verde para cozinhar, coloque em água fria e, depois, corte as extremidades. Um dos métodos mais normais de preparação é cozinhando o Feijão Verde.

Efeitos Colaterais do Feijão Verde:

Embora tenham muitos benefícios, há algumas precauções que devem ser levas a sério quando se consome Feijão Verde regularmente, sendo uma delas a presença de ácido oxálico. Este ácido pode cristalizar e causar pedras no trato urinário.

Beba sempre muita água para diminuir o risco e consulte o seu especialista caso tenha histórico de cálculos no trato urinário de oxalato antes de consumir grandes quantidades de vagem.

Caso tenha problemas que causam deficiência mineral, você pode diminuir seu consumo de grãos verdes devido à sua pequena quantidade de ácido fítico. Você também pode reduzir muito o ácido fítico cozinhando seus grãos verdes e evitando os feijões crus caso sofra de uma dessas condições.

Também é possível ser alérgico a vagens, como ocorre com todos os legumes. Caso suspeite que tenha uma alergia ao Feijão Verde, pare de consumi-lo e consulte seu especialista imediatamente.

Considerações Finais sobre o Feijão Verde:

Podem se beneficiar do Feijão Verde diversas pessoas, desde bebê ao atleta, aos idosos e a todos os outros. Feijão Verde exibe forte atividade antioxidante que protege de várias doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas e diabetes como vimos no artigo.

Mais duas qualidades de feijões verdes que as tornam tão úteis são os carboidratos e o teor de fibra alimentar, que contribuem para muitos de seus benefícios.

O Feijão Verde faz parte da classificação Phaseolus vulgaris, popular como “feijão comum”, que também inclui uma grande variedade de outros tipos de feijão.

Você pode encontra-los em quase qualquer lugar, o ano todo, e pode congelá-los por três a seis meses sem perder valor nutricional significativo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Os 16 Benefícios das Antocianinas Para Saúde!

Sururu – O que é, Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!