Benefícios do Chás

Os 40 Benefícios do Chá Branco Para Saúde

cha branco

Os 40 Benefícios do Chá Branco Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, os chás naturais possuem diversos benefícios para a saúde. E entre eles está o chá branco que está cada vez conhecido entre as pessoas que querem manter uma alimentação mais natural e nutritiva. Entre os bons motivos para começara tomar o chá branco está as suas propriedades para a prevenção do câncer.

Além disso, o chá verde é excelente no combate dos distúrbios cardiovasculares, e em manter a saúde bucal. E para quem está querendo eliminar os quilinhos extras, saiba que o chá é excelente para a perda de peso, mas como eu sempre digo: os chás naturais não são milagrosos, você precisa também ajudar o seu corpo a cuidar de você.

beneficios do cha branco

O chá branco, cultivado na província chinesa de Fujian, auxilia no emagrecimento, equilibra o sistema imunológico, combate os radicais livres e tem efeito antioxidante. Mas estes são só alguns dos inúmeros benefícios do produto chinês. O chá também diminui o colesterol ruim, fortalece as artérias e previne problemas cardiovasculares.

O poder do produto se deve a ele ser o chá menos processado entre os demais e as folhas serem apenas cozidas e secas, diferente dos chás verde e preto, segundo informações. O chá branco concentra uma quantidade surpreendente de polifenóis e catequinas antioxidantes termogênicas capazes de acelerar o metabolismo. Para preservar estes princípios ativos, o processo de secagem é 100% natural e as folhas não são fermentadas ou torradas.

Os antigos orientais já conheciam as poderosas propriedades de uma planta chamada Camellia sinensis e, com essa sabedoria, foram desenvolvidos os chás verde, preto e branco. Todos eles são produzidos a partir dessa planta, mas de maneiras diferenciadas.

O chá verde é feito com a infusão. O chá preto é originário das folhas da planta e é o tipo mais cafeinado e oxidado. O chá branco, por sua vez, é considerado o mais raro e “especial”, pois ele é feito com partes específicas da planta que abrigam maior concentração de nutrientes (brotos e folhas recentes) numa época em que as flores ainda não desabrocharam.

Benefícios do Chá Branco Para Saúde:

1. Ajuda na Perda De Peso:

Pesquisas apontam que incluir o chá verde na dieta ajuda no emagrecimento. Ele possui propriedades que impedem a adipogênese, que nada mais é do que o processo de formação de células de gordura. Além disso, o chá branco pode controlar o ciclo de vida das células de gordura chamadas adipócitos.

2. Alivia o Resfriado Comum:

Como o chá tem propriedades que inibem o desenvolvimento das bactérias, vários problemas de saúde podem ser evitados. O consumo dessa bebida vai te ajudar a fortalecer o sistema de defesa, sendo assim, aquele resfriado incômodo vai ser tratado com mais rapidez.

3. Melhora o Transtorno Cardiovascular:

Os flavonoides (antioxidantes) a diminuir as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acontece que os flavonoides auxiliam na diminuição da pressão sanguínea, com isso, problemas que afetam o coração são amenizados.

4. Controla o Diabetes:

Os diabéticos também podem consumir sem medo o chá branco (sem açúcar). Essa bebida auxilia na diminuição dos níveis de glicose no plasma, ampliando a secreção de insulina.

5. Auxilia No Combate Do Câncer:

O chá branco, se consumido com regularidade, pode prevenir câncer (como por exemplo, o de pele e de pulmão). Algumas pesquisas apontam que o consumo do chá ajuda a eliminar as células doentes do organismo. Sendo assim, a pessoa que tem câncer pode incluir na sua dieta o chá diariamente sem problemas.

6. Melhora a Saúde Bucal:

Graças aos polifenóis, flavonoides e taninos que o chá branco possui; as bactérias que normalmente se alojam na nossa boca,causando placas e odores, são eliminadas. A quantidade elevada de fluoreto que achamos nesse chá ajuda na diminuição dos riscos de caries.

7. Combate do Envelhecimento:

O chá branco possui muitas propriedades antienvelhecimento por ser rico em antioxidantes. A erva possui propriedades que ajudam as células no processo de restauração. Com isso, os tecidos da pele e as células dos órgãos ficam jovens por mais tempo. No caso da pele, as rugas demoram mais a aparecer. Já os órgãos tem o seu funcionamento menos afetado.

8. Promove uma Pele Saudável:

A exposição ao sol por muito tempo, estresse e maus hábitos alimentares podem danificar a pele e causar o envelhecimento prematuro da mesma. O chá branco ajuda a proteger sua pele e reverter alguns dos danos causados ​​pelos radicais livres.

9. Dentes e Gengivas Saudáveis:

O chá branco contém pequenas quantidades de flúor e outros nutrientes que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis. Também pode ajudar a matar as bactérias que causam a placa, cáries e mau hálito.

10. É um Poderoso Antibacteriano:

O chá branco ajuda a remover naturalmente bactérias e vírus. Os antioxidantes que estão presentes no chá branco fortalecem o sistema imunológico, proporcionando proteção contra várias doenças e problemas de saúde relacionados com a baixa imunidade.

11. Fortalece os Ossos:

Estudos descobriram que as pessoas que bebem chá branco regularmente tinham maior densidade óssea e ossos mais fortes. O chá branco também pode ter efeitos benéficos para pessoas que sofrem de artrite e osteoporose.

12. Reduz o Colesterol:

As catequinas presentes no chá branco, ajudam a reduzir o LDL ou mais conhecido como o mau colesterol. O colesterol é um tipo especial de gordura que é necessário para a saúde. Existem dois tipos de colesterol, o colesterol bom e mau colesterol, os benefícios dos antioxidantes do chá branco ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), enquanto diminui o colesterol ruim.

13. Reduz a Pressão Arterial:

O chá branco ajuda a melhorar o funcionamento das artérias, sendo também benéfico contra a hipertensão. Promovendo a saúde dos vasos sanguíneos, o chá branco ajuda a evitar possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.

14. Contém Poderosa Fonte de Antioxidantes:

Os antioxidantes são nutrientes que ajudam o organismo a se proteger contra os danos produzidos pelos radicais livres. Os radicais livres causam estragos em seu corpo, danificando o DNA e acelerando o envelhecimento. O chá branco é carregado com estes nutrientes protetores.

15. Previne Doenças Degenerativas:

A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, os Chás Branco são capazes de prevenir esses problemas.

16. Previne o Envelhecimento:

A presença de radicais livres no corpo é o que conduz a danos em diferentes órgãos do corpo, incluindo a pele. Estes elementos radicais contribuem para o processo de envelhecimento acelerado que mais uma vez vem com outros desafios que estão associados com o avanço da idade.

17. Auxilia na Prevenção Celular:

Chá Branco com suas propriedades antioxidantes ajudam na neuro proteção celular. O Chá Branco com sua propriedade antioxidante também pode reduzir o risco de envelhecimento prematuro.

18. Chá Branco Saúde da Boca:

Os benefícios do chá branco para a saúde incluem melhoria na saúde bucal. A presença de polifenóis, flavonóides e taninos ajudam na inibição do crescimento de várias bactérias que podem causar a formação de placas.

19. Trata Infecções:

O consumo de Chá Branco ajuda a proteger o corpo contra a infecção causando bactérias e outros microrganismos. A ingestão de Chá Branco proporciona alívio para aqueles que sofrem de gripe e resfriado comum.

20. Previne a Doença de Parkinson:

A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas como o mal de Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, o Chá Branco é capaz de prevenir esses problemas.

cha branco

Outros Benefícios do Chá Branco Para Saúde:

  • Estimula a queima de gordura, por conter polifenóis e xantinas, substâncias que atuam na gordura;
  • Combate a retenção de líquidos, por ser diurético;
  • Evita o envelhecimento precoce, por conter polifenóis, que são poderosos antioxidantes;
  • Previne câncer, especialmente o de próstata e o de estômago, devido à riqueza em antioxidantes;
  • Alivia o estresse, por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar;
  • Aumenta o metabolismo, por conter cafeína;
  • Diminui a inflamação, por conter antioxidantes catequinas;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos;
  • Combate vírus e bactérias no organismo;
  • Reduz a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
  • A ingestão de cerca de 2 para 4 xícaras de Chá Branco têm inúmeros benefícios à saúde;
  • O Chá Branco é melhor quando comprado e fabricada em forma de folhas soltas;
  • A ação antioxidante das catequinas do chá ajudam a diminuir a oxidação do colesterol;
  • A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas;
  • O Chá Branco tem propriedades antibacterianas que podem proteger a nossa pele de bactérias e outros germes;
  • O consumo de Chá Branco ajuda a proteger o corpo contra a infecção causando bactérias e outros microrganismos;
  • A ingestão de Chá Branco proporciona alívio para aqueles que sofrem de gripe e resfriado comum;
  • Os flavonoides ajudam a diminuir a pressão sanguínea;
  • Também ajuda a melhorar a dislipidemia, a função endotelial e inibe a oxidação da lipoproteína de baixa densidade;
  • O consumo de Chá Branco rico em flavonoides podem reduzir o risco de várias perturbações cardiovasculares.

Efeitos Colaterais do Chá Branco:

Apesar de conter teores menores de cafeína, esta bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que amamentam, e por pessoas com problemas como pressão alta, úlceras gástricas, diabetes e insônia.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.