Benefícios das Frutas

Os 40 Benefícios do Cambuci Para Saúde

Os Benefícios do Cambuci para saúde são incríveis, pois o Cambuci contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Cambuci é um fruto brasileiro, nativo da Mata Atlântica, cujo nome científico é Campomanesia phaea, outrora muito abundante no sudoeste do nosso país. Muito gostoso, saudável e ótimo para a saúde, veja aqui neste artigo. Cambuci é um fruto brasileiro, nativo da Mata Atlântica, cujo nome científico é Campomanesia phaea, outrora muito abundante no sudoeste do nosso país. O Cambuci, da família das Myrtaceae, é um parente da goiaba, da pitanga e de muitas outras frutas boas das nossas matas.

Cambuci

Esta é a planta-símbolo da cidade de São Paulo pois, em tempos idos, abundava na região e foi muito usada durante o século XIX. Já esteve ameaçada de extinção e hoje é preservada em diversos projetos. Sua abundância deu o nome a um antigo bairro paulistano, o bairro do Cambuci, e seu nome de origem indígena, indica o seu formato, de pote ou melhor, de disco voador.

A árvore do Cambuci pode atingir até os 6 metros de altura, de crescimento lento e com flores grandes, brancas e belas. Gosta de um certo frio para poder frutificar e se adapta a todo tipo de solo não suportando, no entanto, o encharcamento. O fruto do Cambuci tem tamanho médio, é cheiroso e lembra o limão no seu gosto ardido.

Valor Nutricional do Cambuci:

O Cambuci é muito rico em diversos nutrientes, como: Vitamina C, magnésio, sódio, Potássio, fósforo e cálcio. Agora que já conhecemos o valor nutricional dos Cambuci, vamos conhecer também os 40 Benefícios do Cambuci Para Saúde:

1. Controla os Picos Glicêmicos:

Consumo regular e moderado de Cambuci na forma de suco, antes das refeições, ajuda a controlar os picos glicêmicos.

2. Alivia a Inflamação das Mucosa:

O consumo de Cambuci fortalece o sistema imunológico, alivia a inflamação das mucosas, facilita a transpiração e a respiração, reduz a ação das bactérias.

3. Alivia a Congestão no Peito:

O Cambuci ajuda a eliminar o excesso de muco e catarro, alivia a congestão no peito, melhora o fluxo de ar para pulmões e vias respiratórias, elimina as bactérias da tosse convulsa.

4. Reduz o Risco de Degeneração Macular:

O Cambuci é rico em betacaroteno que desempenha papel vital na saúde dos olhos, reduz o risco de degeneração macular.

5. Previne Doença Coronariana:

O Cambuci reduz os riscos de acidente vascular cerebral e auxilia no controle da pressão arterial devido ao seu elevado teor de Potássio e Magnésio.

6. Melhora a Memória:

O Cambuci é rico em ácido carnósico que é um neuroprotetor e atua como preventivo do Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Nessa área da saúde, o Cambuci atua pela ingestão como também pelos seus princípios aromáticos.

7. Tem Propriedades Antioxidantes:

O Cambuci é uma fruta riquíssima em vitamina C, um dos mais poderosos antioxidantes que existem.

8. Melhora a Saúde da Pele:

O Cambuci é rico em ácidos graxos de cadeia média que favorecem a manutenção da umidade da pele mantendo sua hidratação natural. O consumo de Cambuci na forma de creme dermatológico atua profundamente na pele mantendo os tecidos macios e flexíveis, reduzindo rugas e marcas de expressão.

9. Previne o Envelhecimento precoce:

O consumo regular de Cambuci é preventivo do envelhecimento precoce

10. Combate as Câimbras:

O Cambuci é rico em Potássio. A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do Potássio, que ajuda a combater e relaxar as Câimbras. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando.

11. Combate o Estresse e Ansiedade:

Como relatado anteriormente, este fruto possui quantidades significativas de Potássio, os benefícios do Potássio sobre a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de Potássio no corpo.

12. Previne Pedras nos Rins:

Ainda sobre o Potássio presente nesta fruta, este nutriente é totalmente eficaz para reduzir a excreção desse mineral na urina, por isso, o Potássio é indicado para evitar problemas maiores como a pedra nos rins.

13. Atua no Equilíbrio Hormonal:

Nutrientes presentes no Cambuci, como o Fósforo trabalham conjuntamente com o sistema endócrino, o Fósforo também ajuda a manter os hormônios devidamente equilibrados.

Fruta Cambuci

14. Ajuda a Eliminar o Catarro:

Benefício pouco conhecido desta fruta, o Cambuci possui rico nutrientes expectorantes e adstringentes, que ajudam a eliminar os mucos e os catarros acumulados.

15. Reforça os Níveis de Testosterona:

Este benefício não poderia ficar de fora, a fruta é rica em aminoácidos que reforçam os níveis de testosterona e o crescimento muscular, por isso, é bastante indicado para praticantes de ginsticas e musculação.

16. Combate a Ação dos Raios Solares:

A fruta também é rica em Vitamina E, que ajuda a favorecer a saúde da pele, reforçando-a para melhor combater e prevenir contra a ação dos raios solares.

17. Combate o Envelhecimento:

Estudos Evidenciam, que o consumo regular do Cambuce, nos fornecerá substancias essencias para prevenir e combater os sinais e sintomas do envelhecimento precoce.

18. Previne Gripes e Resfriados:

Esta fruta também possui propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar bactérias causadoras de Gripes e Resfriados.

19. Controla o Diabetes:

Estudos recentes comprovaram que o consumo regular desta fruta antes das principais refeições ajuda a controlar o diabetes.

20. Favorece a Saúde da Pele:

A fruta possui ricos nutrientes que são essenciais para a saúde da pele, mantendo sua umidade, o que faz ela ser mais forte, linda e saúdavél.

21. Ajuda na Prevenção de Rugas:

A fruta age profundamente na pele e ajuda a manter os tecidos da pele macios e flexíveis, assim, reduz o aparecimento de rugas e linhas finas. A Fruta, portanto, é um hidratante natural e antienvelhecimento.

22. Ajuda a Combate a Acne:

Dietas ricas em nutrientes adstringentes são bastante recomendadas por dermatologistas para a prevenção de acne. A fruta é rica em princípios adstringentes, por isso, ele é uma excelente alternativa para combater a oleosidade de sua pele combatendo assim, as acnes.

23. Controla a Pressão Arterial:

Devido a grande quantidade de fibras e Potássio encontrados na fruta, o tornam um alimento eficaz que ajuda a manter os níveis de pressão controlados, se você sofre de problemas de pressão, o Cambuci é uma excelente alternativa para ajuda-lo a manter sua pressão equilibrada.

24. Favorece a Saúde do Coração:

Cambuci é rico em nutrientes antioxidantes taninos, Estes antioxidantes ajudam a protege contra diversas doenças cardíacas como o cancro, impedindo lesões das células.

25. Fonte de Rica em Vitamina C:

A Vitamina C, encontrada em grandes quantidades nesta fruta, faz dele um poderoso alimento antioxidante, que favorece toda a saúde do corpo em geral.

26. Inibe a Ação dos Radicais Livres:

Estudos comprovaram que esta fruta possui diversos princípios ativos antioxidantes que combatem e inibem a ação dos radicais livres em nosso organismo.

27. Estimula a Memória:

Estudos Comprovaram que princípios ativos encontrados nesta fruta  como o ácido carnósico ajudam a prevenir problemas mentais, como doenças cerebrais, além de estimular a memória fazendo com que o cérebro tenha um melhor funcionamento.

28. Aumenta a Imunidade:

Esta fruta  é rico em Vitamina C, que age como um poderoso antioxidante, como relatado anteriormente, por isso, esta fruta ajuda a aumentar o sistema imunológico do corpo drasticamente.

29. Ajuda na Regulação Intestinal:

Estudos revelam que esta fruta é bastante rico em fibras e Potássio que ajudam na regulação e funcionamento do intestino em geral.

Cambuci Fruta

Outros Benefícios do Cambuci Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima do Cambuci desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Aumenta da libido;
  • Combate a taquicardia;
  • Combate problemas de memória;
  • Previne a irritabilidade ou Ansiedade;
  • Previne problemas de crescimento;
  • Previne cabelos e unhas quebradiços;
  • Combate a fadiga e cansaço.
  • Combate fraturas ósseas;
  • Combate dores nas articulações;
  • Promove saciedade.

Uso do Cambuci na Culinária:

O sabor ácido e fresco deste fruto o faz ideal para o consumo em sucos, compotas, conservas, doces ou como condimento de pratos salgados. Lembra uma goiaba com limão, aromática e saborosa mas, para o consumo in natura, a gente “aperta os olhos” e saliva à vontade.

Não quer dizer que não seja gostoso – é sim, demais, só que é bem diferente do que estamos acostumados, hoje em dia. Porém, vale a pena conhecer, e se apaixonar.

Outro uso bastante comum do Cambuci é na feitura de licores e na aromatização de cachaça, ao gosto dos antigos tropeiros. Mas, também há que use Cambuci em molhos e recheios de pratos salgados.

Efeitos Colaterais do Cambuci:

Como relatado acima, o Cambuci é rico em Potássio, este mineral, fundamental para o corpo humano, é denominado eletrólito. Ou seja, é uma partícula carregada de íons, onde sua pequena carga elétrica auxilia no envio de mensagens através dos nervos. Logo, excesso de Potássio também afeta o sistema nervoso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.