Gordura Insaturada – Fontes, Benefícios e Excesso

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Gordura Insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Em uma dieta balanceada deve recomenda-se ser consumido no máximo 44 gramas da Gordura Insaturada por dia.

gordura insaturada

Ela faz com que o colesterol ruim diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A Gordura Insaturada não traz tanto mal como a gordura saturada quando consumida corretamente.

A Gordura Insaturada, assim como as saturadas, recebem seu nome a partir de sua estrutura química. A estrutura insaturada ocorre quando pelo menos dois carbonos (C) de sua cadeia não têm ligações suficientes com átomos de hidrogênio (H) para atingir a regra do octeto.

Ou seja, esses carbonos não se encontram saturados por ligações com o hidrogênio e por isso forma uma dupla ligação um com o outro (C=C). Em temperatura ambiente, as gorduras insaturadas são geralmente encontradas em estado líquido.

O que é Gordura Insaturada?

A Gordura Insaturada é uma estrutura formada por uma molécula de glicerol e uma sequência de ácidos graxos. Ácidos graxos são formados por cadeias de carbono ligadas a átomos de hidrogênio.

A diferença entre os tipos de gordura está justamente na ligação entre os átomos de carbono: quando os carbonos são ligados um ao outro apenas por ligações simples, temos ácidos graxos saturados, que formam a gordura saturada.

Quando há pelo menos uma ligação dupla unindo os átomos de carbono, temos ácidos graxos insaturados, que formam a Gordura Insaturada. Ela tem origem vegetal e se apresenta no estado líquido quando está em temperatura ambiente.

Fontes de Gordura Insaturada:

As Gorduras Insaturadas costumam ser boas para a saúde, e podem ser encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, óleo de soja, de girassol ou de canola, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia e abacate.

Esse tipo de gordura ainda está presente em alimentos de origem animal, representados por alguns peixes, principalmente os de águas frias como salmão, atum e truta. Então, conheça também os Benefícios da Gordura Insaturada Para Saúde:

Benefícios da Gordura Insaturada Para Saúde:

A Gordura Insaturada é conhecida por ser uma gordura boa para o organismo e o seu consumo é indicado por nutricionistas. Dentre os benefícios atribuídos a ela, estão:

  • Eleva os níveis de colesterol bom (HDL);
  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui os triglicerídeos;
  • Reduz o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares;
  • Contribui para a saúde do coração;
  • Ajuda a prevenir doenças inflamatórias e câncer;
  • Facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D,vitamina E e vitamina K) pelo organismo;
  • Ajuda a fortalecer as paredes celulares.

É válido ressaltar que qualquer alimento consumido em excesso pode trazer danos ao organismo. A quantidade diária recomendada para o consumo de Gordura Insaturada é de 25 a 35% do total de calorias ingeridas.

fontes de gordura insaturada

Sinais de Excesso de Gordura Insaturada:

Ao contrário da maioria das gorduras insaturadas, o consumo excessivo de alimentos contendo gordura trans está associado à redução dos níveis de “colesterol bom” (HDL) e ao aumento dos níveis de “colesterol ruim” (LDL), aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Arginina – Fontes, Benefícios e Excesso

Glutationa – Fontes, Benefícios e Excesso